Dicas de Alimentação

Um alimento pouco conhecido. Radicchio rosa

radicchio rosa verdura pouco conhecida

A verdura fotogênica conquistou muita gente. Veja de onde ela vem e como incluí-la no cardápio

O radicchio é uma verdura de origem italiana, prima da chicória, de gosto amargo e textura crocante.
É mais comum encontrá-la na cor roxa – a variação rosa é cultivada em apenas duas regiões do mundo: Veneto, na Itália, e em alguns locais dos Estados Unidos, como Pensilvânia e Califórnia.
O radicchio é colhido no outono, replantado e coberto com areia para evitar a exposição ao sol e o escurecimento das folhas. De acordo com o chef e nutricionista funcional Carlos Rocha, de São Paulo, existem vários pratos que combinam com o radicchio, como risotos e massas.
“Ele pode ser consumido tanto cru como temperado com azeite de oliva e sal, e sua textura firme permite assá-lo ou grelhá-lo”, destaca Carlos. Para reduzir o sabor amargo, ele indica lavar a verdura com água morna.
Não é comum encontrar radicchio rosa no Brasil, mas se cruzar com ele em alguma feira, vale levá-lo para casa: o alimento é cheio de vitaminas e minerais. “Fonte de vitamina A e C, magnésio e potássio, deve ser escolhido quando está mais maduro”, comenta Carlos. No prato, a verdura pode ser combinada com alimentos ácidos, doces ou salgados. Veja uma sugestão de salada montada com o radicchio rosa indicada pelo nutricionista:

Salada com radicchio rosa

Radicchio, coheça essa verdura que faz bem aos idosos

Ingredientes:

  • 100 gramas de radicchio rosa;
  • 50 gramas de tomate-cereja;
  • 100 gramas de berinjela;
  • Sal a gosto;
  • Vinagre a gosto;
  • Azeite a gosto.

Modo de preparo:

  • Mantenha as folhas de radicchio por 5 minutos em água morna para retirar o amargor.
  • Corte a berinjela em fatias finas sem retirar a casca e deixe-as de molho por 3 minutos na água fria com sal e vinagre.
  • Após esse tempo, frite as fatias de berinjela em uma frigideira antiaderente sem óleo.
  • Corte os tomates-cereja ao meio e monte a salada na seguinte ordem: berinjela, radicchio e tomate. Tempere com sal, azeite e vinagre.

Se você está procurando um ingrediente com um alto valor biológico e com poucas calorias?

Radicchio, coheça essa verdura que faz bem aos idosos

Então, o Radicchio pode ser a sua escolha.

Ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, colorir o seu cardápio é uma maneira boba de garantir uma boa saúde. Radicchio, este vegetal mais conhecido aqui no Brasil na cor vermelha, é embalado com todos os benefícios de um vegetal de folhas verdes. Você acredita no poder do espinafre? Então você vai admirar o Radicchio por tudo o que ele lhe oferecer! 

Radicchio, coheça essa verdura que faz bem aos idosos

As folhas frescas do Radicchio, que pesam 100 gramas, contêm apenas 20 calorias. As folhas contêm deliciosamente grandes quantidades de fitonutrientes e antioxidantes, como a zea-xantina.

Este vegetal é uma boa fonte desses nutrientes. Eles incluem ácido fólico, vitamina A, C, vitamina B1, B3, B5, B6, E, vitamina K, selênio, ferro, cobre, manganês, potássio, fósforo, cálcio e zinco. Nutrientes como estes são necessários em nossa dieta para complementar o corpo. Eles trabalham de várias maneiras para melhorar a nossa saúde.

Benefícios do Radicchio Para Saúde.

Radicchio, coheça essa verdura que faz bem aos idosos

Para a Insônia:

Os efeitos analgésicos e sedativos do Radicchio eram conhecidos desde a antiguidade, quando um filósofo romano promoveu suas qualidades terapêuticas. O vegetal foi admirado pela sua capacidade de curar a insônia e purificar o sangue. Um componente chamado lactucopicrina, que proporciona o sabor amargo ao Radicchio, é antimalárico e também tem efeitos analgésicos e sedativos.

Para os Olhos:

A presença de luteína e zeaxantina nele ajuda a filtrar os raios ultravioletas prejudiciais do sol. Isto protege os olhos contra a doença macular relacionada com a idade. Isso é melhor do que os óculos de sol.

Para o Cérebro:

Radicchio, coheça essa verdura que faz bem aos idosos

A quantidade de vitamina K nele é alta, o suficiente para garantir neurônios saudáveis em seu cérebro. Ele também ameniza os danos provocados por doenças naturais como Alzheimer. A vitamina K desempenha também um papel fundamental na saúde óssea.

Para a Digestão:

Ele tem um efeito promotor sobre a produção de bile ou suco biliar que é um fluido produzido pelo fígado, armazenado na vesícula biliar e que atua na digestão de gorduras. A digestão melhorada influencia drasticamente para um sistema digestivo saudável e limpo. Esse vegetal pode ajudar a evitar a indigestão e outras questões relacionadas.

 Para Perda de Peso:

A fibra é uma ferramenta eficaz para manter a gordura afastada. O Radicchio é rico em fibras, proporcionando uma digestão e excreção mais suave. A fibra dá uma sensação de saciedade, impedindo-o de comer demais. Isso promove a perda de peso.

Radicchio, coheça essa verdura que faz bem aos idosos

Para Coração:

Ele tem muitas qualidades que são benéficas para o coração. A fibra reduz o colesterol, enquanto aumenta a produção da bile. Além disso, ajuda na limpeza do sangue e na remoção de toxinas prejudiciais, mantendo assim um sistema circulatório eficiente. O Radicchio mantém uma boa saúde cardiovascular.

Controla a diabetes: 

A presença de inulina nele, controla naturalmente a diabetes regulando os níveis de açúcar no sangue. O consumo regular deste vegetal em sua dieta mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, e também impede quaisquer outras doenças relacionadas.

Para Combate o Câncer:

Levando em conta o rico teor de antioxidantes em Radicchio, não é surpreendente que as folhas ajudam a combater os danos dos radicais livres. Elas verificam o crescimento das células cancerígenas e previnem o aparecimento de vários tipos de câncer.

Para a Pele:

Radicchio, coheça essa verdura que faz bem aos idosos

Ele oferece uma grande quantidade de vitaminas do complexo B que reabastecem sua pele, olhos e unhas. As vitaminas são essenciais para muitos processos celulares vitais, como a conversão de energia. O folato é requerido pelos glóbulos vermelhos.

Para Melhorar a Imunidade:

Isto é possível devido à vitamina C no Radicchio . O vegetal vermelho aumenta a imunidade pois a vitamina C é também um antioxidante que promove a cicatrização de feridas e desintoxicação. A vitamina também promove um estômago saudável e constrói o colágeno. Entre as frutas e verduras, as de cor vermelha são consideradas as melhores para uma boa saúde.

Existe também o radicchio branco - Crédito Ana Maria Diniz

Existe também o radicchio branco

fonte: boaforma

Veja também no Portal AVôVó:

O poderoso espinafre para os idosos

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *