Dicas de Viagem

Viajar de carro, o que você deve fazer?

r de carro, faça o planejamento

Como se planejar para pôr o pé na estrada?

Seja no período de férias, em um feriadão ou até mesmo em um bate e volta, um dos momentos mais prazerosos é planejar aquela bela viagem de carro. Seja a dois, com amigos ou família, uma viagem de carro é garantia de diversão, boas histórias e mais autonomia para curtir o seu destino turístico.

Para que tudo corra dentro da normalidade, sem imprevistos que podem fazer com que o seu momento de lazer se torne um caos, fique atento às valiosas dicas que vamos te dar a seguir.

15 dias antes: faça uma revisão mecânica

Viajar de carro, faça planejamento

Esta é a dica de praxe, mas que muitas vezes é negligenciada pelo motorista, o que causa dores de cabeça que poderiam ser evitadas. Sempre que for fazer uma longa viagem de carro, leve o seu veículo para uma revisão mecânica, seja ele novo ou não.

Vá a uma concessionária autorizada e peça uma revisão completa.

É importante fazer essa revisão 15 dias antes da viagem. Alguns ajustes podem pedir a troca de peças e, por uma eventualidade, alguma peça pode não estar disponível no estoque naquele momento.

Portanto, programe-se para levar seu carro à autorizada com alguns dias de antecedência.

Um dia antes da viagem de carro

Passe no posto de abastecimento, mas não só para abastecer. Antes de pegar a estrada, é no posto de gasolina que você deve verificar os últimos detalhes, não menos importantes, para que sua viagem seja segura e agradável.

É fundamental calibrar os pneus da forma como é orientado no manual do veículo, verificar o nível de água do radiador e do limpador de para-brisas, além de verificar se as palhetas dos limpador estão em bom estado.

É importante que, antes da viagem, você tenha uma boa noite de sono e se alimente com comidas leves – apesar de ser muito prazerosa, uma viagem de carro é também bastante cansativa.

Assim você evita aquela moleza e aquele sono perigoso que bate depois das refeições.

Atenção para a dica valiosa: leve uma pequena garrafa térmica com uma bebida estimulante, como café ou energético. Ela vai ajudar a driblar o sono.

Tudo pronto, agora é pé na estrada

Viajar de carro, faça planejamento

Depois de tomar todos os cuidados desde o planejamento da viagem até a revisão do carro, finalmente você está na estrada! Hora de relaxar e curtir a paisagem, certo? Mais ou menos!

Podemos dizer que, para você motorista, esse é o momento de maior responsabilidade e atenção. Dirigir na estrada pode parecer mais simples e seguro do que dirigir na cidade, onde temos contato direto e muito próximo com outros veículos, pedestres, ciclistas e etc, mas na verdade não é bem assim.

Na cidade temos tantas informações, barulhos, sinais que automaticamente estamos sempre atentos a tudo. Já na estrada, a paisagem, às vezes um pouco monótona, e uma sensação de tranquilidade devido à constância da velocidade e menos trocas de marchas podem fazer com que você relaxe e perca a atenção.

Tome cuidado extra com as pequenas distrações, inclusive com as crianças no banco de trás. Celular, nem pensar! Caso realmente seja preciso, procure um acostamento, pare o carro e ligue o pisca-alerta.

Respeite o limite de velocidade, pois caso precise frear de forma repentina ou mesmo desviar de algum obstáculo como animais silvestres, por exemplo, você não terá problemas.

Chuva na estrada: como dirigir?

No verão, calor e pancadas de chuva fazem parte do roteiro. As chuvas são bem-vindas, é claro, elas refrescam o calor intenso, regam as plantas, matam a sede dos animais, mas também prejudicam a visibilidade e deixam a pista escorregadia, fatores que aumentam e muito a responsabilidade de quem está atrás do volante.

Por isso, fique atento às seguintes dicas:

  • Reduza a velocidade e redobre sua atenção;
  • Mantenha uma distância maior do veículo à frente;
  • Tome mais cuidado nas curvas e evite ultrapassagens;
  • Em casos extremos, procure um acostamento, ligue o pisca-alerta e espere a chuva diminuir;
  • Poças d’água podem fazer o carro aquaplanar: caso sinta essa perda de tração, reduza a velocidade tirando o pé do acelerador e mudando a marcha.
  • Mas importante: não pise no freio!  Isso faz com que o carro derrape durante a aquaplanagem.

Checklist da viagem de carro

Viajar de carro, faça planejamento

Cheque se você possui todos os itens abaixo antes de pôr o pé na estrada:

  • Chave de roda, macaco e triângulo de segurança;
  • Lanterna e pilhas;
  • Canivete (sim, pode ser muito útil);
  • Carregador de celular (cabo USB);
  • Óculos escuros;
  • Mapa Rodoviário (para áreas sem cobertura de telefonia móvel ou GPS);
  • Números de telefones das concessionárias de autoestrada e DER;
  • Lenços umedecidos e/ou rolo de papel higiênico;
  • Garrafas d’água;
  • Pen drive com sua playlist favorita;
  • Filmes para distrair as crianças no banco traseiro.

Lembre-se de tomar esses cuidados básicos para garantir uma viagem de carro segura e divirta-se!

Veja também no Portal AVôVó:

Dirigir na terceira idade requer cuidados e responsabilidade – Portal AVôVó

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *