Estética & Beleza

Qual protetor solar ideal, como proteger e cuidar da pele

Qual o melhor protetor de sol para os idosos

Qual o protetor solar mais indicado para os idosos?

A pele é o maior órgão do corpo humano, e vai se renovando continuamente. Entretanto, com a idade, esse poder de renovação diminui e a pele fica mais sensível, podendo ser danificada facilmente pela ação do sol. Por isso, é imprescindível que os idosos usem protetor solar sempre, e fiquem de olho na saúde da pele.

Protetor solar e como cuidar da pele dos idosos
Os protetores solares indicados para idosos são aqueles com FPS a partir de 60.

O protetor solar não evita apenas que a pele se queime, mas também protege contra manchas e contra o câncer de pele. Mais do que uma questão de estética, cuidar da pele e protegê-la é uma questão de saúde e de qualidade de vida.

Para os idosos, é indicado o protetor solar com alto fator de proteção, de consistência oleosa e, se possível, em spray. Mas por quê?

Existem protetores solares com fatores de proteção que vão do “6” ao “100”. Esses números significam quanto tempo a mais sua pele levará para ser danificada pelos raios solares.

Por exemplo: se sua pele levar 10 minutos para ser danificada sem proteção, ficando vermelha e coçando, ao usar um protetor com FPS 15, vai demorar 15 vezes mais – ou 150 minutos – para que seja feito o mesmo dano na pele. Se usar um com FPS 30, vai demorar 30 vezes mais – 300 minutos, o equivalente a cinco horas!

Os protetores solares indicados para idosos são aqueles com FPS a partir de “60”. O ideal é que o protetor seja eficaz contra UVA e UVB, os dois tipos de raios ultravioleta que prejudicam a pele.

A pele costuma ficar mais seca com a idade, porque o funcionamento das glândulas sebáceas vai diminuindo com o tempo. Por isso, é importante que o idoso use um protetor solar mais oleoso para evitar que a pele desidrate e comece a descascar.

O protetor solar em spray é mais prático, e ajuda na autonomia dos idosos que têm problemas motores ou dificuldades de alcançar alguma parte do corpo – com o spray, eles podem espirrar o protetor solar nas pernas, por exemplo, para não ter de abaixar e espalhar o protetor em creme.

Protetor solar e como cuidar da pele dos idosos

Os idosos que já têm pele mais oleosa podem procurar protetores solares “oil free”, e aqueles com alergias devem prestar muita atenção à fórmula antes de usar um protetor, ou comprar produtos hipoalergênicos.

Não se esqueça de que você deve esperar cerca de 15 minutos após aplicar o protetor para se expor ao sol e, sempre que possível, deve oferecer proteção extra à pele do rosto com chapéus e bonés.

Outras dicas são imprescindíveis não apenas para os idosos, mas para pessoas de todas as idades: evite tomar sol entre 10h e 16h, que é o período de maior incidência de raios solares; reaplique sempre o protetor solar, mesmo se você não tiver se molhado e use protetor mesmo em ambientes fechados ou com pouco sol – raios ultravioleta das lâmpadas e o mormaço também queimam!

Importante

Sempre que possível, além de usar o protetor solar, o idoso deve oferecer proteção extra à pele do rosto com chapéus e bonés.

Evitando manchas e rugas

Para evitar o aparecimento de manchas na pele, o mais indicado é ter o hábito de usar protetor solar sempre, desde criança. Mas, se você não fez isso, não significa que não pode começar os cuidados agora.

Uma dica básica é usar um hidratante recomendado para o seu tipo de pele por um dermatologista.

Também converse com um dermatologista sobre o uso de cosméticos com vitamina C, antioxidantes e cosméticos feitos especialmente para pessoas na terceira idade.

Outra dica é usar produtos que contêm ácido hialurônico, que aumenta a elasticidade da pele e suaviza as rugas e marcas de expressão.

Protetor solar e como cuidar da pele dos idosos

Sabonete e hidratante para a pele dos idosos

Devemos manter nossa pele hidratada sempre, mas o cuidado com a hidratação deve ser intensificado na terceira idade.

Os idosos devem aplicar hidratantes diariamente na pele, de preferência após o banho, quando os poros ainda estão abertos. Deve ser dada atenção especial à pele das mãos e também dos joelhos e cotovelos, regiões em que a pele fica seca e sensível.

Para evitar ainda mais o ressecamento, é recomendado o uso de sabonetes infantis ou neutros, que evitam alergias e são bastante suaves.

Protetor solar e como cuidar da pele dos idosos

Cuidados na hora do banho

É preferível que os idosos não tomem banhos demorados nem muito quentes. Banhos rápidos, com água na temperatura morna ou fria são ideais para o bem-estar da pele.

Um banho com água muito quente pode tornar a pele mais áspera, causar coceiras e até mesmo urticárias.

Uma vez que a pele dos idosos já é sensível, não é recomendado o uso de esponjas e buchas duras, especiais para esfoliação. Buchas e esponjas machucam a pele e retiram a oleosidade. Passe apenas o sabonete direto na pele.

Use também sabão neutro para lavar o rosto no final de cada dia, para assim retirar sujeiras, maquiagem e poeira da pele.

Hidratação e alimentação para uma pele saudável

Protetor solar e como cuidar da pele dos idosos

Quando ingerimos água, todo nosso organismo funciona melhor, e a pele fica mais hidratada. Por isso, é recomendado tomar de oito a dez copos de água por dia – e não espere sentir sede para ir tomar água, pois a sede é sinal de que você já está se desidratando!

Pode-se reforçar a hidratação com a ingestão de frutas, verduras e hortaliças ricas em água – como melancia, melão, laranja, tomate, alface, pepino e cenoura.

Se estiver em um ambiente seco ou for uma época seca do ano, opte pelo uso de umidificadores de ambiente, que não deixam a pele ressecar e também facilitam a respiração.

Para melhorar a consistência da pele, consuma alimentos que contenham colágeno, como carne vermelha, peixe, gelatinas, azeitonas, queijo, leite de soja, cebola, laranja e limão.

Outros hábitos que garantem não somente uma pele saudável, mas uma vida com mais qualidade, são: evitar o fumo e as bebidas alcoólicas, dormir bem todas as noites, não ser sedentário e levar uma vida sem estresse.

fonte: Clara residencial senior

Veja também no Portal AVôVó:

O idoso tem que proteger a sua visão no inverno

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *