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Sopa de inhame para idosos, impossível não gostar

Sopa de inhame para idosos, impossível não gostar

O inhame é um tubérculo muito nutritivo e bastante consumido no Brasil.

É conhecido por ser um alimento extremamente versátil, podendo ser utilizado em receitas doces ou salgadas e até mesmo em sucos e caldos.

Os benefícios do inhame são:

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– Ajuda a emagrecer;
– Combate a prisão de ventre;
– Dá energia e favorece o ganho de massa muscular;
– Controla a quantidade de açúcar no sangue;
– Fortalece o sistema imunológico;
– Previne doenças cardiovasculares;
– Melhora sintomas típicos da menopausa e da TPM;
– Ajuda a prevenir o câncer;
– Controla a pressão alta e o colesterol ruim;
– Melhora a saúde do cabelo e da pele;
– Ajuda na prevenção da anemia;
– Contribui para a saúde dos ossos;
– Aumenta a fertilidade;
– Auxilia na prevenção de doenças cognitivas, como o Alzheimer;
– Protege e melhora a qualidade da visão.

Propriedades do inhame

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Em uma porção de 100g de inhame cru, encontramos:

– Calorias (97 kcal)
– Carboidratos (23,2g)
– Proteínas (2,1g)
– Gorduras totais (0,2g)
– Fibras (1,7g)
– Cálcio (12 mg)
– Magnésio (29 mg)
– Manganês (0,15 mg)
– Fósforo (65 mg)
– Ferro (0,4 mg)
– Potássio (568 mg)
– Zinco (0,3 mg)
– Vitamina B1 (0,08 mg)
– Vitamina B6 (0,11 mg)
– Vitamina C (5,6 mg)



É possível notar que o inhame é um alimento pouco calórico e bastante rico em carboidratos, proteínas e fibras — o que, por si só, já confere inúmeros benefícios à saúde.

As boas taxas de vitamina C e de vitaminas do complexo B, além da baixa quantidade de gorduras, também ajudam o tubérculo a fortalecer o sistema imunológico e a ser um excelente aliado contra uma série de doenças.

Os 9 principais benefícios do inhame

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Inhame emagrece

Apesar de algumas controvérsias, esta é uma das principais características do inhame.

Graças à grande quantidade de fibras, o tubérculo proporciona maior sensação de saciedade — o que te faz comer menos.

Além disso, seus baixos índices glicêmicos também ajudam a evitar picos de açúcar no sangue.

Na prática, essa propriedade impede que você sinta apetite com tanta frequência.

Muitos dizem que a elevada quantidade de carboidratos na porção de inhame pode levar ao efeito reverso, contribuindo para o ganho de peso.

No entanto, o inhame é rico em carboidratos complexos, que também são fundamentais em nossa dieta e especialmente importantes para dar a energia que precisamos ao longo do dia.

Dá energia e ajuda no ganho de massa magra

Como falamos acima, os carboidratos presentes no inhame ajudam frequentadores de academia e praticantes de exercícios no geral a terem um melhor desempenho durante a atividade física.

Na verdade, o inhame não faz parte da lista de alimentos imprescindíveis para quem quer ganhar massa muscular, mas ainda assim é uma ótima opção para colocar no prato se você tem esse objetivo.

E isso tem a ver com a energia: quanto mais você tiver na hora do exercício, melhor será seu desempenho e melhores ainda serão os resultados obtidos.

Ótimo para a saúde da mulher

Mulheres podem se beneficiar — e muito — do consumo de inhame.

Por ser rico em diosgenina, um hormônio vegetal que ajuda na regulação do estrogênio, o tubérculo ajuda o organismo feminino a ter um melhor equilíbrio entre os hormônios que provocam sintomas indesejados da TPM e até da menopausa.

Além disso, o magnésio também contribui para relaxar a musculatura, o que ajuda a reduzir as cólicas menstruais.

Os carboidratos e a vitamina B6, por sua vez, também ajudam na produção de serotonina — o hormônio da felicidade –, que reduz a irritabilidade típica da TPM.

Melhora a fertilidade

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A fertilidade, especialmente a feminina, também é outro aspecto que o inhame ajuda a melhorar.

Embora ainda não existam estudos que garantam este benefício, há indícios de que a diosgenina também possa estar relacionada à ovulação.

Por isso, não estranhe se você um dia ouvir que chá de inhame pode ajudar caso esteja querendo ficar grávida.

No entanto, se esta não é a sua intenção, não é necessário cortar o inhame da dieta.

Apesar de melhorar a fertilidade, evitá-lo não é uma medida anticoncepcional — claro, desde sejam mantidas as práticas comuns para impedir a gravidez.

Bom para a pele e os cabelos

As propriedades antioxidantes do inhame trazem benefícios para a saúde da pele, dos cabelos e ajudam a retardar o processo natural de envelhecimento.

Além disso, o alimento também é rico em uma substância chamada alantoína, que melhora a cicatrização da pele.

A vitamina C presente em sua composição também ajuda na produção de colágeno e a restaurar células danificadas da pele.

Especificamente para os cabelos, a vitamina B6, encontrada em quantidades consideráveis no inhame, pode ajudar a retardar a queda.

O ferro também ajuda neste sentido, contribuindo para haver uma melhor circulação sanguínea no couro cabeludo.

Por fim, a vitamina B6 também ajuda na produção de melanina, o que faz com que os fios não fiquem grisalhos tão cedo.

Previne câncer

Outro benefício dos antioxidantes presentes no inhame é a prevenção contra diversos tipos de câncer.

Dois deles que estão muito presentes neste alimento são a vitamina C e o betacaroteno. Eles ajudam a proteger o organismo contra a ação de radicais livres, que provocam mutações no DNA das nossas células.

E aqui, a diosgenina tem mais uma função, ajudando a evitar o câncer de mama — um dos que mais matam mulheres no Brasil e em todo o mundo.

Combate a anemia

A quantidade de ferro no inhame não é tão alta, mas quando aliado à vitamina C — esta sim com índices bastante elevados e que ajuda na absorção do ferro pelo organismo –, os benefícios podem ser muitos.

Um deles é a prevenção e combate à anemia (principalmente a anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro no corpo).

Melhora a saúde do coração

Consumir inhame é bom para garantir a prevenção de uma série de doenças cardiovasculares.

Isso acontece porque o alimento ajuda a reduzir o colesterol ruim e controla a pressão arterial — graças às quantidades de potássio e vitamina C, que dilatam os vasos sanguíneos e ajudam a melhorar a circulação de sangue.

Da mesma forma, as vitaminas do complexo B também diminuem os índices de homocisteína, um aminoácido muito encontrado no organismo de vítimas de infarto.

Combate a prisão de ventre

A quantidade de fibras do inhame, além de ajudar a ter maior saciedade, também contribui para um melhor funcionamento do intestino.

Isso evita episódios de prisão de ventre (ou constipação).

Existem muitos outros benefícios que o inhame pode proporcionar à saúde.

Isso porque um deles é o fortalecimento do sistema imunológico como um todo, que por si só já ajuda a trazer várias outras vantagens.

Contraindicações e malefícios do inhame

Como todo alimento, pessoas que têm alergia ao inhame devem evitá-lo.

Além disso, comer em grandes quantidades também não é recomendado.

No geral, porém, o inhame não possui contraindicações.

É válido somente que mulheres grávidas consultem seu ginecologista para saber se a interferência do tubérculo na regulação hormonal pode afetar de alguma maneira a saúde do bebê ou o andamento da gestação.

Contraindicações e malefícios do inhame

Como todo alimento, pessoas que têm alergia ao inhame devem evitá-lo.

Além disso, comer em grandes quantidades também não é recomendado.

No geral, porém, o inhame não possui contraindicações.

É válido somente que mulheres grávidas consultem seu ginecologista para saber se a interferência do tubérculo na regulação hormonal pode afetar de alguma maneira a saúde do bebê ou o andamento da gestação.

O inhame pode ser consumido de diversas maneiras — incluindo cru.

Neste caso, porém, é bom ficar atento: se você sentir ardência ou sensibilidade após consumir o inhame não cozido, é porque ele possui ácido oxálico.

Essa substância também está presente em outros alimentos, como beterraba, agrião e espinafre, mas não é tóxica se consumida em pequenas quantidades.

No entanto, algumas pessoas podem ser mais sensíveis ao inhame cru, por isso é bom ir observando os sinais aos poucos para saber qual a melhor forma de consumi-lo.

Quando cozido, o ácido oxálico não desaparece por completo, mas permanece em quantidade muito menor.

Você também pode aproveitá-lo em sucos, caldos ou chás.

Vamos às receitas:

Receita de purê de inhame

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foto ilustrativa

Ingredientes:

1 cebola picada;
2 colheres de sopa de azeite;
1 xícara de alho-poró picado;
1 kg de inhame descascado;
2 dentes de alho amassado.

Modo de preparo:

–  Descasque o inhame, lave e corte em quatro partes;

–  Leve para cozinhar em uma panela com água e sal.

–  Quando estiver macia, escorra a água e reserve;

–  Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho;

–  Em seguida, adicione o alho-poró;

–  Amasse o inhame com um garfo e incorpore no refogado.

Receita de sopa de inhame

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Ingredientes:

–  2 kg de inhame;

–  2 kg de batata;

–  1 colher de sopa de manteiga light;

–  1/2 alho-poró em rodelas;

–  1 dente de alho amassado;

–  1 colher de sopa de salsa picadinha;

–  1/2 litro de caldo de legumes light;

–  Sal a gosto.

Modo de preparo:

–  Descasque os inhames e as batatas, corte em cubos pequenos e coloque-os para cozinhar em uma panela com água com um pouco de sal;

–  Depois de 30 minutos, junte o alho-poró, o dente de alho e a salsa;

–  Cozinhe por 15 minutos.

–  Quando estiver macio, leve ao processador para triturar tudo e depois volte à panela;

–  Misture o caldo de carne, tempere com sal e sirva ainda quente.

fonte: ativo saúde

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