Segurança

Vai viajar no feriado? Veja nossas dicas

viajar no feriado

Dicas para viajar tranquilamente no feriado

O feriado é oportunidade de os Avôs e Avós levarem seus netos para passear e viajar, e vale ressaltar os perigos de pegar a estrada. O meio de transporte mais utilizado é o carro, reunindo em muitos casos toda a família no veículo.

O Avôvó sabe dos perigos e vai alertar sobre os cuidados que o motorista deve ter com o veículo  para viajar no feriado. Principalmente, com o próprio comportamento. Por isso, fizemos uma lista de precauções que devem ser tomadas para não transformar um período de descanso e lazer em dor de cabeça. Veja com atenção!

viajar no feriado

A revisão do veículo é essencial

As revisões podem evitar aquelas cenas em que famílias inteiras são vistas na beira da estrada, esperando um reboque ou um mecânico para realizar o reboque e, até mesmo, um conserto simples.

Por isso, é extremamente importante passar no mecânico de confiança e realizar um check-up no seu veículo. Uma boa revisão avalia componentes como rodas e pneus – alinhamento e balanceamento -, sistema de freios – pastilhas e fluido -, suspensão em geral, faróis e os limpadores de vidro. Sem escapar nada!

Alguns itens são importantes, não podem faltar

Caso aconteça alguma emergência o deve contar com itens fundamentais como o triângulo sinalizador, o macaco hidráulico, chaves de roda, extintor de incêndio e manual do veículo. Vale incluir uma lanterna a base de pilhas caso você viaje durante a noite – os celulares com lanterna são uma boa opção, uma caixa de primeiros socorros e garrafas de água.

O celular pode causar uma tragédia

Não é errado o motorista do veículo escolher uma seleção musical para tocar no sistema de som do veículo e procurar a melhor rota para o destino no Waze ou Google Maps, mas isso deve acontecer antes de iniciar a viagem.

Para ter uma ideia, só para desbloquear o celular gastasse em média de 2 a 3 segundos, para digitar uma frase de 3 a 5 segundos. Nesse tempo, você anda por vários metros às cegas. Sem falar da multa e pontos na CNH.

viajar de carro

 O cinto de segurança é importante, inclusive no banco traseiro

O uso do cinto de segurança nos bancos da frente são quase uma unanimidade entre os motoristas e passageiros. No entanto, ainda é muito raro aqueles passageiros que utilizam esse aparato de segurança nos bancos traseiros. Isso pode gerar muitas complicações caso aconteça algum acidente, além de significar multa e 5 pontos na carteira.

Crianças exigem mais paradas

Em trajetos longos é comum a falta de paciência das crianças, gerando briguinhas entre eles e brincadeiras no banco traseiro. Os gritos e movimentos bruscos não são só desagradáveis, mas também perigosos, já que o condutor pode se assustar ou se virar para acabar com a algazarra e, assim, causar um acidente.

A solução é parar o veículo e resolver o problema, mas preferindo locais de parada com maior segurança e boa movimentação. Antes de iniciar a viagem informe aos netinhos o tempo de duração e permitindo que eles escolham brinquedos pequenos.

Não ultrapasse a velocidade

Uma boa opção é optar por uma velocidade um pouco menor do limite permitido, pois, além de aumentar o tempo de reação, evita aquaplanagens em dias de chuva. Ultrapassar o limite de velocidade acarreta em multas e a policia rodoviária está de olho com os radares portáteis e fixos.

O cansaço é um perigo

A condição do motorista é tão importante quanto as condições do veículo. O cansaço é tão letal quanto o álcool, gerando acidentes em segundos. Por isso, é importante parar a cada duas horas para esticar as pernas. Para evita-lo é fácil:

– Prefira viajar durante o dia

– Tenha um boa noite de sono

– Evite comidas pesadas antes e durante a viagem

Ultrapassagem é permitido, mas tem hora e lugar

Alguns pontos devem ser destacados:

– Não é permitido ultrapassar em faixa dupla e nas curvas

– Veículos em menor velocidade devem ficar à direita

viajar de carro

Avise de problemas adiante

Dê sinal de luz para avisar aos motoristas que vêm no sentido contrário que é preciso diminuir a velocidade, apenas para evitar acidentes no caso de coisas ou animais na pista. Sinalizar barreira policial é infração média e gera multa.

As luzes são obrigatórias, até de dia

As luzes do carro devem estar sempre acesas na estrada, para que o veículo seja visto mais fácil e rapidamente. Agora é obrigatório o uso do farol baixo em rodovias. Existe uma multa pelo descumprimento e quatro pontos na carteira de habilitação.

O Avôvó deseja um excelente feriado e muitas alegrias com os netinhos que tanto amamos. Pensar na segurança dos familiares nunca é demais e faz bem ao coração, pois alivia o estresse. Viaje com segurança. Estamos sempre pensando em vocês!

Veja também no Portal AVôVó:

Dirigir na terceira idade requer cuidados e responsabilidade – Portal AVôVó

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *