Saúde Física

Quais esportes que o idoso pode praticar ?

Quais esportes que o idoso pode praticar?

As melhores condições de vida obtidas com o avanço da medicina têm aumentado a expectativa de vida do ser humano.

Apesar de a longevidade ter um limite, como vimos aqui, nunca se viveu tanto e com tantas possibilidades de se viver bem.

E, para isso, nada como praticar esportes.

Muitos estudos têm demonstrado que, mesmo com uma idade mais avançada, é possível aos idosos ganhar massa e força muscular com treinamentos com pesos.

É natural que, com o avançar do tempo, ocorra uma perda de musculatura, mas é possível atenuar os seus efeitos com exercícios voltados para ganhar massa.

Segundo o especialista em educação física Alexandre Vieira, cerca de 85% das pessoas idosas apresentam uma ou mais doenças ou problemas de saúde, sendo os principais: artrite:

48%; hipertensão arterial: 46%; doenças cardíacas: 32%; comprometimento da audição: 32%, entre outros.

De acordo com o estilo de vida do idoso e com o adotado em sua vida pregressa, os especialistas acreditam que é possível o ser humano viver até os 115 anos.

Como envelhecer de forma saudável?

Os estudiosos ainda afirmam que a atividade física regular e prática de esportes é um dos segredos para manter-se saudável na terceira idade.

São os idosos quem mais se beneficiam, de todos os grupos etários, com a prática de exercícios físicos, claro que feitos com cuidado e com apoio especializado.

O exercício físico faz bem para o corpo e, também, para a cabeça.

Ele resgata a auto-estima, o prazer e a motivação.

Através da prática de uma atividade física, o idoso tem a possibilidade de melhorar a sua coordenação motora e reflexos, relaxar, estar em contato com outras pessoas, de recuperar a confiança em si mesmo e fortalecer o seu corpo, protegendo-se de possíveis acidentes aos quais pode ficar mais vulnerável com a idade, como uma queda.

Confira, a seguir, algumas atividades físicas que fazem muito bem para a saúde dos idosos.

Dança

dançar

Fazer atividades desportivas na terceira idade não é apenas uma questão de saúde física.

É também uma questão de saúde mental, um momento de socialização, de fazer novos amigos, de se sentir bem.

Neste sentido a melhor atividade é a dança.

Vale tudo: tango, dança de salão, flamenga, do ventre, moderna, clássica.

É só achar a escola que ofereça estas atividades aos mais velhos.

E olha que tem muita gente voltando ao Ballet!!!

Natação ou hidroginástica

natação

As atividades aquáticas como a natação e a hidroginástica trazem benefícios como o fortalecimento dos músculos e a melhoria do sistema respiratório.

Nadar é um exercício aeróbico que protege as articulações e trabalha o fluxo sanguíneo.

A vantagem destas atividades também se dão pelo pouco impacto que água provoca.

Caminhada e corrida

corrida

Uma caminhada de, no mínimo 30 minutos, diariamente combate problemas cardiovasculares, melhora a respiração e fortalece os músculos.

Ioga ou pilates

Yoga

Ioga e pilates ajudam na aquisição de flexibilidade e equilíbrio e melhora a postura.

Bicicleta

bicicleta

Andar de bicicleta é uma atividade prazerosa para os idosos e que, ainda, fortalece os músculos do quadril e das pernas.

Musculação ou ginástica

caminhada

Para melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos, a musculação é uma ótima atividade.

Os exercícios devem ser voltados para a repetição, e não para o peso.

Malhar fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea e a respiração.

Alongamento

alongamento

Todas as atividades físicas devem ser precedidas de alongamento.

Depois do exercício, ele também é fundamental, pois evita lesões.

Alongar é também entrar em contato consigo mesmo através da percepção e da consciência do próprio corpo.

Alongar, respirar e ir relaxando cada músculo, cada parte do corpo: pescoço, ombros, costas, braços, pernas, e pés.

Caminhada na terceira idade, como fazer corretamente. Clique aqui

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