Segurança

Cuidados com a segurança quando estiver nas ruas

idosos cuidados com a segurança nas ruas

Não conte apenas com a sorte ao andar pelas ruas. Confira dicas de segurança para evitar ser mais uma vítima dos assaltantes.

Com a crise dos últimos anos no país, os índices de roubos e violência nas ruas aumentaram consideravelmente.

Por isso, listamos abaixo 7 dicas de segurança. Assim você não depende somente da sorte ao andar pelas ruas:

Atenção à sua volta

Evite falar ao celular enquanto está caminhando na rua. Os bandidos se aproveitam destes momentos de distração para atacar. E se estivermos atentos podemos notar mais facilmente atitudes suspeitas, e mudar o trajeto ou pedir ajuda quando possível. Ao perceber que foram notados, os bandidos costumam desistir do roubo.

Bolsas e carteiras sempre na frente

segurança dos idosos nas ruas

Carregue bolsas e mochilas sempre à sua frente, para mantê-las em seu campo de visão. Se estiver com carteira, celular ou outros objetos no bolso, use sempre os bolsos da frente. Isso dificulta a ação dos “batedores de carteira”, que costumam roubar os objetos sem que a vítima perceba.

Evite andar com muito dinheiro

Prefira o uso de cartões de crédito, que em caso de roubos podem ser bloqueados. Evite sair com grandes quantias de dinheiro vivo no bolso ou na carteira. Bandidos procuram por vítimas nas saídas de caixas eletrônicos.

Não chame a atenção

segurança dos idosos nas ruas

Evite andar com objetos de valor, como câmeras, relógios, celulares e bolsas de grife. Esses objetos chamam a atenção de qualquer pessoa, e isso inclui principalmente os bandidos.

Separe os objetos

Não ande com documentos que você não precisa usar com frequência. E separe o dinheiro, cartões de crédito e objetos de valor em locais mais seguros, longe do alcance dos criminosos.

Evite caminhos desertos e mal iluminados

Procure andar por ruas movimentadas e bem iluminadas. Andar 3 ou 4 quadras a mais pode lhe poupar de um grande aborrecimento. E a caminhada mais longa ainda faz bem para a saúde!

Nunca reaja

Se mesmo com todas essas dicas você for abordado por um assaltante, jamais reaja. Tente manter a calma, e mostre as mãos para o criminoso. Assim você passa a mensagem de que não vai reagir, e que está atendendo às solicitações do assaltante.

Olho vivo nas ruas – recomendações da Polícia Militar

segurança dos idosos nas ruas

  1. Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto. Não conte dinheiro em público. Saindo do banco, certifique-se que não está sendo seguido.

 

  1. Nunca exiba grande quantidade de dinheiro perante outras pessoas. Separe previamente a quantia necessária as suas pequenas despesas (transporte, cigarro, etc).

 

  1. Os idosos não devem andar desacompanhados por locais desertos ou por ruas de comércio muito movimentado. Tomem cuidado com os “contos do vigário”, praticados por marginais bem falantes; cuidado especialmente com pessoas que venham lhe oferecer terrenos em locais distantes, planos de aposentadoria, jóias achadas na rua, curas milagrosas, correntes e alianças de ouro, etc.

 

  1. As mulheres devem levar a bolsa, junto ao corpo, protegida pelo braço. Atenção ao zíper.

segurança dos idosos nas ruas

  1. Viajando de ônibus, não abandone nem desvie a atenção de sua bagagem.

 

  1. Evite a ação de ladrões, não ostentando correntinhas ou jóias em locais movimentados.

 

  1. Não carregue consigo objetos de valor, cartões de credito ou todos seus documentos, se não houver absoluta necessidade.

 

  1. Não dê informações a ninguém sobre itinerário, hábitos, horários, viagens, etc. Alerte sua família e empregados para também procederem assim.

 

  1. Avise, ao perceber que alguém esta sendo seguido. Avise também comerciantes e gerentes de bancos, caso note algum movimento suspeito em torno de seus estabelecimentos. E melhor prevenir que remediar. Na dúvida, chame a Polícia Militar.

 

fonte: polícia militar

 

Veja também no Portal AVôVó:

O idoso e a violência financeira , um drama familiar

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *