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Sementes e os seus nutrientes para o organismo

Por serem uma forma prática de adicionar mais saúde aos pratos, e inserida nos mais diversos alimentos, as sementes e os grãos podem ser consumidas diariamente, pois são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Não são todos os vovôs e vovós que consomem sementes no dia a dia.

Por isso, o Avôvó está aqui para falar dos muitos motivos que qualquer pessoa tem para começar a incluir mais sementes na alimentação.

Faremos algumas pontuações gerais e destrincharemos as 8 sementes com maiores benefícios para a saúde.

O fato é: elas vêm em todos os tamanhos, formas e cores diferentes.

A semente é o embrião de uma planta e a origem da nutrição para muitos animais, incluindo os seres humanos.

A planta preenche cada semente com altas concentrações de vitaminas, minerais, proteínas, óleos essenciais e enzimas adormecidas.

Se você está procurando uma fonte de nutrientes barata, simples e prática, as sementes são o que você procura.

E muitas delas, inclusive, podem ter poderes curativos envolvidos com estes nutrientes.

Ultimamente, alimentos como chia, linhaça, semente de girassol e a quinoa, têm sido muito explorados, usados e consumidos, especialmente por aqueles que buscam levar um estilo de vida mais leve, alternativo e saudável.

Isso se deve a diversos estudos recentes que apontam os benefícios do consumo destas e de outras sementes e grãos para a nossa alimentação!

médico

São excelentes fontes de fibras insolúveis, magnésio, selênio e gorduras poli-insaturadas.

Elas também atuam na melhora da imunidade, regularização do trato gastrointestinal e proteção contra as doenças cardiovasculares.

Dentre os outros benefícios destes alimentos à saúde estão a diminuição do colesterol e de inflamações, como celulite, além da melhora do trânsito intestinal e o aumento da massa magra.

Por serem uma forma prática de adicionar mais saúde ao prato, e inserida nos mais diversos alimentos, eles podem ser consumidos diariamente.

Eles são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, como os antioxidantes, que protegem as células contra o envelhecimento precoce, as fibras, que cooperam com o bom funcionamento do intestino e oferecem a sensação de saciedade e o ômega 3 e 6, que atuam no emagrecimento.

A quantidade de minerais presentes nas sementes e grãos também é grande.

O selênio, oferece proteção ao coração, pois reduz a viscosidade do sangue e diminui o risco de coágulos, consequentemente, reduzindo a probabilidade de ataques cardíacos e AVC.

O ferro tem como papel principal a transferência do oxigênio do sangue e dos músculos e descarta dióxido de carbono; já o zinco fortalece o sistema imunológico e possui efeito cicatrizante e anticoagulante.

Como comer sementes?

Há apenas uma maneira de obter nutrição: comendo-as cruas.

Uma vez que são expostas ao calor, podem produzir substâncias tóxicas, e as vitaminas, minerais e óleos essenciais se perdem.

Ao assar uma semente, a sua classificação se move de um alimento vivo a um alimento morto.

Não há nenhuma semente na terra que possa resistir à torrefação ou aquecimento, sem quebrar seus componentes nutricionais.

Isso significa que você pode moer, misturar em várias receitas, mas nunca as aquecer.

E sempre se lembre de hidratar, germinando ou brotando, para otimizar ainda mais os nutrientes e os poderes curativos.

Vale lembrar que os efeitos das sementes em sua saúde raramente são imediatos.

O uso contínuo e prolongado delas é que fará efeitos permanentes sobre sua saúde.

As 8 sementes com propriedades medicinais!

Sementes de chia

chia

Carregados com vitaminas e minerais, são uma excelente fonte de fibras, proteínas e antioxidantes, e são a fonte vegetal mais rica de ômega-3.

O consumo de sementes de chia pode ajudar a reduzir a dor nas articulações, ajuda na perda de peso, entregar um impulso de energia e proteger contra doenças graves, como diabetes e doenças cardíacas.

As sementes são sem glúten, o que também os torna atraente para as pessoas com doença celíaca ou uma aversão ao glúten.

Sementes de chia são uma fonte de ácido alfa-linolênico.

A pesquisa tem relacionado o consumo deste ácido com a boa saúde do coração, melhora o funcionamento do cérebro e outros eventuais benefícios para a saúde, tais como a melhoria na depressão ou a artrite reumatoide, além de também benefícios ao fígado.

Sementes de romã

sementes de romã

Em palavras simples, o suco de romã bombeia o nível de oxigênio no sangue.

Os antioxidantes, ricamente presentes nas sementes de romã, combatem os radicais livres e previnem a formação de coágulos sanguíneos.

Isto eventualmente ajuda o sangue a fluir livremente em seu corpo, por sua vez, melhorando os níveis de oxigênio no sangue.

Romãs são especialmente ricos em polifenóis, uma forma de antioxidante que ajuda a reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas.

As sementes são ricas em vitamina C e potássio, baixas em calorias (80 por porção, o que é um pouco menos de um terço de uma fruta média), e uma boa fonte de fibra.

Romãs podem ajudar também a prevenir o endurecimento das paredes das artérias com excesso de gordura, deixando suas artérias livres de gordura e de bombeamento com antioxidantes, devido a propriedades de controle do colesterol presentes na fruta.

Pode também reduzir os danos na cartilagem para aqueles atingidos com artrite, pois suas propriedades tem a capacidade para diminuir a inflamação e combate as enzimas que destroem a cartilagem.

Sementes de linhaça

linhaça

A linhaça comprovadamente suprime o apetite e ajuda a perder peso.

Os principais benefícios para a saúde são devidos ao seu rico conteúdo de ácido alfa-linolênico, fibra alimentar, e lignanas.

O ácido alfa-linolênico, um ácido graxo essencial, é um poderoso anti-inflamatório, diminuindo a produção de agentes que promovem a inflamação.

Estudos indicam que a linhaça e seus nutrientes são capazes de bloquear o crescimento de tumores em animais e podem ajudar a reduzir o risco de câncer em seres humanos.

Lignanas são fitoestrógenos, compostos de plantas que têm efeitos similares ao estrogênio e propriedades antioxidantes.

Os fitoestrógenos ajudam a estabilizar os níveis hormonais, reduzindo os sintomas da TPM e menopausa, e, potencialmente, reduzindo o risco de desenvolver câncer de mama e de próstata.

A fibra de semente de linhaça promove a função intestinal saudável, podendo diminuir os níveis de colesterol no sangue, ajudando a reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Sementes de abóbora

sementes de abóbora

Adicione as sementes de abóbora à sua lista de alimentos ricos em proteínas. 100 gramas de sementes, numa base diária, proporcionam 54 por cento das necessidades diárias em termos de proteína.

As sementes de abóbora são também uma rica fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, vitamina B-6 e folatos.

Para aqueles que estão no fundo do poço, sementes de abóbora pode ajudar a combater a depressão.

O componente químico L-triptofano é o ingrediente secreto para impulsionar o seu humor.

Estudos sugerem que as sementes de abóbora podem ajudar a prevenir certas formações de pedras nos rins e ajudar no combate de parasitas e vermes do sistema digestivo.

Sementes de damasco

sementes de damasco

Rico na vitamina B17, ela ataca as células cancerosas, e, portanto, pode ajudar a prevenir o câncer em nossos corpos.

Sementes de maçã, sementes de uva, milho, favas, a maioria das frutas, mandioca e muitas outras sementes, feijões, legumes e grãos são também ricos nessa vitamina, desde que sejam orgânicos.

É uma riqueza concentrada na semente de Damasco, de um só nutriente, mas como nossas dietas de hoje são altamente pobres nesse nutriente, é importante compensar de alguma forma.

Sementes de gergelim

sementes de gergelim

As sementes de gergelim são uma boa fonte de manganês, cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, vitamina B1, zinco e fibras alimentares.

Para além destes nutrientes importantes, as sementes de gergelim contêm duas substâncias únicas: sesamina e sesamolina.

Ambas pertencem a um grupo de fibras benéficas especiais, chamadas lignanas, que tem um efeito de abaixamento de colesterol em seres humanos, ajudando na prevenção da hipertensão arterial e aumentando o fornecimento de vitamina E em animais.

Sesamina também foi encontrada para proteger o fígado contra danos oxidativos.

Sementes de girassol

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Sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, antioxidante solúvel em gordura.

A vitamina E viaja por todo o corpo neutralizando os radicais livres que, de outra forma, poderiam danificar as estruturas e as moléculas que contêm gorduras, tais como membranas de células, as células do cérebro, e o colesterol.

Tem alguns dos mais altos conteúdos totais de fitoesterois de sementes.

Os fito esteróis são compostos encontrados em plantas que têm uma estrutura química muito semelhante à do colesterol, e, quando presentes na dieta em quantidades suficientes, são capazes de reduzir os níveis de colesterol no sangue, aumentando a resposta imune e diminuindo o risco de certos tipos de câncer.

São uma boa fonte de magnésio.

Numerosos estudos demonstraram que o magnésio ajuda a reduzir a gravidade da asma, diminuir a tensão arterial elevada, prevenindo enxaquecas, bem como ajudando na redução do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Sementes de uva

sementes de uva

Sementes de uva têm uma grande concentração de vitamina E, flavonoides, ácido linoleico e polifenóis.

O extrato de semente de uva pode prevenir doenças cardíacas, como pressão alta e colesterol alto.

Ao limitar a oxidação lipídica, compostos fenólicos em sementes de uva podem reduzir a inflamação também, além de efeitos de combate à células cancerosas.

Existe até a possibilidade que as sementes de uva são capazes de combater vírus no organismo.

Importante:

Como todo e qualquer sugestão quando se refere a alimentação, é importante falar com seu médico sobre quais são os alimentos mais significativos para seu organismo, pois sabemos que cada de um de nós temos as nossas restrições.

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Quais as diferenças entre Vegetariano e Vegano?

 

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