Dicas de Alimentação

Truque para abrir o apetite dos idosos: pratos coloridos

prato com alimentos coloridos para idosos

Pratos cheirosos, bonitos e nutritivos.

Eles são importantes para todas as idades.


Mas, para os idosos, a alimentação é um ingrediente fundamental na receita de uma vida saudável.

É preciso também ficar atento a detalhes como a consistência dos alimentos para facilitar a mastigação e evitar engasgos.

De acordo com os especialistas, na terceira idade ocorre queda geral nas funções do organismo.

Todo o processo digestivo sofre alterações.

Nesse quadro, é normal a diminuição do apetite.

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Com pouca disposição para comer, os idosos optam pelo pãozinho com manteiga e leite em substituição às refeições.

“Pode até comer isso como um lanchinho durante o dia, mas não para substituir as refeições”, explica a nutricionista clínica Anna Christina Castilho, do Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen).

Uma dica para incentivar o idoso a comer é oferecer pratos muito coloridos.

“Mesmo o pão com manteiga fica mais atrativo se for substituído pelo pão integral, uma fatia de queijo ou requeijão e geléia.

” A carne moída fica mais bonita se for misturada com cenoura ou vagem.

Como o paladar está alterado, a terceira idade costuma abusar do sal para dar mais gosto à comida.

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“Mas deve-se tomar cuidado com isso para evitar problemas com a hipertensão.”

Não se deve exceder a adição de seis gramas diárias de sal, o que corresponde a aproximadamente uma colher de café.

Frutas – Outro detalhe importante é que os idosos tomem nas principais refeições sucos com alto teor de vitamina C.

“Esse tipo de suco facilita a absorção do ferro e previne a anemia, problema comum nessa idade”, diz a nutricionista.

As frutas ideais para preparar a bebida são laranja, acerola, morango e limão.

Se quiser adoçar, não deve exagerar na quantidade de açúcar.

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Os refrigerantes devem ser evitados porque interferem na absorção de vários nutrientes.

O uso de prótese dentária nessa fase da vida é comum.

Isso faz com que a mastigação deva receber atenção especial.

Os alimentos não podem ser muito secos, como farinha, farofa e pão.

As verduras devem ser preferencialmente cozidas e não cruas.

Se quiser saber ais sobre as verduras, clique aqui

É importante substituir os bifes – de difícil mastigação – por frango desfiado, carne moída ou músculo cozido com abóbora ou chuchu, por exemplo.

O cardiologista e diretor do Imen Daniel Magnoni acrescenta que os idosos devem dar preferência aos alimentos pastosos, já que os líquidos podem provocar engasgos.

“Os purês, gelatinas e as sopas com pedaços de legumes são uma boa opção.

” Nesta altura da vida os estudiosos afirmam que deve-se comer pouco durante as refeições e fracioná-las ao longo do dia.

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“Nas refeições principais o importante é uma alimentação balanceada”, pondera Anna.

E o que é isso? Ela explica que deve-se optar por uma fonte de carboidratos, como, por exemplo, arroz ou macarrão.

Deve-se ter também uma fonte de proteína – frango, carne ou peixe. E um ou dois grupos de vitaminas e fibras (legumes, verduras e frutas).

fonte: estadão

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