Sopas

Uma boa janta para a terceira idade: sopa é janta, sim!

Uma boa janta para a terceira idade: sopa é janta, sim!

Uma sopa equilibrada deve conter carboidratos, proteínas e vegetais.

Caldos e sopas podem ser tão nutritivas quanto um prato de arroz e feijão.

As sopas e os caldos são bastante lembrados nesta época do ano para enfrentar as temperaturas baixas do inverno.

Com benefícios que vão além de aquecer o organismo, estes pratos são versáteis e podem ser feitos com diversos ingredientes.

A nutricionista Viviane Lago conta que alguns cuidados devem ser observados na hora do preparado para aproveitar ao máximo os benefícios.

Uma boa janta para a terceira idade

“Nutricionalmente falando, quanto mais a gente liquidifica esses alimentos, eles acabam perdendo um pouco mais de fibra.

Se a gente cozinha muito perde vitaminas e minerais por conta da água, da evaporação.

Então tem todo um cuidado com o preparo por conta da redução de nutrientes”, afirma.

A principal diferença entre a sopa e o caldo é que a sopa é mais consistente e tem pedaços de alimentos, enquanto o caldo é totalmente líquido.

Eles possuem o mesmo valor nutricional de uma refeição se os ingredientes forem escolhidos corretamente e ainda possuem a vantagem de serem mais leves, além de trazer um conforto nos dias frios.

Para o preparo, Viviane orienta misturar carboidratos, proteínas e vegetais.

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A nutricionista ainda dá a dica de utilizar batata doce ou inhame, por serem carboidratos com propriedades anti-inflamatórias.

“Verduras e legumes são excelentes. Pode combinar com duas ou três opções quando estiver fazendo a sopa e uma opção de carne ou frango, que entraria como proteína.

Essa seria a base de uma sopa interessante e equilibrada que corresponde a uma refeição normal, porém em uma consistência mais fácil de digestão”.

Sopa é janta sim!

O principal benefício da sopa e do caldo no inverno é a hidratação do corpo.

De acordo com a nutricionista, por mais que o corpo sue menos, o tempo seco do inverno faz com que o organismo precise ser hidratado também na estação fria.

A especialista orienta quem tem problemas de refluxo a consumir as sopas mais consistentes.

Outro cuidado que Viviane Lago destaca é na hora de temperar a sopa.

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“Temperos industrializados tem muito sódio.

É necessário cuidado porque as vezes a pessoa acha que está se hidratando, mas está consumindo muito sódio, o que aumenta a pressão por conta dos ingredientes.

É bom substituir por ervas e temperos naturais”, indica.

Viviane também não aconselha o consumo de sopas industrializadas.

Como uma alternativa rápida, a nutricionista recomenda congelar a sopa para usar no futuro.

Assim, se perde um pouco os nutrientes, em relação a uma sopa fresca, mas é melhor do que consumir as sopas prontas que contém grande quantidade de corantes e conservantes.

A nutricionista compartilha uma receita de sopa de mandioquinha e brócolis:

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foto ilustrativa

–  Corte 500 gramas de mandioquinha em pedaços e coloque em uma panela junto com temperos a gosto e cinco xícaras de água.

–  Leve ao fogo baixo e cozinhe com a panela semi tampada por cerca de 30 minutos, ou até a mandioquinha ficar macia.

–  Espere amornar e bata no liquidificador.

–  Na mesma panela, aqueça um pouco de azeite e refogue dois dentes de alho.

–  Acrescente 2 xícaras de brócolis picado e o caldo batido no liquidificador.

–  Deixe no fogo até começar a ferver.

–  Adicione meia xícara de creme de leite e coloque cebolinha verde picada no momento de servir.

Outra dica da nutricionista é substituir a mandioquinha por inhame, que é um carboidrato com propriedades anti-inflamatórias.

Para quem tem intolerância à lactose ou precisa restringir a gordura animal, uma opção é a substituição do creme de leite tradicional pelo creme de leite de soja.

fonte: brasil de fato

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