Saúde Física

Dicas para reduzir o frio nos idosos

idosos acamados

Reduzir o frio nos idosos:  muitos deles já tem a saúde fragilizada, é importante ficar atento a algumas atitudes simples que podem ajudar a manter a saúde e a qualidade de vida durante essa estação de baixa temperatura.

Uma das principais ameaças a saúde durante o inverno é a possibilidade do idoso sofrer de hipotermia, uma condição caracterizada pela queda brusca de temperatura do corpo que pode resultar em graves problemas de saúde como parada cardíaca e lesão hepática.

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Outros agravos à saúde dos idosos no inverno, além da hipotermia, são imobilidade, infecções – como gripe e pneumonias -, e dores crônicas.

Para ajudar os idosos e seus cuidadores a enfrentarem as baixas temperaturas do ano, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) fez uma lista com os cuidados especiais com a saúde do idoso durante o inverno.

reduzir o frio nos idosos

–  Os banhos precisam ser feitos em temperatura amena e devem ser rápidos, se possível;

–  Utilizar roupas e agasalhos adequados e quentes;

–  As opções são variadas: boné, gorro, touca, cachecol, luvas e meias;

–  Tomar bebidas quentes como chás e chocolate, bem como ingerir sopas e caldos ao longo do dia;

–  Tomar vacinas contra gripe e pneumonias recomendadas para a idade;

– Usar cobertores para reter calor principalmente quando estiver dormindo, já que nesses momentos acontece um declínio da temperatura corporal;

– Se o idoso apresentar sintomas de confusão mental, calafrios ou dificuldades respiratórias, procurar ajuda médica;

–  Fazer exercícios de alongamento com orientação de professores de educação física ou fisioterapeutas;

–  Dar preferência para passeios em locais fechados como shopping center, restaurantes ou mesmo um almoço em família dentro de casa, pois ajuda a quebrar o ciclo da imobilidade;

–  Usar hidratantes tópicos ajuda a diminuir a sensação de pele seca durante o inverno;

–  Reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada por nutricionistas ou médico assistente.

– Outras fontes de obtenção do nutriente são peixes como atum, sardinha e salmão.

–  Gema de ovos, bifes de fígado e cogumelos também são ricos em vitaminas.

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