Mental

A soneca e o idoso: a memória dá sinais de melhoria

a soneca faz bem para a memória dos idosos

Recentemente, pesquisadores examinaram as informações fornecidas por quase 3.000 idosos chineses, com 65 anos ou mais, para descobrir se uma sesta à tarde teria efeitos benéficos sobre a saúde mental. O estudo foi publicado no Journal of American Geriatrics Society.

a soneca faz bem para a memória dos idosos

Quase 60% das pessoas no estudo disseram que cochilavam depois do almoço à tarde. Eles cochilavam entre 30 minutos a 90 minutos. A maioria das pessoas tirava uma soneca de cerca de 63 minutos.

Os participantes fizeram vários testes para avaliar seu estado mental. Eles responderam a perguntas simples – como perguntas sobre  datas,  estações do ano, etc – e resolveram alguns problemas básicos de matemática. Os participantes também foram convidados a memorizar e recordar palavras e a copiar desenhos de figuras geométricas simples. E por fim, os idosos foram questionados sobre seus hábitos de sono.

A soneca faz bem para a memória dos idosos

“De acordo com os resultados do estudo, as pessoas que tiravam uma soneca de uma hora, após o almoço, se saíram melhor nos testes mentais em comparação com as pessoas que não cochilavam. Aqueles que cochilavam por cerca de uma hora também obtiveram melhores resultados do que as pessoas que descansavam por períodos mais curtos ou mais longos. As pessoas que não tiravam cochilos e as que tiravam cochilos mais curtos ou cochilos mais longos experimentaram diminuições em sua capacidade mental, que eram cerca de quatro a seis vezes maiores do que as pessoas que dormiam durante uma hora.

a soneca faz bem para a memória dos idosos

As pessoas que não faziam a sesta e aquelas que tiravam sonecas mais curtas ou mais longas experimentaram também o mesmo declínio em suas habilidades mentais que um aumento de cinco anos na idade seria capaz de causar”, afirma a  geriatra Elaine Kemen Maretti, que integra o corpo clínico do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

Fonte: IREDO Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

Veja também no Portal AVôVó:

É melhor dormir de estômago cheio ou vazio?

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

2 Comments

  1. meu pai tem 79 anos, e estamos notando que ele dorme demais, dorme a noite, acorda pra ir no banheiro, mais dorme bem, e passa o dia deitado que acaba cochilando, e normal?

    1. Luciana, bom dia. Agradeço o contato. Seguinte: Não temos um médico aqui à disposição, pois somos um Portal de conteúdo e informativo para idosos. Se eu puder ajudar, eu lhe diria: tenho um Pai com as mesmas condições que o seu, mas com 93 anos. Ele dorme bastante, cochila o dia inteiro, mas está bem de saúde, embora muito velhinho e fraco. O que eu te recomendaria: Se o estado de saúde dele é bom, legal, mas mesmo assim eu conversaria com um médico – via consulta – para questionar esse fato. É importante para os idosos o acompanhamento junto a um geriatra. Faça isso, para que fique mais tranquila. O meu Pai, enquanto isso, tá tirando a sonequinha dele agora. Espero ter ajudado. Sempre à disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *