Comportamental

Sorrir diminui estresse e ajuda a economizar nas despesas

sorrir faz bem à saúde dos idosos

Sorrir diminui estresse e ajuda a economizar nas despesas.

Grande parte da população idosa brasileira ainda precisa trabalhar, aproximadamente 25% dos aposentados no Brasil, segundo o IBGE, continuam vendendo sua força de trabalho para garantir o sustento próprio e de suas famílias.

Não é possível precisar quais são os motivos que levam as pessoas que se encontram na terceira idade a sair de casa e lutar por melhores condições de vida ou, até mesmo, para garantir o básico, mas é sabido que o gasto com medicamentos está entre os maiores vilões do orçamento.

Pensando nisso, Avôvó encontrou uma solução simples e barata para diminuir as despesas com os caríssimos remédios.

Sorrir diminui estresse

Muitos estudos já comprovaram a eficácia do bom humor na prevenção das mais variadas doenças.

As reações funcionam como uma espécie de vacina, melhorando o funcionamento do corpo e auxiliando na diminuição dos dores musculares.

O processo está ligado diretamente a liberação de duas substancias no organismo: Endorfina e serotonina.

Elas são as responsáveis por proporcionar os momentos de felicidade e bem-estar, ainda, como se não bastasse, ativam o sistema imunológico – principal responsável na prevenção e combate das doenças.

A falta dessas substancias é a principal causadora no aumento de estresse, provocando problemas como a insônia, transtornos alimentares, depressão, problemas cardiovasculares e prisão de ventre, citando apenas as mais recorrentes.

mulher nadando

Em pesquisa realizada pelo Isma – Brasil (International Stress Management Association), os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking de pessoas com maior nível de estresse no mundo.

Para os entrevistados um dos principais motivos para o excesso de tensão é a falta de dinheiro.

Os brasileiros se sentem dependes dos empregos e muitos são obrigados a continuar trabalhando mesmo após a aposentadoria.

Por isso, quando falamos em prevenção de doenças, sorrir é o melhor remédio para solucionar o excesso de estresse e a falta de dinheiro.

Sorrir diminui a pressão arterial, melhora a digestão, limpa o organismo, reduz as dores musculares e melhora a oxigenação da pele.

Sem falar que conviver com pessoas sorridentes é muito mais agradável e prazeroso.

O poeta Vinicius de Moraes afirmava no famoso Samba da Benção que “é melhor ser alegre que ser triste. ”

Vamos ouvi-lo, parando de franzir a testa e soltando boas gargalhadas. Afinal de contas, melhorar a saúde e economizar nas despesas nunca foi tão fácil.

Por que devemos esquecer a raiva e sorrir mais?

O principal problema de estarmos estressados é a alteração hormonal. Isso mesmo, viver sobre a influência do estresse causa mudanças na produção de hormônios, podendo acarretar em distúrbios como o enfraquecimento do sistema imunológico.

Quer saber mais sobre como aprender a dançar? clique aqui

Normalmente, o organismo reage aos altos níveis de tensão produzindo mais adrenalina e cortisol.

Eles são muito importantes para estimular o corpo e deixá-lo preparado para enfrentar desafios, mas apenas em períodos curtos.

Todavia, quando acontecem constantemente, como em pessoas que vivem sobre a influência da raiva e estresse, podem provocar problemas de saúde sérios.

O mau humor é o maior causador de acidentes vasculares como infartos, as anginas e os derrames.

Por isso, devemos cultivar mais a paciência, aumentar a aceitação – sendo menos rígidos – e deixar o autoritarismo de lado.

Cultivar o bom humor é poder colher bem-estar e qualidade de vida.

Faça disso uma filosofia de vida.

Veja também no Portal AVôVó:

Higiene bucal do idoso

 

AnteriorPróximo

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *