Saúde Física

Travesseiro é fundamental para um sono perfeito

o travesseiro ideal

Travesseiro é fundamental para um sono perfeito.

Conheça alguns mitos e verdades sobre eles.

Escolher o certo é fundamental para um sono de qualidade sem prejudicar a coluna.

Na terceira idade, a qualidade do sono é imprescindível e o travesseiro ideal deve ser muito bem escolhido, além de ter todos os cuidados ao se deitar e ao se levantar da cama, evitando-se assim quedas inesperadas.

Não basta fechar os olhos, tentar esquecer as preocupações e relaxar o corpo.

Existem alguns cuidados que podem ajudar a garantir uma boa noite de sono.

Entre eles, usar roupas confortáveis e preferir um ambiente escuro.

No entanto, eles também são indispensáveis para um descanso de qualidade.

Os objetos macios são responsáveis pelo apoio da cabeça e por manter a coluna alinhada durante o sono, o que ajudar a melhor a circulação sanguínea e facilita os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.

Entretanto, o mau uso do mesmo pode trazer sérios riscos à saúde.

Travesseiro é fundamental para um sono perfeito

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Confira com a consultora do sono Renata Federighi, os erros mais comuns:

Verdade:

Ler na cama recostado em travesseiros prejudica a coluna.

A coluna sofre se o apoio for volumoso a ponto de fazer com que o queixo toque o peito.

Isso tem o mesmo efeito de dormir de barriga para cima com ele muito alto.

Mito:

Podemos dispensar o travesseiro quando pescoço está muito tenso ou dolorido.

Isso tende a piorar o problema.

Sem ele, a cabeça fica pendurada e força a musculatura.

O travesseiro deve apoiar a cabeça em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90° no pescoço.

Mito:

Não há problemas em trocar o modelo do travesseiro repentinamente.

É comum haver um certo desconforto nos primeiros dias de uso, já que seu organismo está adaptado ao antigo.

Trata-se de um processo de adaptação natural, que pode levar cerca de 10 a 15 dias.

Se o travesseiro estiver adequando ao seu ao biótipo e postura ao dormir, a recomendação é de que se insista no uso.

Caso o desconforto persista por mais tempo, provavelmente ele deve está muito alto ou muito baixo e seu uso deve ser descontinuado imediatamente.

O travesseiro ideal deve ocupar o espaço exato entre a sua cabeça e o colchão, de forma que o pescoço fique alinhado com o restante da coluna, ou seja, ele não deve ficar inclinado nem para cima e nem para baixo.

Travesseiro é fundamental para um sono perfeito

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Verdade:

A melhor posição para dormir é a lateral.

A posição de lado (decúbito lateral) é a mais indicada para dormir, tanto faz se do lado direito ou esquerdo.

É aconselhável utilizar dois travesseiros, sendo um, para apoio da cabeça, e o outro, entre os joelhos e os tornozelos.

Nesta posição os joelhos devem estar semiflexionados.

Pode-se dormir também de barriga para cima.

Nesta posição, deve-se usar um travesseiro para apoio da cabeça (não precisa ser muito alto) e outro sob os joelhos, que verão estar semiflexionados para alinhamento e descanso da lombar.

Já a posição de barriga para baixo (ou de bruços) não é recomendada por causar flexão e rotação da coluna nas regiões cervical e lombar, podendo comprometê-la ao longo do tempo.

Mito:

Para manter o travesseiro limpo e sem fungos, basta colocá-lo no sol.

O sol é um excelente agente de sanitização superficial.

Porém, o travesseiro de espuma é fofo, volumoso e a sua exposição ao sol acabará por gerar um aquecimento e elevar a sua temperatura interna, criando um ambiente ainda mais propício para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, elementos altamente alergênicos.

O indicado é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sob luz indireta.

Esta medida irá aumentar a saúde e a durabilidade do produto.

Aconselha-se também o seu uso com capas protetoras impermeáveis.

Mito:

O melhor travesseiro é aquele que uso há mais de dez anos, pois já estou acostumado com ele.

Poucas pessoas sabem, mas travesseiros têm prazo de validade.

Um travesseiro, com o uso, acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e outras secreções da cabeça (saliva, coriza, seborreia, lágrimas e cerume), além de perfumes, tinturas e cosméticos em geral.

Todo esse material orgânico encontra-se em um ambiente ideal de proliferação biológica: escuro, úmido e quente.

Um travesseiro sem proteção antimicrobiana, com seis meses de uso, já contém cerca de 300 mil ácaros e, após dois anos, até 25% do seu peso é formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes.

Mesmo um travesseiro com tratamento antiácaro, depois de certo tempo, terá sobre as suas células internas grande acúmulo destes dejetos, o que diminui sua eficiência antimicrobiana.

O ideal é trocá-lo a cada dois anos.

Verdade: pessoas quem tem algum tipo de alergia devem se preocupar com os travesseiros.

Os ácaros, os fungos e as bactérias habitam um lugar que poucos imaginam: nossa casa e, sobretudo, nossa cama e travesseiros.

É importante que pessoas com alergia respiratórias evitem os de penas, por exemplo.

No mercado, já é possível encontrar produtos com tratamento antiácaros.

Mito:

Posso lavar o travesseiro em casa.

Nem todos são laváveis e os consumidores devem estar atentos às especificações do produto antes de molhar ou, até mesmo, entregar o travesseiro para a lavanderia.

O processo de lavagem nem sempre é indicado, principalmente, quando não podemos garantir sua secagem completa.

No entanto, se o produto for lavável, siga ou exija nas lavanderias que as instruções sejam seguidas.

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Mito:

O colchão é mais importante que o travesseiro.

Portanto, não há problema em comprar um travesseiro mais barato.

O travesseiro é tão importante quanto o colchão.

De nada adianta comprar um colchão adequado ao seu biótipo, se o travesseiro não desempenhar com eficácia a sua função.

A sua coluna ficará desalinhada e você não conseguirá relaxar e chegar numa posição confortável, tão necessária para um sono revigorante.

Muitas vezes também, o barato pode sair caro.

Principalmente, levando em consideração as despesas e os prejuízos que o indivíduo poderá ter com os tratamentos após as noites mal dormidas.

Fonte: ZH

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