Segurança

A segurança que os avós tem que ter com os netos!

Segurança dos nestos é importante

Receber as crianças em casa é delicioso! As avós sempre ficam entusiasmadas e cheias de ideias para proporcionar um ambiente agradável, mas será que sabem como evitar acidentes?

Naturalmente os pequenos são curiosos e tem pouca noção do que pode lhes machucar, mas, na maioria dos meses, sempre tem bastante atenção para protegê-los e orientá-los. No entanto, no Brasil, as crianças passam por dois períodos de férias, julho e Janeiro, e são esses períodos que geram complicações. Fatores: Fora das escolas e muitas vezes na companhia de pessoas não acostumadas com os hábitos daquela criança – muitas vezes as vovós.

A organização não governamental Criança Segura afirma que 90% dos acidentes ou lesões não intencionais com crianças de até 14 anos poderiam ser evitados com medidas de prevenção como modificações no meio ambiente. Isso significa que pais e responsáveis precisam fazer a sua parte, providenciando as adaptações necessárias na casa e na rotina da família. A casa das avós também, pois muitas delas já não convivem com crianças e, por exemplo, possuem objetos cortantes ao alcance.

Mudar coisas simples fazem a diferença e podem facilitar tudo. Uma questão simples é deixar telefones essenciais por perto, como ambulância e corpo de bombeiros, tanto para netos quanto para avós. Cada ambiente da casa merece uma atenção especial e isso requer pouco tempo, mas é preciso ter as dicas certas. Veja as dicas!

A segurança dos netos é importante

Banheiro

Logo no inicio da vida, as crianças – devido a desproporcionalidade entre cabeça e corpo – têm pouco equilíbrio. O mais correto é que elas não fiquem nunca sozinhas, principalmente no momento do banho. Deixá-las para buscar uma toalha ou atender o telefone pode significar um acidente. Além disso, alguns bebes tem o costume de debruçar no vaso e isso pode levar ao afogamento.

Como evitar? Lacres de privada, que são fáceis de instalar e impedem que a criança tenha acesso ao vaso sanitário. Tapetes antiderrapantes no fundo da banheira ou box, diminuindo o risco de queda.

Cozinha

A segurança dos netos é importante

A cozinha é um ambiente bastante perigoso, principalmente para crianças que já caminham. O melhor até completarem idade para entender orientações complexas é mantê-las afastadas, mas, caso seja impossível, certifique-se de que panelas e utensílios com ponta ou fio, como facas e tesouras, sejam mantidos fora do alcance. Sacolas plásticas e sacos de lixo podem simbolizar um possível problema: sufocação.

Solução? Ao cozinhar, utilize as bocas de trás do fogão e direcione os cabos das panelas para dentro. Usar puxa-sacos, evitando que as crianças alcancem os sacos plásticos de supermercado.

Salas e áreas comuns

A segurança dos netos é importante

Vamos fazer um acordo? As toalhas compridas para a mesa de jantar estão proibidas. O risco é eminente, pois a criança pode utilizá-la para se apoiar e causar o acidente, derrubando tudo o que houver em cima dela, como líquidos e alimentos quentes e copos de vidros. Além disso, sacadas e escadas precisam ser revestidos por tela ou proteção semelhante.

Solução? Toalhas curtas ou jogos americanos. Coloque antiderrapante nos tapetes ou retire-os os temporariamente. Use portões removíveis nas escadas abertas e desníveis. Substitua fios elétricos desencapados e proteja tomadas com tampas apropriadas. Prefira cortinas ou persianas com panos grossos e pesados, que são mais difíceis para a criança manusear –  sem cordas de preferência.

Lavanderia ou área de serviço

A segurança dos netos é importante

Esse espaço da casa está entre os que exigem maior atenção, pois não são pensadas para crianças, mas estão próximos a cozinha. Entre as pequenas, até mesmo baldes com apenas 2,5 cm de água podem trazer riscos de afogamento. Produtos de limpeza – quase sempre coloridos -, na maioria das vezes são confundidos com brinquedos ou produtos para consumo, como suco ou refrigerante, e os netos podem querer experimentar.

Solução? Mantenha os baldes vazios e virados para baixo. Manter os produtos de limpeza em um armário fechado ou em lugares altos. Além de conservá-los nas embalagens originais, caso não seja possível – pois, muitas avós compram de vendedores de rua. Preste muita atenção e fique ligada(o).

Veja também no Portal AVôVó:

Vô e Vó, quero brincar com vocês . Do que? Imaginem ?

 

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *