Receitas Salgadas

Sopa de quinoa, diferente, saudável e nutritiva

Sopa com quinoa

O que é quinoa?

Quinoa pra cá, quinoa pra lá…

A palavra quinoa está cada vez mais em evidência nos inúmeros programas de tv e sites na internet que abordam o tema alimentação. Mas, o que realmente é quinoa? Qual seu sabor, seu valor nutricional e, principalmente, como ela pode fazer bem para sua saúde? Respondemos a estas e mais algumas perguntas sobre este alimento que não é tão conhecido pelos brasileiros.

A primeira dúvida surge no nome. Algumas pessoas denominam este alimento de quinua, outros a chamam de quinoa. Seu nome científico é Chenopodium quinoa.

Se você está procurando um carboidrato altamente nutritivo, que não só vai ajudá-la(o) a ficar magra(o), mas que também vai maximizar os seus níveis de energia, então você encontrou o alimento certo.

Beneficios da Quinoa para os idosos

Qual é o gosto ?

O sabor e a textura da quinoa é um pouco parecido com aveia. É macio e cremoso. A grande vantagem é: ela pode ser preparada de muitas maneiras diferentes, tornando-a extremamente versátil.

Qualidades nutricionais

Uma xícara lhe dará cerca de 127 calorias, 2 gramas de gordura, 23,4 gramas de carboidratos e 4,5 gramas de proteína. Na verdade, ela tem um perfil bastante semelhante ao arroz integral. É uma ótima opção para você que está tentando manter um estilo de vida ativo.

Os benefícios da quinoa

Beneficios da Quinoa para os idosos

Fonte completa de proteínas: Diferentemente da maioria dos grãos, que contêm uma fonte completa de proteínas, a quinoa fornece o espectro completo de nove aminoácidos essenciais. Então, é uma escolha incrível, especialmente se você é vegetariano.

Ótimo para a saúde cardiovascular: Ela é rica em magnésio que é um importante composto para manter a boa saúde cardiovascular e também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo as taxas de hipertensão, doença cardíaca, ou arritmia cardíaca.

Fornece suporte antioxidante: A ingestão regular de antioxidantes é fundamental para afastar os efeitos nocivos dos radicais livres que encontramos em uma dieta diária. Ela faz um trabalho maravilhoso de impulsionar seus níveis de antioxidante, que ajudam a promover um sistema imunitário saudável, e garantir que os glóbulos vermelhos permanecem em ótimas condições.

Portanto, se você ama alimentos com carboidratos, mas realmente gostaria de encontrar uma opção mais saudável para aquelas velhas massas ou para o arroz, quinoa é um ótimo substituto para os alimentos mais ricos em carboidratos.

Agora que você já sabe como ela é boa, corra para comprar. Você pode encontrar este grão em lojas que vendem produtos naturais, feiras ou em supermercados no setor de alimentos integrais.

fonte: dietriffic

Sopa de quinoa com legumes

sopa_quinoa-capa

Aprenda a fazer uma deliciosa sopa de quinoa com legumes, perfeita para os dias mais friozinhos do outono, inverno ou para manter a reeducação alimentar, consumindo ingredientes gostosos, saudáveis e que dão saciedade.

Receita de sopa de quinoa com legumes

Ingredientes
. 2 xícaras (chá) de quinoa em grãos;
. 2 colheres (sopa) de óleo vegetal;
. 3 dentes de alho amassados;
. 1 cebola média cortada em cubinhos;
. 1 cenoura média cortada em cubinhos;
. 2 batatas médias cortada em cubinhos;
. ½ chuchu cortado em cubinhos;
. 3 colheres (sopa) de molho shoyu;
. 9 xícaras de água aquecida (1,8 L);
. Sal Jasmine Marinho e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo da sopa 

. Aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola até dourar;

. Adicione a cenoura e refogue por 2 minutos;

. Junte a batata, o chuchu, uma pitada de sal e deixe refogar por mais 2 minutos em fogo baixo com a panela tampada;

. Acrescente o molho shoyu, a água aquecida e a quinoa;

. Coloque sal a gosto e deixe cozinhar por 20 minutos;

. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde;

. Misture e deixe a panela tampada por 3 minutos antes de servir;

Rendimento: 8 porções.

Dica: Sirva com croutons de pão integral.

Veja também no Portal AVôVó:

Quinoa, saiba tudo sobre ele: benefícios, receitas e como consumir

 

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *