Legumes & Verduras, Receitas Salgadas

2 receitas de purê de legumes. Que tal? Vamos fazer?

purê de batatas para idosos faz muito bem
Já pensou em uma refeição perfeita para o seu jantar?
Porque, na verdade, você acaba até se perdendo e não sabe o que fazer para que os convidados jantem e queiram repetir o prato depois, ainda mais se for uma refeição bem apetitosa.
Muitos preferem receitas mais light e que sejam também originais.
Um purê de batatas com legumes pode ser uma ótima opção, além de ser uma receita super prática, fácil, barata e saborosa.
Vamos conferir como você pode fazer esta maravilha?

Porque um simples purê de batatas tem que estar repleto de legumes, por exemplo?

Todo mundo sabe que o valor nutricional de vários desses alimentos somados são mais do que recomendados para a boa saúde.

Não é a toa que todos os médicos aconselham as crianças e idosos a comerem bastante legumes, desde a papinha, até as refeições mais bem formadas.

Existem uma grande variedade de legumes no mundo e cada um tem a sua peculiaridade.

O que ninguém pode negar é que eles são altamente nutritivos, possuem radicais livres, sais mineiras e um monte de outras vitaminas, que ajudam a formar o organismo da forma mais correta possível.

Purê de Batatas

purê ideal para idosos

O purê de batatas também é considerável super leve para qualquer refeições e quando misturado a alguns legumes, se torna ainda mais nutritivo.

Ele pode ser consumido tanto no almoço, quanto no jantar, já que não é um alimento muito pesado, além de poder ser acompanhados por diversos outros alimentos.

Neste caso, que tal aprender algumas deliciosas receitas para preparar aquele purê de batatas com legumes?

Confira logo abaixo!

Molho de Purê de Batatas Com Legumes

purê ideal para idosos
foto ilustrativa

Esta receita se encaixa na categoria de molhos, por ser bastante ralinha.

É super fácil de preparar e rende quatro porções.

Possui apenas 322 calorias por cada porção e fica pronta em apenas 30 minutos.

Quer experimentar?

Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes.

  • Quatro cenouras pequenas raladas ou não;
  • Quatro batatas médias para preparar o purê;
  • Duas abobrinhas frescas;
  • Uma fatia de abóbora sem casca;
  • Um quarto de xícara de chá com manteiga;
  • Meia xícara de chá de leite;
  • Seis colheres de sopa de creme de leite;
  • Sal e pimenta do reino para temperar a gosto;
  • Tomilho fresco para preparar a gosto;
  • Duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

Como Preparar

  •  Comece a cortar todos os legumes que estão no meio dos ingredientes acima em formato de cubos.
  • Deixe cada um deles cozinhando bem no vapor.
  • Logo depois de deixar cada um dos legumes bem cozidos, bata todos no liquidificador, formando uma espécie de molho.
  • Reserve o molho para as próximas etapas da sua receita.
  • Em uma panela grande, comece a derreter a sua manteiga e logo em seguida, misture o purê de legumes, o creme de leite, o leite puro, a pimenta e o sal, todos juntos, mexendo sempre, não deixando que a sua mistura fique parada.
  • Deixe que a sua mistura com tudo fique bastante homogênea.
  • Isto deve acontecer em aproximadamente 3 minutos, mais depende bastante da consistência do seu purê de legumes.
  • Depois de preparar o purê de legumes da forma correta, polvilhe a sua receita com o tomilho fresco e mais um pouco de queijo ralado, para dar aquele sabor final.
  • Depois, basta servir o purê para que família e convidados possam apreciar!

Purê Consistente Com Legumes

purê ideal para idosos
foto ilustrativa

Se você deseja preparar o clássico purê de batatas, deixando os legumes apenas como bons acompanhantes, esta receita é para você.

Neste caso, confira abaixo quais os ingredientes que você vai precisar para preparar esta delícia de refeição!

Vale lembrar que esta porção pode servir até 10 pessoas.

  • 2,25 quilogramas de batatas, desde que elas estejam descascadas e cortadas em quatro pedaços mais ou menos iguais;
  • Três xícaras  com aproximadamente 300 g de couve-flor (utilizando somente as flores);
  • Quatro dentes de alho;
  • Uma cenoura grande, bastante picadinha;
  • Meia xícara, com aproximadamente 120 ml, de leite desnatado;
  • Três colheres de sopa com pouca manteiga;
  • Meia colher de chá de sal a gosto;
  • Um quatro de colher de chá de pimenta-do-reino moída para temperar a gosto;
  • Uma colher de sopa com um bocado de salsa picada para enfeitar e finalizar a sua receita.

Como Preparar

O modo de preparo desta receita é prático e fácil.

Confira!

1. Leve uma panela com água e sal ao fogo.

  • Espere a água ferver para começar a cozinhar a couve flor e as batatas para o preparo do purê posteriormente.
  • O alho e a cenoura também poderão ser cozinhados nesta mesma panela.
  • Deixe que a batata cozinhe totalmente e não deixe o fogo apagar!
  • Mesmo assim, tome muito cuidado para que as batatas não comecem a desmanchar.
  • Acerte o ponto de cozimento das mesmas.
  • Por isso, deixe que a panela fique no fogão por aproximadamente 15 minutos de duração.

2. Depois de deixar que todos os legumes estejam cozidos em uma grande panela junto com as batatas, escorra tudo para eliminar toda a água de cozimento.

  • Junto com os legumes, bata em um liquidificador a pimenta, o leite, a manteiga e o sal, todos juntos, formando uma mistura um pouco mais grossinha.

3. Logo após esta etapa, é hora de decorar o seu purê para que depois ele seja servido da melhor maneira possível.

  • Pegue um pouco da salsinha e pique bem.
  • Se achar melhor, pode usar um ralador.
  • Salpique a verdura por cima do seu purê e logo em seguida, ele estará pronto para ser servido.

Vale lembrar que esta receita pode ser servida no almoço com algum acompanhamento como arroz e uma carne.

Nada impede que a receita também seja usada no jantar, já que o purê de legumes é um alimento bastante apreciado para esta época do dia.

Veja também no Portal AVôVó:

7 Receitas de sopas para o idoso saborear – Parte 2

 

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