Dicas de Alimentação, Nutrição

Verduras verdes escuras são perfeitas para os idosos

verduras verdes-escuro para idosos

Os benefícios das verduras verdes escuras são muitos e não faltam opções para sempre estar incrementando o cardápio com essas maravilhas da natureza.

A alimentação sempre estará entre os temas mais recorrentes do portal Avôvó! Não é possível conquistar a tão sonhada qualidade de vida sem adotar uma reeducação alimentar decente.

Todos os nutricionistas são claros ao afirmar a importância de consumir quantidades proporcionais de todos os tipos de alimentos. Sendo assim, hoje falaremos das verduras.

Ou melhor, falaremos das verduras com coloração verde-escuro.

Elas são essenciais!

Primeira regra: sempre devemos nos atentar, quanto mais verde melhor. Esse é o lema das verduras verdes escuras que além de proporcionarem um visual sempre mais atraente e convidativo aos pratos, são excelentes fontes de nutrientes para a nossa saúde.

Fontes de minerais, fibras e vitaminas, esses vegetais agem de uma forma incrível no corpo humano, beneficiando desde a saúde cerebral à saúde da pele, prevenindo alergias e inflamações, entre diversas outras ações.

As folhas verdes escuras são as melhores fontes de cálcio para o organismo, além de tudo algumas delas, como a couve, por exemplo, ajudam no processo de desintoxicação hepática.

folhas verdes para idosos

Principais folhas

Alface:

Um dos vegetais mais populares do mundo e um dos mais consumidos, a alface é altamente nutritivo e tem um baixo teor calórico. É rico em água, carboidratos, fibras, vitaminas tais como A, B, C e K, proteínas e minerais (cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo).

Além disso, a alface pode auxiliar na perda de peso, no fortalecimento dos ossos e é um bom alimento para os diabéticos, devido ao seu baixo índice glicêmico.

Agrião:

Com um sabor levemente picante e extremamente rico em nutrientes, o agrião é um dos alimentos mais antigos do mundo.

Seus princípios ativos são as vitaminas C e E, iodo, cálcio, ferro, potássio, fósforo e glicosídeos, agindo diretamente na prevenção do câncer, fortalecendo o sistema imunológico e beneficiando a saúde dos ossos e dentes.

Acelga:

Na lista dos alimentos saudáveis, a acelga é uma folha altamente rica em antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres e uma quantidade elevada das vitaminas A e C, também encontramos na folha do zinco e das vitaminas E e K.

A acelga pode ajudar a regular o açúcar no sangue, beneficia a saúde óssea, age na prevenção contra o câncer e é excelente para o bom funcionamento do cérebro.

Almeirão:

Fonte de bons e importantes minerais, o almeirão ou chicória, como também é conhecido é uma folha com um sabor amargo e possui um baixo valor calórico e é muito nutritiva.

Fonte de vitaminas A, C e do complexo B, a folha ainda é rica em antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce, e também encontramos uma boa quantidade de fibras, que contribuem para o bom trânsito intestinal.

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Couve:

Uma das favoritas e mais consumidas da lista das “folhas verdes escuras”, a couve é fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. É rica em antioxidantes, que agem contra os radicais livres, é fonte de vitamina K, tornando-se anti-inflamatória e uma aliada contra o câncer.

A folha também pode ajudar a reduzir o colesterol devido ao seu elevado teor de fibras. Além disso, a couve age na desintoxicação do corpo, por conter enxofre em sua composição.

Se você quiser saber mais sobre a couve, clique aqui

Espinafre:

O vegetal possui uma grandeza nutricional incrível, é rico em minerais como ferro, cálcio e fósforo e vitaminas A, K e do complexo B. As folhas agem na redução da pressão arterial, ajuda na proteção da saúde dos olhos, reforça a imunidade e contribui para o bem-estar do sistema nervoso.

Mostarda:

Fonte de minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, as folhas de mostarda ajudam a combater doenças como o câncer e diabetes e também agem desintoxicação do organismo. Elas ainda promovem uma boa saúde para a pele e cabelos, reduz o colesterol e ajuda a manter em dia a saúde cardíaca.

Folha de brócolis:

Rico em vitamina C e fibras alimentares, as folhas de brócolis beneficiam o sistema imunológico e a saúde do coração, além disso, é boa fonte de flavonoides, um agente anti-inflamatório e auxilia na redução os danos na pele e alergias.

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Rúcula:

Da mesma família da mostarda e da couve, a rúcula também é um vegetal de baixas calorias. É rica em agentes antioxidantes, reforçando o sistema imunológico, possui uma alta quantidade de vitaminas A, C e K e também age na prevenção contra o câncer de pele, câncer de pulmão e bucal.

Folhas verde-escuras e diabéticos

As folhas verdes escuras são boas fontes de fibras e ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue, a glicemia, sendo assim, se tornam aliadas aos diabéticos prevenindo a propensão de doenças renais e cardiovasculares.

No caso das crianças, também graças a grande quantidade de fibras encontradas nos vegetais, ajudam a prevenir o desenvolvimento do colesterol. E o consumo das folhas em geral aumentam a quantidade de nutrientes necessários para o crescimento dos pequenos, como o cálcio, por exemplo.

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