Lazer & Entretenimento

Tudo o que você precisa é de um amigo (a)

amigos

O que você realmente precisa é de um amigo (a) .

O melhor da vida é compartilhar momentos preciosos com quem a gente mais ama.

E na terceira idade não é diferente.

Pelo contrário: viver a melhor idade com pessoas que compartilham os mesmos gostos que a gente é indispensável para a saúde mental – e até física – do idoso.

É através das amizades que percebemos como é importante ter alguém para conversar, das coisas boas e ruins da vida, e viver dias mais leves e animados.

E nesse ponto, a modernidade aparece como uma grande aliada para os idosos na hora de conhecer pessoas novas.

As Redes Sociais tornam-se grandes pontos de encontro.

É possível achar pessoas que compartilham seus gostos, onde quer que elas estejam, e estabelecer conversas, através do computador ou celular, a hora que você puder e quiser.

A distância passa a ser secundário.

A terceira idade é uma fase de oportunidades.

A oportunidade de voltar a brincar, rir, se conectar com sua criança interior e viver esse momento de descanso após uma vida intensa de trabalho e experiências com a maior felicidade e leveza possíveis.

E acima disso, é uma época especial e única na vida – que fica muito melhor quando compartilhada não só com familiares e pessoas especiais, mas também com bons amigos!

O lazer é um termo que possui vários significados.

Ele está associado tanto ao ócio, à despreocupação e ao descanso, como também ao prazer e ao divertimento, o que faz com que ele ocupe um importante papel na vida das pessoas de qualquer idade.

Para os idosos, o lazer é aquele momento onde estes podem alcançar um equilíbrio entre repouso, divertimento, recreação, distração e sociabilidade.

E mais importante ainda é a construção de grupos de amizades.

amigo

Através do contato interpessoal nos grupos de idosos estes passam a perceber a importância de simplesmente existir sem o compromisso de ter que desempenhar alguma função específica.

A rede social permite que os idosos troquem experiências, dividam suas histórias, e porque não dizer, descubram a paixão na terceira idade.

Isto mesmo, os idosos também amam!

Outra possibilidade das redes sociais e da amizade é poder normalizar certas situações vividas e sentidas nesta época da vida quando compartilhamos sentimentos e sensações.

Por exemplo, quando uma pessoa comenta:

“Nesta etapa da vida, eu me sinto incomodando e atrapalhando a vida dos meus familiares…” e a amiga diz que sente exatamente a mesma coisa, ambas descobrem que é um sentimento não delas, mas um sentimento peculiar a esta etapa da vida.

É preciso aprender que a terceira idade é a grande etapa das oportunidades, e que a principal delas é usufruir de tudo aquilo que foi deixado em certos momentos da vida.

Voltar a brincar, a rir, a se divertir e a paquerar, aproveitando ao máximo o privilégio de se ter sobrevivido e superado a tantas coisas ao longo da vida.

amigo

Saber que somos importantes e que temos valor simplesmente por existirmos nas vidas de nossos filhos e netos, sem a necessidade de desempenharmos funções cuidadoras, com o sentimento de “tarefa já cumprida”, porém, com uma nova obrigação, a obrigação de curtir o direito de ter chegado até aqui.

Além de aproveitar o tempo livre divertindo-se, os idosos obtém uma maior sociabilidade quando se permitem ter e fazer novos amigos. Um grupo é um espaço de desenvolvimento pessoal e de diversão.

Os idosos que participam de grupos estão em busca de desenvolvimento social, combatendo visões preconceituosas que a sociedade mantém a respeito de suas vidas, tais como inutilidade e improdutividade, sugerindo que devam ficar em casa “assistindo televisão”.

As pessoas da terceira idade hoje estão se negando a desempenhar o antigo papel de somente cuidar de netos, arrumar a cama para as noras ou tricotar para os sobrinhos; permitindo – se dançar, atuar em grupos de teatro, cantar e, principalmente agora, as famosas viagens da terceira idade.

Trocaram o “esperar morrer” por “começar a viver”.

Portanto VôVó, faça suas amizades e fique com eles, para se divertir, alegrar e principalmente se agrupar para viver melhor!

Veja também no Portal AVôVó:

A versão mais feliz para o idoso. Faça acontecer!

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *