Física, Lazer & Entretenimento

Escolher o tênis certo para o idoso é obrigação!

tênis para idosos

O tênis correto pode evitar lesões, quedas e trazer muita qualidade de vida. Escolher o modelo ideal requer atenção, mas torna-se por ser muito simples. Veja as dicas do portal Avôvó e não erre mais!

O envelhecimento limita os movimentos e reflexos do corpo. O idoso demora mais para reagir aos estímulos e a estabilidade é essencial para garantir o equilíbrio. Nesse sentido, são muitas as coisas que podem influenciar na qualidade de vida de uma pessoa, mas os calçados são parte importante da equação. A conclusão fica mais clara após a pesquisa realizada pela Universidade da Corunha, na Espanha, revelando que 83% dos idosos de um grupo avaliado usavam sapatos inadequados.

A escolha certo do tênis pelo idoso

Os pesquisadores chegaram a conclusão que isso pode trazer alterações na saúde, aumentando o risco de deformidades nos dedos, joanete, mobilidade reduzida, dor crônica e até distúrbios emocionais. Além disso, o risco de quedas e tombos aumenta consideravelmente para os pacientes com calçados inadequados.

O Portal Avôvó percebeu que ainda não havia abordado esse assunto e selecionou 8 dicas para ajudar no momento da compra. Vale a pena procurar e não escolher qualquer modelo, verificando sempre as promoções e entendendo que um bom modelo pode não atender a todas as dicas.

estrutura de um tênis

Sugestões:

  • O tênis deve moldar os pés com facilidade. O material de fabricação não pode de ser pouco flexível;
  • Calçados com costura e muito acabamento interno podem causar lesões e ferimentos;
  • Estrutura ampla. Respeite uma sobra de 12 até 15mm (1,2 cm / 1,5 cm) da ponta do pé até o final da palmilha, lembrando que isso não significa calçado largo;
  • Os pés na área do calcanhar possuem uma almofada. Infelizmente esta estrutura anatômica vai reduzindo sua espessura com o decorrer do tempo, facilitando lesões e dores. Portanto, utilize tênis com grande amortecimento, mas cuidado com os muito altos;

A escolha certo do tênis pelo idoso

  • O calçado deve permitir que a palmilha original seja trocada por uma personalizada.
  • O pisar é algo extremamente singular e pessoal.
  • Muitos problemas são resolvidos com palmilhas personalizadas;
  • O tênis deve proporcionar estabilidade. Base larga e boa amarração são as prioridades;
  • A largura anterior deve ser ampla e o tecido flexível para os idosos que possuem as famosas joanetes;
  • Compre os sapatos no final do dia. Os pés ficam inchados ao final do dia e compra-los no inicio do dia pode causar diferenças;

Veja também no Portal AVôVó:

Melhor calçado para idosos

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *