Saúde Física

Tai Chi Chuan, uma prática milenar!

Tai Chi Chuan, uma prática milena, que serve como válvula de escape do estresse, um excelente motivo para sair de casa e conhecer lugares.

Veja os benefícios!

O Tai Chi Chuan surgiu na China no século XVII, como uma arte marcial.

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Hoje, é bem mais que isto. Tai Chi Chuan é uma prática física e mental, que herdou milênios de cultura e pesquisa empírica sobre movimento corporal, saúde, circulação de energia e meditação.

Pode ser um meio de levá-lo a um modo de viver mais integral e a um estado de espirito mais feliz, a um contato mais próximo consigo, e a ter mais vitalidade e saúde.

Os criadores basearam sua arte na observação da natureza – não apenas na observação dos animais, mas também no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.

Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela medicina tradicional chinesa.

Revelam-no como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de dantian médio.

Quais são os benefícios para a saúde?

Força melhorada e melhor equilíbrio

Em pesquisas comparativas, os praticantes eram duas vezes mais propensos a não ter dificuldades em realizar atividades moderadas a rigorosas.

O benefício foi maior entre aqueles que começaram com a saúde mais delicada ou alguma função motora ou corporal prejudicada.

Outra pesquisa mostrou uma redução em quedas entre as pessoas que fazem Tai Chi.

E muitos estudos já relacionaram e comprovaram que os exercícios de Tai Chi cortam o medo de cair e o risco de quedas entre os idosos.

Dois pequenos estudos de medicina esportiva sugerem que o Tai Chi pode melhorar a sensibilidade para sinais nervosos em tornozelos e joelhos, o que pode evitar quedas.

Redução da dor e rigidez

Pessoas com osteoartrite que participaram de um grupo de Tai Chi durante um estudo de 3 meses relataram menos dor e rigidez nas articulações do que quando começaram.

Elas também tinham menos dor e rigidez do que os pacientes do grupo de controle.

São benefícios semelhantes aos encontrados na prática da Yoga, que é também um exercício envolvendo mente e corpo.

Sono reforçado

Explorando o impacto sobre o sono, os pesquisadores descobriram que os praticantes de Tai Chi melhoraram a qualidade do sono.

Em outro estudo, dois terços das pessoas praticando Tai Chi tiveram grandes melhorias na qualidade do sono.

Os benefícios são semelhantes aos obtidas através de medicamentos ou da terapia comportamental cognitiva.

Aumento da imunidade

Os investigadores descobriram que o Tai Chi, quando combinado com vacinas, tratamentos preventivos e acompanhamento médico.

Pode aumentar a imunidade do praticante consideravelmente, em relação a indivíduos que apenas usam tratamentos preventivos, vacinas, e acompanhamento médico.

Tai Chi Chuan, uma prática milenar. Idosos podem ou não?

Outros benefícios do Tai Chi Chuan

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Aumento da força muscular, flexibilidade, equilíbrio e condicionamento aeróbico, são alguns dos benefícios agregados e comprovados do Tai Chi Chuan.

Alguns das condições de saúde que podem ser tratadas e prevenidas com o Tai Chi Chuan (desde que acompanhado por um profissional médico) são artrite, baixa densidade óssea, câncer de mama, doenças cardíacas, hipertensão, doença de Parkinson, distúrbios de sono e derrames.

Há algumas precauções especiais para Tai Chi Chuan ?

Tai chi tem exercícios suaves, ainda assim existem alguns riscos.

No entanto, algumas situações merecem maior preocupação. Pessoas que não praticam exercícios regularmente, voltando de lesões e, principalmente os idosos.

A regularidade dessa arte pode trazer muitos benefícios, mas não deve substituir a medicina ocidental completamente.

Outras contraindicações são importantes: mulheres gravidas devem tomar cuidado, pessoas com alto grau de osteoporose e no caso de alguma infecção ativa.

Além disso, deve-se respeitar uma hora depois das refeições para não sofrer de indigestão.

O Avôvó alerta sobre a importância de praticar exercícios e equilibrar a mente.

O Tai Chi pode ajudar a tranquilizar os pensamentos e sem dúvida é um excelente motivo para frequentar ambientes públicos.

Conhecer coisas novas é rejuvenescedor, gerando motivação e entusiasmo para aprender algo novo.

Estamos sempre pensando em vocês!

Pratique a meditação, pois ela lhe fará muito bem.

Como fazer? Clique aqui e saiba mais

Veja também no Portal AVôVó:

https://www.avovo.com.br/meditacao-uma-pratica-diaria/

 

 

 

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