Lazer & Entretenimento

Vó, me conta sua história? Livro recomendado

Vó, me conta sua história?

Descrição do livro:

Um presente para dar e receber de volta.

Uma oportunidade de compartilhar recordações.

Elma van Vliet já vendeu mais de 4 milhões de livros no mundo.

“O meu sonho é que todas as avós possam completar este livro um dia, deixando para seus netos algo de valor inestimável.

Para que parte delas permaneça para sempre.” Com muito amor, Elma van Vliet Depois de escrever um livro de perguntas voltado para as mães, Elma van Vliet percebeu que as pessoas também tinham vontade de saber mais sobre as experiências, as memórias e os sonhos de suas avós.

Assim nasceu Vó, me conta a sua história?, um presente muito especial que dará à sua avó a chance de dividir sua sabedoria e reviver alguns dos momentos mais inesquecíveis de sua vida.

Ao recebê-lo de volta preenchido, você vai fazer uma incrível viagem no tempo e descobrir histórias emocionantes, curiosas e surpreendentes sobre o passado de sua família.

Com espaço para escrever, colar fotografias e incluir o que mais desejar, este livro é um presente valioso.

Afinal, os verdadeiros tesouros de família são as lembranças que compartilhamos.

Vó, Me Conta A Sua História?

Para aquecer o coração!

Felizmente eu e mainha sempre tivemos um relacionamento bem próximo.

Sempre gostei de ouvir suas histórias sobre como era sua vida antes da existência dos seus filhos e de relembrar coisas que vivemos juntas.

Não é nenhuma novidade que sou muito nostálgica então sempre que surgia um momento “lembra quando…?” ou “quando eu tinha a sua idade…”, sentia aquele famoso quentinho no coração. Momentos assim são sempre especiais.

Meus pais e meu irmão mais velho são de Salvador, mas antes mesmo do meu nascimento eles se mudaram (eu nasci no Rio, meu irmão mais novo em Campinas e, desde 1991, moramos aqui em Curitiba), então nunca tive aquela experiência de tomar café na casa das minhas avós depois da aula, sair com os primos etc.

Apesar disso, minhas avós e meus avôs sempre se mantiveram presentes em nossas vidas ligando, mandando cartas e, principalmente, vindo nos visitar durante férias, aniversários ou final de ano.

Quando fiquei sabendo da existência da série Tesouros de Família, na mesma hora meus olhos brilharam.

E, no dia em que recebi aqui em casa os dois volumes que já foram lançados, fiquei imaginando o quando seria maravilhoso poder presentear mainha e minhas avós com eles.

A ideia é simples, mas muito especial.

Esse livro é, na verdade, um journal onde nossas mães e avós irão contar suas histórias para nós, respondendo perguntas, colando fotos e outras lembranças.

É, realmente, um tesouro.

O que acho mais especial nessa série é o fato dela eternizar histórias de pessoas que são muito importantes para nós e que são responsáveis pela nossa existência.

Sem contar que esse o processo de escrita e preenchimento das páginas, com certeza vai mostrar para elas o quanto são incríveis.

O livro Mãe, me conta sua história?

É dividido em quatro partes:

  • me fale sobre sua infância e sobre como você cresceu;
  • me fale sobre o amor e sobre ser mãe;
  • me fale sobre seus hobbies;
  • me fale sobre quem você se tornou. 

Cada uma dessas partes é dividida em tópicos e, cada tópico, traz várias questões envolvendo a vida da mãe com e sem os filhos.

 

Apesar de já conhecer várias histórias da “vida anterior” de mainha, sei que nem todo mundo tem esse tipo de conversar e esse livro é uma ótima forma de abrir espaço para isso.

Sem contar que tenho certeza de que, quando esse livro voltar preenchido para minhas mãos, vou conhecer muitas outras coisas incríveis sobre ela (mainha, você é maravilhosa!).

O livro Vó, me conta sua história?

É dividido em cinco partes:

  • me fale sobre sua infância e sobre como você cresceu;
  • me fale sobre o amor e sobre ser avó;
  • me fale sobre seus hobbies;
  • me fale sobre quem você se tornou;
  • agora fale sobre nós dois. 

Assim como o livro focado na história da mãe, esse aí também tem cada uma das partes dividida em tópicos e cada tópico traz várias questões.

Como disse no começo do post, minhas avós sempre se mantiveram presentes na vida dos netos apesar da distância geográfica que, naquela época, era ainda maior (hoje em dia é bem mais fácil ir pra Salvador do que quando era criança).

Tenhos várias lembranças de histórias que elas me contaram sobre como era o mundo quando elas tinham a minha idade (quem aí também imaginava em preto e branco as histórias contadas pelas avós?), mas volta e meia fico pensando que queria ter perguntado mais.

Hoje não tenho como presenteá-las (e me presentear) com esse livro, mas tenho certeza de que ambas iriam adorar ter tido a oportunidade de preenchê-los.

As duas amavam escrever cartas (tenho todas guardadas) e a vó Tunica amava tirar fotos.

Esse livro é um presente maravilhoso para ser dado a qualquer momento, mas confesso que essa época do ano parece tornar ele ainda mais especial.

Só de pensar nisso já imagino como seria sentar ao lado de mainha e das minhas avós (saudade!) com vários álbuns cheios de fotos antigas e escutá-las contando as histórias por trás de cada foto e lembrança.

Mesmo que a ideia seja preencher o livro e depois devolvê-lo para que filhos/netos leiam, podemos aproveitar as perguntas e os sentimentos que ele traz para conversar sobre o assunto.

Esse tipo de conversa é tão especial.

Guardo as lembranças que tenho desses momentos com muito carinho.

Se você ainda não é mãe e/ou avó, mas sabe que isso vai acontecer algum dia (ou está começando a acontecer), pode começar a preencher o livro para presentear seus filhos/netos quando eles forem um pouquinho mais velhos.

Pode parecer meio cedo, mas não é.

Vai ser como se você estivesse escrevendo um diário pra você (ou uma autobiografia).

Só não vai poder preencher já aquelas perguntas que envolvem filhos/netos.

Será uma experiência muito legal tanto pra você, que vai ter um momento nostalgia quando for escrever sobre seu passado (e sobre seu presente), quanto pra quem receber esse livro cheio de lembranças.

Fico imaginando como seria ter recebido um livro assim em algum aniversário.

Acho que teria feito uma caixinha especial pra ele pra guardar no meu “super” esconderijo hehe 🙂

Tesouros de família são livros para guardar em um lugar especial na estante ou do lado da cama, pra ter aquela dose extra de quentinho no coração sempre por perto.

Espero que vocês tenham gostado dessa dica e que muitas mamães e vovós tenham a oportunidade de preencher essas páginas.

fonte: melina souza

Outro livro recomendado por nós: Como nascem os avós?

Clique aqui para saber mais

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *