Internacional

Viagem para a terceira idade na Itália? Divina!

Viagem para a terceira idade na Itália?

Você está livre de compromissos de trabalho, mas talvez você seja um avô ou avó e algumas vezes isso também acaba sendo um segundo trabalho, verdade?

Mas tenho certeza que os seus netos podem te conceder alguns dias de folga, então você não tem desculpa para não aproveitar a vida!!! 

Como?

Quando você se aposenta, começa uma nova vida, finalmente depois de muitos anos de trabalho,  você pode ter o descanso  merecido!

Isso porque terá mais tempo para aproveitar todas as tuas paixões e todas aquelas atividades que você nunca pode cultivar ao longo da tua vida.

Um dos melhores modos de aproveitar este novo período de liberdade é dedicar-se a viajar, sozinho ou acompanhado, o importante é que você possa conhecer aqueles lugares que você sempre sonhou visitar e nunca pode por tantas razões!!

Viagem para a terceira idade na Itália?
Foto da nossa leitora Vera em Pisa

Vamos iniciar as nossas dicas?

 No momento que você for começar a organizar a sua viagem, lembre-se dessas pequenas dicas que poderão fazer toda a diferença durante a tua viagem:

  • Visite somente um país por vez e não exagere no número de coisas que você vai fazer em cada dia.
  • Escolha o itinerário de cada dia com caminhadas tranquilas, procure utilizar o metrô, táxi, etc para as caminhadas mais longas.
  • Escolha bem as cidades que você quer conhecer. Escolha aqueles lugares que você sempre sonhou em visitar e de vez em quando ouse! Algumas vezes é interessante fazer coisas novas e mudar um pouco a rotina, verdade?
  • Se você comprar passeios em grupos, escolha passeios com grupos pequenos, porque senão vai ser complicado seguir o ritmo do grupo, e vai acabar sendo um passeio que você não vai aproveitar tanto!
  • De preferência viaje com mais uma pessoa para compartilhar cada momento da sua viagem, caso não seja possível não tenha medo de viajar sozinho!
  • Quando for organizar sua viagem, lembre-se de verificar se os hotéis têm elevadores, caso não tenham pelo menos tente reservar o quarto no primeiro andar. Imagina carregar as malas pela escada.
  • Se for comprar bilhetes de trens, lembre de reservar o serviço assistência para as malas, O.K.?
  • Uma coisa muito importante e fundamental, o seguro saúde! Não esqueça de comprar um ótimo seguro saúde! É um dinheiro que vale a pena ser investido, nada melhor do que viajar com a certeza que para qualquer eventual problema você não vai ter que gastar rios de dinheiro, mas que principalmente vai ter toda a assistência da seguradora.
  • E por fim, escolha a estação ideal para fazer sua viagem!

Época para viajar

Qual é a melhor época para viajar na Itália para a terceira idade?

Caso você tenha mais de 58 anos, existem épocas do ano que são mais adequadas.

Obviamente que isso depende de cada pessoa.

Basicamente, se você não tem problemas de saúde poderá viajar quando quiser e com qualquer meio de transporte.

De qualquer forma detalhamos a seguir as melhores épocas para se viajar.

Escolha a melhor para você;

Assista esse vídeo e saiba:

Quais são os erros para não cometer durante o planejamento de uma viagem para Itália?

Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália.

De Abril até Junho

O melhor período é de Abril até Junho, na baixa temporada, quando o verão está apenas começando ou, em Setembro e Outubro, quando o sol não é muito forte.

Maio e Junho

Maio e Junho são os meses em que as flores são mais vivas e as cores e aromas nos mostram que chegou o momento para umas férias!

Basicamente, se você não tem problemas de saúde poderá viajar quando quiser e com qualquer meio de transporte. De qualquer forma detalhamos a seguir as melhores épocas para se viajar. Escolha a melhor para você;)
Foto da nossa leitora Denise Carla em Alberobello na Região da Puglia

Por isso em minha opinião é o período mais bonito para viajar!!

Julho e Agosto

Viagem para a terceira idade na Itália?
Foto da nossa leitora Claudia e o marido em Murano

Se você optar por períodos mais quentes como Julho e Agosto, te aconselho a ter cuidado e sair nas horas mais frescas, na parte da manhã até às 11:00 e depois das 17:00.

Nos outros horários lembre sempre de levar um chapéu para se proteger do sol!!

Viagem para a terceira idade na Itália? O QUE ESCOLHER?

Onde ir?

Que tipo de turismo escolher?

Basicamente você poderá organizar sua viagem de acordo com seu gosto, escolhendo uma das tipologias ou unindo mais de uma!

Vamos ver aqui algumas opções de tipologias que serão importantes para seu planejamento de viagem.

Viagem para a terceira idade na Itália?
Foto da nossa leitora Carla em Torino

Cidades de Arte Italiana

Viagem para a terceira idade na Itália?
Foto da nossa leitora Carla em Pisa

Como primeira coisa você não poderá deixar de conhecer as cidades de arte italiana, principalmente as cidades clássicas: Roma, Florença, Veneza, Verona, Nápoles, Matera e tantas outras etc.

Retorno as Origens

Você tem origem italiana?

Então dedique uma parte da sua viagem em conhecer a cidade dos seus ancestrais, essa é uma experiência que você merece viver!!

O Mar Italiano

Você deseja conhecer o mar italiano?

Escolha como período Maio ou Setembro, nesse período você poderá relaxar, porque as praias não estarão tão cheias como nos meses de Junho, Julho e Agosto. Aconselho como opções a Ligúria, a Calábria, a Sicília e a Sardenha.

Viagem para a terceira idade na Itália?
Foto da nossa leitora Denise Carla em Capri

Montanhas e Termas

Se no lugar do mar você prefere as montanhas, uma das zonas que poderá conhecer na Itália é sem dúvida: o Trentino e a Valle d´Aosta. Nessas regiões você vai encontrar tudo que o precisa para umas férias ao ar livre e bem relaxante.

Ali você poderá desfrutar de longas caminhadas pelas trilhas das montanhas, organizar um mini cruzeiro de barco (Trentino) no lago ou relaxar em algum ótimo SPA italiano.

Você merece, verdade?

Turismo Religioso

Não deixe de descobrir os lugares de peregrinação mais famosos da Itália: Roma, Pádua (Santo Antônio), Cássia (Santa Rita), San Giovanni Rotondo (Padre Pio).

Você vai se encantar com a energia mágica desses lugares.

Viagem para a terceira idade na Itália?
Foto da nossa leitora Denise Carla em Roma

Turismo de Intercâmbio

Outra ideia interessante é fazer um programa de intercâmbio.

Você passará uma temporada inesquecível aprendendo uma outra língua mas vivendo o dia-a-dia dos habitantes do lugar que você escolheu. Aconselho: Toscana, Calábria (Tropeia ou Reggio Calábria) e o Vêneto.

Se prefere viajar sozinho ou com um amigo, lembre-se: se for pedir para uma agência de viagem organizar tudo por você, considere os seguintes pontos:

  • Pacote de viagem completos com todos os serviços, como: hotéis de uma boa categoria, transfers, bilhetes de trens e guias;
  • City Tours tranquilos, com grupos pequenos;
  • Assistência nas estações ferroviárias para as malas;
  • Hotéis sem barreiras arquitetônicas como escadas e com banheiros com suporte;
  • Seguro saúde: para qualquer problema você deve ter a melhor assistência médica;
  • Número de telefone de uma pessoa que fala português que poderá te dar assistência durante toda sua viagem!

Se for viajar sozinho, lembre-se de “estudar” para organizar sua viagem da melhor maneira possível, o importante é que você não desista do seu sonho!!!

fonte: viajando para a Itália

Quer saber um pouco mais sobre a Sicília, clique aqui

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *