Vitamina B12 e o que ela representa para a nossa saúde.
A deficiência dela é frequente entre as pessoas idosas, atingindo prevalência superior a 20%.
A síntese da vitamina B12 não é realizada por animais ou plantas, somente certos microrganismos são capazes de sintetizá-la.
Os humanos são incapazes de sintetizar esta vitamina e, portanto, completamente dependentes da dieta para sua obtenção.
No organismo humano, a absorção desta vitamina já inicia na boca, por ação da saliva, e continua até o final do intestino delgado.
Neste processo, várias proteínas são necessárias à captação da B12.
Cerca de 60% dos casos de deficiência dela resultam da má-absorção desta vitamina a partir da dieta, entre 15% e 20% são decorrentes de anemia perniciosa.
Os demais estão associados à dieta insuficiente e a doenças hereditárias do metabolismo da cobalamina.
Vitamina B12 e o que ela representa para a nossa saúde
A anemia perniciosa (tipo de anemia que origina da má absorção de vitamina B12 devido a falta de fator intrínseco nas secreções gástricas) é um processo autoimune caracterizado pela destruição da mucosa gástrica, e é bastante frequente em idosos.
A deficiência de absorção de vitamina B12 também pode ser causada por parasitas como o Diphyllobothrium latum, que é encontrado em peixes.
O parasita, ao infestar o hospedeiro humano, é capaz de retirar a vitamina do intestino delgado e constitui uma causa rara de deficiência de vitamina B12.
A carência dela causa anemia e alterações neurológicas, que reduzem a qualidade de vida do indivíduo, pois são progressivas e fatais, se não houver tratamento.
Vitamina B12 e o que ela representa para a nossa saúde
Anos de absorção inadequada são necessários para o esgotamento das reservas de B12 do organismo, mas, a partir desse fato, a anemização é rápida.
Os sinais podem ser glossite, parestesia das extremidades e deterioração mental irreversível.
Depressão, demência e declínio da função cognitiva estão frequentemente associados com deficiência de folato e vitamina B12.
Já as manifestações bucais da deficiência de B12 podem consistir em úlceras aftosas que, embora sejam frequentes nesses pacientes, também podem estar associadas a fatores imunológicos.
Esses fatores são: trauma local, estresse, níveis hormonais, história familiar, hipersensibilidade a alimentos e infecções.
Esta vitamina é um importante elo entre a geriatria e a hematologia, já que sua deficiência é muito frequente em indivíduos idosos.
Além das alterações nos processos proliferativos dos glóbulos vermelhos, muitos estudos têm relacionado à deficiência dela com alterações neurológicas.
O aumento do nível plasmático de homocisteína é um forte fator para o desenvolvimento de demência e doença de Alzheimer.
Se você quiser saber um pouco mais sobre o que e Alzheimer e as suas causas, clique aqui
O diagnóstico da deficiência de vitamina B12 pode ser feito a partir de seus valores séricos, bem como dos níveis de homocisteína e de ácido metil malônico, dois componentes da via metabólica da cobalamina.
A ação dela no organismo é muito ampla, e sua dosagem sérica é um exame laboratorial importante na avaliação do paciente idoso.
Isso permite o diagnóstico da deficiência antes do aparecimento da anemia e dos sintomas neurológicos.
A reposição parenteral da B12 promove, em alguns pacientes, significativa melhora das condições mentais.
fonte: zh
Veja também no Portal AVôVó: