Nutrição

Tapioca deve ser Consumida com Atenção

tapioca faz bem aos idosos mas tem que comer com ressalvas

Tapioca deve ser Consumida com Atenção.

Desde que ganhou os quatro cantos do país, tapioca virou a queridinha de 10 entre 10 pessoas que buscam uma vida mais saudável.

Mas nutricionistas alertam para as calorias e o alto índice glicêmico.

Tapioca é rica em sais minerais e aceita todo tipo de combinação.

tapioca faz bem aos idosos mas tem que comer com ressalvas

Desde que a tapioca saiu do Norte e do Nordeste, espalhando-se para o resto do Brasil, o mundo fitness já não é o mesmo.

Junto com a onda detox, a fécula de mandioca, alimento de origem indígena e de preparo simples, livre de glúten, sal e gordura hidrogenada, virou queridinha de 10 entre 10 pessoas que querem levar uma vida mais saudável.

Como um verdadeiro ícone, a goma do produto pode ser encontrada em praticamente todos os supermercados e padarias.

Além disso, entrar numa lanchonete e pedir uma tapioca prontinha, com várias opções de recheio, virou a coisa mais fácil do mundo.

Mas, afinal, a tapioca é mesmo a panaceia para todos os malefícios do pão francês e dos pães industrializados?

E, a pergunta que não quer se calar: tapioca emagrece ou engorda?

Depende!

De acordo com Paula Zauli, nutricionista funcional, o produto virou queridinho pela ausência de glúten e cai como uma luva na vida de pessoas celíacas, alérgicas a essa proteína, e também na de pessoas com intolerância a ela, como é o caso dos que sofrem de artrite, artroses, fibromialgia.

O problema é que, embora seja um produto natural, a tapioca tem índice glicêmico muito elevado.

Isso quer dizer que quando você come uma delícia como essa, ela se transforma rapidamente em açúcar no sangue.

Por isso, a tapioca não é indicada para diabéticos, pessoas com intolerância a glicose ou para quem está fazendo dieta de emagrecimento.

“A tapioca não tem gordura e é um bom carboidrato, mas deve ser usada com cuidado.

A dieta deve ser balanceada, para evitar alterações de glicose ou aumento do peso e gordura abdominal”, avisa a nutricionista.

Tapioca deve ser Consumida com Atenção

Atapioca faz bem as idosos mas há de se tomar cuidados

Além de ser transformada rapidamente em açúcar no sangue, ela carrega outros problemas como a quantidade de farinha que se usa para fazer uma porção – e o recheio, é claro.

Para a nutricionista da academia Bodytech Lucília Oliveira, esse subproduto da mandioca virou um ícone por causa da moda de tirar o glúten da dieta.

“O que pesa nela é o recheio e a quantidade de farinha que se usa.

Um pãozinho francês ou o pão integral já vêm em porções.

Já com a tapioca, a generosidade da colher vai de acordo com o humor de cada um”, observa.

Para ela, a dose recomendada são duas colheres de sopa, o equivalente à quantidade de calorias de um pãozinho ou duas fatias de pão integral.

Além disso, os recheios devem ser mais leves

. “Nada de leite condensado com coco, catupiri, calabresa, chocolate, Nutella e bacon.

Senão, coitada da tapioca”, alerta.

Mistura saudável

Atapioca faz bem as idosos mas há de se tomar cuidados

Tapioca deve ser Consumida com Atenção

Uma dica para quem não quer abandonar o prazer dela é misturar na farinha linhaça dourada, chia, amaranto ou farelo de aveia porque, assim, a velocidade de transformação do carboidrato em açúcar é reduzida.

Outra opção é usar proteína no recheio e até comer castanhas logo depois da tapioca.

Ou mesmo transformar a tapioca numa crepioca, misturando-a com ovo.

“É um jeito de ‘segurar’ a glicose”, explica Paula Zauli.

Se a ideia é ir para a academia ou para o treino, o ideal, segundo ela, é encarar uma tapioca simples com banana e mel meia hora antes da atividade física.

“Muita gente acha que tapioca emagrece, mas ela até favorece a quem quer engordar.

São muitas calorias e poucas fibras, além do índice glicêmico.

Em quantidade pequena e não muito frequente, a tapioca pode favorecer aos que querem perder peso, mas essas são avaliações individuais”, explica a nutricionista funcional Karin Honorato.

Crepioca fit

Para fazer a crepioca fitness você precisa basicamente de uma frigideira antiaderente.

Mas se não tiver, pode usar uma comum, untando-a com óleo de coco ou azeite.

Assim, fica mais fácil dourar a massa dos dois lados sem deixá-la grudar no fundo da panela.

Além disso, você precisa da goma peneirada e de um ovo.

Bata bem o ovo com a clara e misture bem com duas colheres de sopa de tapioca.

Depois, acenda o fogo (baixo) e despeje a mistura na frigideira levemente quente.

Deixe por alguns segundos e vire-a para dourar do outro lado.

Em seguida, é só recheá-la com os ingredientes à sua escolha.

Tapioca deve ser Consumida com Atenção

Atapioca faz bem as idosos mas há de se tomar cuidados

Ingredientes e recheios fitness

Sem ovo

Cottage
» 2 colheres de sopa de goma de tapioca peneirada;
» 1 colher de queijo cottage;
» orégano a gosto;
» sal a gosto;
» pimenta a gosto.

Com ovo 

Cacau e banana

» 1 ovo;
» 2 colheres de sopa de goma de tapioca peneirada;
» 2 colheres de chá de cacau em pó;
» 2 colheres de chá de semente de chia;
» 1 banana amassada e meia banana cortada em rodelas;

Pasta de amendoim e mel

» 1 ovo;
» 2 colheres de sopa de goma de tapioca peneirada;
» 1 colher de sopa de mel;
» 1 colher de sopa de pasta de amendoim integral sem glúten e sem adição de açúcar.

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Fonte:  Lifestyle

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