Chás

Quebra-pedra: chá, seus benefícios e riscos

chá de quebra-pedra para idosos

Quebra-pedra é um nome popular e genérico dado a diversas espécies do gênero Phyllanthus. Sua denominação vem do fato destas plantas surgirem facilmente no meio de pedras. Seu consumo e o aproveitamento de suas propriedades é feito por meio de chás. 

Para que serve o chá de quebra-pedra

chá de quebra-pedra para idosos

O chá de quebra-pedra tem como principal propriedade sua ação diurética. Por agir sobre o funcionamento dos rins, o chá de quebra-pedra também combate cálculos renais. Além disso, algumas espécies dessa planta possuem ação anti-inflamatória e antibiótica.

Serve para infecção urinária

chá de quebra-pedra para idosos

A ação diurética do chá faz com que ele possa ser um complemento importante para o tratamento da infecção urinária. Porém, seu uso deve ser reduzido, informado ao seu médico e combinado aos tratamentos convencionais, os únicos que comprovadamente combatem a infecção urinária.

Chá de quebra-pedra funciona

Diferentemente de alguns outros chás, o chá de quebra-pedra teve suas propriedades diuréticas comprovadas por diversos estudos científicos. No entanto, seu papel no tratamento de cálculos renais, por exemplo, é de coadjuvante e deve estar associado às formas convencionais de recuperação dos pacientes.

Efeitos colaterais do chá

chá de quebra-pedra para idosos

Não há efeitos colaterais importantes relatados pelo uso deste chá. No entanto, não se deve consumir mais do que quatro xícaras do chá por dia sob risco aumentado de intoxicação ou outro problema relacionado ao consumo do chá.

Como fazer chá de quebra-pedra

A quebra-pedra é normalmente vendida em lojas de produtos naturais desidratada e picada. Para preparar o chá, utilize a proporção de uma colher de sopa da erva para cada 500 mililitros de água fervente. Tampe e espere dez minutos. Depois disso, é só coar e beber o chá.

Chá de quebra pedra aborta

chá de quebra-pedra para idosos

Não é possível afirmar categoricamente que ele provoque aborto. No entanto, esta planta, assim como muitas outras consumidas em forma de chá, são contraindicadas para gestantes devido ao aumento no risco de complicações, algumas delas fatais.

O mais importante é que grávidas informem aos seus médicos sobre chás que tenham hábito de consumir para que ele decida sobre a continuidade do uso ao longo da gestação.

O Chá emagrece?

Nenhum produto sozinho pode ser considerado responsável por emagrecimento. No entanto, por ser efeito diurético, o chá pode auxiliar no combate à retenção de líquidos e sua inclusão, sob prescrição de um nutricionista ou endocrinologista, em uma dieta pode ajudar na perda de peso.

fonte: CCM

Veja também no Portal AVôVó:

Chá de picão, o que é e para que serve?

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *