Nacional

Dicas de retiros espirituais no Brasil

Que tal usar as férias, um fim de semana ou feriado pra desestressar e aquietar a mente?

Como a meditação e a yoga viraram praticamente as religiões do século XXI, bombou pelo mundo de um tipo de turismo no qual o que se busca é uma experiência “transformadora” – às vezes mais espiritualizada, às vezes mais secular – e uma oportunidade de sossegar cabeça, corpo e alma.

Por meio de meditações, rituais, yoga, palestras, massagens e tratamentos de spa, retiros em ashrams, templos e hotéis visam relaxar, olhar para dentro de si e abordar questões da vida moderna, inspirados em tradições hinduístas, tibetanas e budistas.

E o melhor: ficam em destinos lindos de morrer, onde o contato com a natureza em praias, montanhas e florestas faz parte da proposta. Aqui, um pequeno manual pra se desligar da rotina em retiros espirituais no Brasil e no mundo.

Onde fazer retiros espirituais no Brasil

Aqui também tem hotéis com pegada holística, retiros e até ashrams, normalmente em regiões serranas.

Hotel Ponto de Luz (Joanópolis – SP)

Autodenominado “centro de realização do ser”, propõe se desligar da rotina e participar de vivências junto à natureza. Os cursos incluem meditações, danças, iniciação ao reiki, oficina de jardinagem, caminhadas, banhos de ervas.

retiros espirituais no Brasil

Cercado por eucaliptos com redes coloridas, espreguiçadeiras, piscina naturais e pequenos templos hindus, tem apenas sete chalés de madeira (todos com lareira). A programação é preenchida com caminhadas, aulas de yoga ou alongamento e cerimônias com mantras indianos.

Vrindávana Pousada & Spa (Teresópolis – SP)

Em meio à natureza da Serra dos Órgãos, com trilhas e cachoeiras, abriga um templo hindu onde são realizadas cerimônias e palestras. O grande foco ali é o spa holístico, com terapias como a massagem ayurvédica  e o banho arjuna, com vinho. A gastronomia une receitas brasileiras e indianas lactovegetarianas.

Retiro Tao Tien (Extrema – MG)

A 1400 metros de altitude, com um vistão para as montanhas, é tocada por voluntários e não tem fins lucrativos. Além das meditações diárias, os retiros abrangem workshops de pintura, formação em reiki, regressão, leitura de aura, massagem e alinhamento dos chakras (diárias com três refeições em dormitórios compartilhados).

retiros espirituais no Brasil

Vila Serrana (Serra Negra – SP)

Organizados pelo Brahma Kumaris, movimento espiritual fundado na Índia em 1937, aproveita o clima tranquilo da região serrana para retiros de fim de semana: “superando a raiva”, “culinária vegana” e “desapego e liberdade” são temas de alguns dos encontros, que trabalham com meditações, reflexões e dinâmicas de autoconhecimento.

Centro de Yoga Montanha Encantada (Garopaba – SC)

Num belo espaço (o maior de yoga da Améria Latina, segundo eles) entre 40 hectares de Mata Atlântica, tem um templo, salas de relaxamento, piscinas naturais e chalés que acomodam de uma até três pessoas. Os retiros incluem três refeições ovo-lacto vegetarianas por dia. Pra participar é preciso checar o calendário no site pra ver os temas dos retiros: tem desde formações de yoga e meditação pra professores até outros como “yoga e surf” e “yoga pra equilibrar as emoções”.

retiros espirituais no Brasil

Ashram Yoga Divine Center (São Lourenço – MG)

Neste ashram na Serra da Mantiqueira você pode aparecer a qualquer hora e seguira rotina (não obrigatória) de atividades: duas meditações e duas práticas de yoga por dia, refeições (vegetarianas) e noites em silêncio e sessões de satsanga quando o guru Satyavan está presente. Às 20h30 é hora de dormir. Você escolhe as datas em que pretende ir ao ashram, e aí é só preencher o formulário de contato pra retiro no site pra ver se tem vaga de alojamento. As instalações são bem simples.

Spa Holístico Flor de Lótus (Vale do Capão, Chapada Diamantina – BA)

Integrado à Pousada Villa das Flores, tem bela vista pra região e vários espaçosos meditativos. As diárias  (com café da manhã) e os tratamentos são pagos à parte, como sauna e massagem. Há meditações todos os dias às 7h e, aos sábados, mantras instrumentais. Veja as atividades no calendário do site: tem retiros de caminhada nas montanhas da Chapada, yoga e autoconhecimento.

Fonte: Betina Neves

Veja também no Portal AVôVó:

Melhores praias no Brasil para visitar

 

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *