Dicas de Alimentação, Suplementos

Vitamina B12 e o que ela representa para a nossa saúde

vitamina-B12 para os idosos

Vitamina B12 e o que ela representa para a nossa saúde.

A deficiência dela é frequente entre as pessoas idosas, atingindo prevalência superior a 20%.

A síntese da vitamina B12 não é realizada por animais ou plantas, somente certos microrganismos são capazes de sintetizá-la.

Os humanos são incapazes de sintetizar esta vitamina e, portanto, completamente dependentes da dieta para sua obtenção.

No organismo humano, a absorção desta vitamina já inicia na boca, por ação da saliva, e continua até o final do intestino delgado.

Neste processo, várias proteínas são necessárias à captação da B12.

Cerca de 60% dos casos de deficiência dela resultam da má-absorção desta vitamina a partir da dieta, entre 15% e 20% são decorrentes de anemia perniciosa.

Os demais estão associados à dieta insuficiente e a doenças hereditárias do metabolismo da cobalamina.

Vitamina B12 e o que ela representa para a nossa saúde

A anemia perniciosa (tipo de anemia que origina da má absorção de vitamina B12 devido a falta de fator intrínseco nas secreções gástricas) é um processo autoimune caracterizado pela destruição da mucosa gástrica, e é bastante frequente em idosos.

A deficiência de absorção de vitamina B12 também pode ser causada por parasitas como o Diphyllobothrium latum, que é encontrado em peixes.

O parasita, ao infestar o hospedeiro humano, é capaz de retirar a vitamina do intestino delgado e constitui uma causa rara de deficiência de vitamina B12.

A carência dela causa anemia e alterações neurológicas, que reduzem a qualidade de vida do indivíduo, pois são progressivas e fatais, se não houver tratamento.

Vitamina B12 e o que ela representa para a nossa saúde

Anos de absorção inadequada são necessários para o esgotamento das reservas de B12 do organismo, mas, a partir desse fato, a anemização é rápida.

Os sinais podem ser glossite, parestesia das extremidades e deterioração mental irreversível.

Resultado de imagem para vitamina b12

Depressão, demência e declínio da função cognitiva estão frequentemente associados com deficiência de folato e vitamina B12.

Já as manifestações bucais da deficiência de B12 podem consistir em úlceras aftosas que, embora sejam frequentes nesses pacientes, também podem estar associadas a fatores imunológicos.

Esses fatores são: trauma local, estresse, níveis hormonais, história familiar, hipersensibilidade a alimentos e infecções.

Esta vitamina é um importante elo entre a geriatria e a hematologia, já que sua deficiência é muito frequente em indivíduos idosos.

Além das alterações nos processos proliferativos dos glóbulos vermelhos, muitos estudos têm relacionado à deficiência dela com alterações neurológicas.

O aumento do nível plasmático de homocisteína é um forte fator para o desenvolvimento de demência e doença de Alzheimer.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o que e Alzheimer e as suas causas, clique aqui

Resultado de imagem para vitamina b12

O diagnóstico da deficiência de vitamina B12 pode ser feito a partir de seus valores séricos, bem como dos níveis de homocisteína e de ácido metil malônico, dois componentes da via metabólica da cobalamina.

A ação dela no organismo é muito ampla, e sua dosagem sérica é um exame laboratorial importante na avaliação do paciente idoso.

Isso permite o diagnóstico da deficiência antes do aparecimento da anemia e dos sintomas neurológicos.

A reposição parenteral da B12 promove, em alguns pacientes, significativa melhora das condições mentais.

fonte: zh

Veja também no Portal AVôVó:

Estas são as vitaminas essenciais aos idosos

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *