Lazer & Entretenimento

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

ovo e galinha

A partir das galinhas

Estudos apontaram que existe uma proteína essencial para a formação dos ovos, e essa substância só pode ser encontrada nos ovários das galinhas. Isso significa que sem essas aves, os ovos não podem ser formados. Entretanto, o que são os ovos de galinha afinal? “Abrigos” que guardam os pintinhos ou estruturas que as galinhas põem? Imagine a seguinte situação: se um elefante botasse um ovo, e desse ovo nascesse um leão, de quê seria esse ovo, de elefante ou de leão?

Essa pergunta nos leva a outra consideração. Quando ocorre a fecundação, dois organismos contribuem com informações genéticas — o DNA — para formar o um zigoto. Entretanto, quando ocorre a replicação do material genético, é bastante comum que ocorram pequenas mutações. E são essas pequenas mutações, ocorridas ao longo de milhares de gerações, que resultam no surgimento de novas espécies.

Assim, o que pode ter acontecido foi que um casal de criaturas muito semelhantes às galinhas atuais acasalou e, graças a uma pequena mutação genética, a primeira galinha acabou surgindo. Mas e o ovo?

o-ovo-ou-a-galinha-quem-veio-primeiro

A partir dos ovos

Na verdade, é impossível considerar que uma única mutação tenha sido capaz de gerar uma nova espécie. Todos os seres vivos que existem hoje em dia são o resultado de milhares de anos de pequenas e sutis mutações. Além disso, o ambiente também exerce influência em como as espécies vão evoluindo ao longo do tempo. Elas vão se adaptando às novas condições e situações para sobreviver.

Assim, apesar de os cães terem vindo dos lobos, é impossível que em um dado momento uma loba tenha dado cria a uma ninhada de cãezinhos. Essa nova espécie surgiu depois de anos de evolução e interação com os humanos, que foram domesticando os lobos gradualmente até que algumas características fossem se tornando mais fortes em uma espécie do que na outra.

O ovo ou a galinha?

Se considerarmos o primeiro cenário, no qual uma criatura semelhante à galinha pôs um ovo cujo pintinho sofreu uma pequena mutação que deu origem à galinha atual — que, por sua vez, começou a botar ovos de galinha —, então, a conclusão é de que a galinha surgiu primeiro.

Contudo, de acordo com o segundo cenário, no qual uma criatura semelhante à galinha tenha evoluído e posto um ovo já mutante, então, a conclusão é de que o ovo surgiu primeiro. Mas a conclusão do vídeo é que, independente se as aves atuais surgiram a partir de uma mutação nas antigas galinhas ou nos ovos, a primeira galinha de verdade veio mesmo de um ovo!

“Graças à genética moderna, podemos ter certeza de que o ovo veio antes. As mutações que separam uma nova espécie de seus pais geralmente ocorrem no DNA reprodutivo, presente em óvulos e espermatozóides. É isso que dá origem a novas espécies.”

Christopher Langan, autodidata americano tido como “homem mais inteligente dos EUA”, com QI de 195 pontos.

“Quando a galinha ainda era um ovo, ainda assim ela era da espécie Gallus gallus. Portanto, a primeira forma de vida dessa espécie teria que ser um ovo.”

John Brookfield, especialista em genética da evolução da Universidade de Nottingham, na Inglaterra.

“Mesmo que o pássaro que deu origem ao ovo de galinha não fosse uma galinha, o correto é dizer que o ovo veio primeiro. Se um canguru botasse um ovo e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru.”

David Papineau, especialista em filosofia da ciência do King’s College de Londres, na Inglaterra.

ovo e a galinha

 

“Por criação queremos dizer a condução à vida por um criador sobrenatural. Ele usou processos que não estão agora em operação, em lugar do universo natural. Mas Ele foi responsável por dar a vida a todos os seres.”

Duane Gish, bioquímico e pensador criacionista, crítico da teoria da evolução.

fontes: superinteressante e megacurioso

Veja também no Portal AVôVó:

Como treinar o cérebro para ser criativo

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *