Internacional, Nacional

Qual o melhor assento no avião para os idosos?

Será que a janela ou a saída de emergência é sempre a melhor opção? Conversamos com algumas empresas aéreas, consultores, sites e agências de turismo para tentar descobrir a melhor alternativa para cada perfil de viajante.

qual o melhor assento para idosos nos aviões?

Ansioso

Caminhar durante a viagem é uma forma de aplacar a ansiedade nos voos mais longos. Caso faça parte desse time, procure se sentar próximo ao corredor. Assim não terá ninguém atrapalhando seus passeios e você não precisará incomodar os vizinhos pedindo para passar.

Apressadinho

Se você é daqueles que gosta de sair da aeronave assim que ela aterrissa, busque um lugar nas primeiras filas, de preferência no corredor. Assim, a chance de ter muita gente travando a sua saída diminui. Em alguns voos nacionais o desembarque também pode acontecer pela porta traseira. Se esse for o caso da sua aeronave, a última fileira também é uma boa ideia. Fique atento.

Dorminhoco ou leitor incansável

qual o melhor assento para idosos nos aviões?

É daqueles que dormem a viagem toda ou passam boa parte do tempo lendo? Então as poltronas da janela foram feitas para você, que passará o voo todo sem ser incomodado com o fluxo de pessoas. Para mais momentos de tranquilidade e silêncio, escolha as fileiras mais centrais, longe dos banheiros, da cozinha e das crianças, que costumam ficar mais na frente.

Friorento

As últimas fileiras são as ideais para essa turma, já que o fluxo do ar condicionado costuma funcionar da frente para trás na maioria das aeronaves. O inconveniente é ter de ficar próximo à área mais movimentada do avião.

Quem enjoa fácil

Poltronas situadas no centro do avião, sobre as asas, estão próximos ao centro de gravidade da aeronave e tendem a ser mais estáveis e chacoalhar menos durante turbulências. Já os assentos das últimas fileiras sofrem com efeito oposto. Fuja deles.

Que se incomoda com barulho

qual o melhor assento para idosos nos aviões?

Poltronas localizadas um pouco à frente das asas são boa opção nesse caso por estarem parcialmente livres do ruído do motor, assim como dos banheiros e da cozinha, onde o fluxo de pessoas é maior. Mas fique atento: em aeronaves grandes os banheiros não se restringem às extremidades.

Que gosta de fotografar do alto

Os assentos da janela nas fileiras na frente da asa e no fundo da aeronave costumam proporcionar uma visão mais ampla da paisagem do lado de fora, sem que a fuselagem atrapalhe muito. Se você gosta de imagens que incluam parcialmente a asa, busque poltronas que sejam próximas às extremidades delas, já que bem em cima você não conseguirá ver muita coisa pela janela. Se sua ideia é ver algum ponto específico, como o Cristo Redentor, pesquise antes de qual lado da aeronave ele estará na sua rota, para se sentar do lado certo.

Acima do peso

Se pagar um extra para ter uma poltrona um pouco maior está fora de cogitação, o negócio é tentar um assento no corredor, onde a sensação de “aperto” é menor. Se optar por um lugar diferente onde haja um assento desocupado ao lado, assegure-se apenas de que o braço divisório naquela aeronave é móvel, caso contrário o desconforto será o mesmo.

Muito alto

Caso você se sinta apto a agir quando houver necessidade, assentos em saídas de emergência são uma boa alternativa para acomodar quem tem estatura elevada, por terem mais espaço livre para as pernas, assim como as primeiras filas. Mas como nem tudo é perfeito, saiba que essas poltronas costumam reclinar menos. Outra opção é pagar pelos assentos “premium”, que prometem alguns centímetros a mais para as pernas.

qual o melhor assento para idosos nos aviões?

Com bebês

Com mais espaço na frente do que as demais poltronas, os assentos das primeiras filas são o local ideal para quem eventualmente precisa trocar uma fralda durante a viagem ou acomodar um bercinho portátil. Algumas aeronaves contam até mesmo com trocador embutido na parede.

Com crianças

qual o melhor assento para idosos nos aviões?

Desde que não seja uma saída de emergência, a primeira fila continua sendo uma opção interessante por conta do espaço extra para os pequenos se movimentarem, mas uma boa alternativa são os assentos de janela, que permitem uma distração extra durante o voo e uma barreira natural com o adulto ao lado para eventuais escapadas indesejadas.

Idosos e passageiros com necessidades especiais

O espaço extra para as pernas faz dos assentos da primeira fila, novamente, os mais indicados para esse tipo de passageiro, assim como a proximidade e facilidade de comunicação com os comissários. Caso este local esteja ocupado, dê preferência aos assentos mais próximos ao corredor para facilitar a locomoção ao banheiro, por exemplo.

Fontes: Decolar.com, Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-SP), GOL, Interpoint e Latam

Veja também no Portal AVôVó:

Mala a ser despachada no avião e bagagem de mão: o que é permitido?

 

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *