Lazer & Entretenimento

Os primeiros passos para entrar no universo digital

tablet

Cada vez mais idosos estão acessando a internet, como indica estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mais recente abrange o período de 2005 a 2011, e o aumento no número de internautas com mais de 50 anos é superior a 222%.

E para auxiliar os novos internautas, a coluna “Tira-dúvidas de tecnologia” preparou um pacote de dicas para quem está tendo o primeiro contato com o computador.

Os primeiros passos

Para os leitores que estão começando a usar o computador ou pretendem começar a usá-lo, a primeira dica é: sejam curiosos. Os computadores não são tão frágeis a ponto de estragar se alguma operação não tiver sido executada corretamente. O maior prejuízo que pode ocorrer algum arquivo importante ser deletado acidentalmente.
Também é preciso ficar atento à instalação de programas maliciosos – nesse caso o maior risco é o de ter informações roubadas pelo programa. Ex: senha de cartões de crédito.

Tablet, desktop ou notebook?

A escolha do equipamento mais apropriado pode determinar uma melhor experiência de uso para quem está tendo o primeiro contato com a tecnologia. O ideal é definir um propósito inicial de uso do equipamento. Se o objetivo é basicamente se comunicar com amigos e familiares em programas como o Skype, Google Hangouts ou recursos de bate-papo disponíveis nas redes sociais, não é necessário investir num computador com configurações avançadas.
Os requisitos de sistema necessários para atender às necessidades de usuários com esse perfil são facilmente atendidos por PCs com um valor mais em conta.
Tablet 
A adoção desse tipo de equipamento é sem dúvidas a mais recomendada para quem busca mobilidade para acessar à internet. Existem tablets com configurações modestas e de menor valor se comparados a notebooks e desktops. Porém, é preciso levar em consideração que, se a escolha for a adoção de um dispositivo móvel como o primeiro computador, haverá uma limitação no aprendizado sobre o uso de programas e de sistemas operacionais.

Outra dica é escolher um tablet que tenha câmera frontal, pois permitirá a realização de vídeo chamadas.
Desktop 
A vantagem da adoção de um desktop consiste no baixo custo de aquisição e manutenção. Também deve ser levada em consideração a possibilidade da instalação de programas básicos, úteis nas tarefas do dia a dia, além da oportunidade de aprendizado do uso do computador.
Mas o equipamento requer uma mesa apropriada e uma cadeira confortável, e é preciso lembrar da impossibilidade de levá-lo a qualquer momento para outros cômodos da residência.Notebook – A principal vantagem de se apostar num notebook é a mobilidade.
É possível mantê-lo sobre uma mesa e operá-lo de maneira semelhante um desktop. No que diz respeito aos recursos e o valor de aquisição, é possível encontrar um equipamento com desempenho satisfatório e com o valor próximo ao de um desktop.
O aspecto negativo consiste no alto custo de manutenção quando for necessário realizar algum reparo no equipamento.
computer

Começando a navegar

Um computador pode servir para diversão, ferramenta de trabalho ou estudos. Seu uso pode parecer complexo para quem está tendo o primeiro contato, mas quanto mais ele for usado maior será a habilidade desenvolvida. O principal emprego do equipamento é navegar na internet. A boa notícia é que, para essa atividade, não é necessário possuir conhecimentos avançados em informática. Porém, é recomendável ter alguns conceitos básicos, como os indicados abaixo:

Sistemas operacionais

Um computador não tem utilidade alguma se não possuir um sistema operacional instalado. Os mais usados em computadores pessoais são os seguintes:
1. Microsoft Windows 
É o sistema operacional mais usado em PCs 
2. Mac OS X
É o sistema operacional distribuído com os computadores fabricados pela Apple. Possui funcionalidades equivalentes às encontradas no Windows.
3. Linux 
É o sistema operacional de código aberto, distribuído gratuitamente. Houve o tempo em que usar esse sistema operacional era uma tarefa complexa, destinada somente aos usuários avançados. Atualmente é uma excelente alternativa e pode ser facilmente aprendido. É uma opção para evitar o custo de licença, mas também pode servir para reaproveitar computadores antigos.
– Internet
Os principais programas para navegar na internet (browsers) são os seguintes:
1. Internet Explorer 
É o navegador padrão do sistema operacional Windows. Atualmente não é o mais popular entre os internautas devido a algumas vulnerabilidades e incompatibilidade com alguns sites.2. Mozilla Firefox É um navegador de internet multiplataforma. Esse programa pode ser instalado em qualquer sistema operacional e também nos modelos de tablets mais modernos. A vantagem de usá-lo é sua melhor compatibilidade com a maioria dos sites da internet.3. Google Chrome É o navegador desenvolvido pelo Google, atualmente é o mais usado na internet. Também está disponível para todos os sistemas operacionais. A vantagem de usá-lo é sua simplicidade, baixo consumo de memória RAM e segurança na navegação.

teclado

Programas de bate-papo e redes sociais

As redes sociais, principalmente o Facebook para muitos internautas, é praticamente o equivalente a acessar à internet. Pode parecer exagero, mas as dezenas de horas passadas em frente ao computador praticamente se resumem a visualizar as postagens dos amigos, postar fotos e comentários. No Facebook é possível conversar com um ou mais amigos pelo chat ou pela vídeo conferência (é necessário possuir webcam e microfone para transmitir a som e vídeo).

O Twitter e o Instagram são também muito populares entre os internautas. No Twitter é possível compartilhar pequenas postagens com no máximo 140 caracteres, imagens e links para outros sites. O microblog está disponível para qualquer navegador de internet, ou em aplicativos para dispositivos móveis.

O Instagram é a rede social de compartilhamento de imagens, na qual os usuários podem postar fotos de sua autoria ou imagens que acharem interessante. É possível visualizar as postagens em qualquer navegador de internet, mas todas as publicações devem ser feitas através de dispositivos móveis (tablets ou smartphones).

Já os programas de bate-papo mais usados na internet são os seguintes:

1. WhatsApp

É o mensageiro instantâneo mais popular, mas não possui uma versão para PCs. Pelo aplicativo é possível enviar, usando dispositivos móveis, mensagens de texto, fotos, áudio e vídeo. Permite a criação de grupos entre os contatos.

2. Skype 

É um programa de bate-papo gratuito pelo qual é possível realizar ligações telefônicas entre computadores e telefones convencionais, usando a internet. As chamadas entre dois computadores são gratuitas. Um dos recursos mais úteis do programa consiste na possibilidade da realização de vídeoconferência. O programa está disponível para computadores e dispositivos móveis.

3. Google Hangouts 

É o programa gratuito de bate-papo desenvolvido pelo Google. Com ele é possível trocar mensagens por texto, voz e vídeo conferencia. Os recursos são semelhantes aos encontrados no Skype.

computer2

Suítes de escritório

São os programas de criação e edição de textos, planilhas de cálculo e apresentações. As principais suítes de escritório são as seguintes:

1. Microsoft Office 

Principal ferramenta de criação de documentos, ela é vendida separadamente do sistema operacional Windows. O Office também possui uma versão destinada ao Mac OS X.

2. LibreOffice 

É a suíte de escritório gratuita. O programa possui funcionalidades similares às encontradas no Microsoft Office, e dependendo da necessidade de usuário pode atender completamente às necessidades sem que para isso seja preciso comprar uma licença de software.

Veja também no Portal AVôVó:

https://www.avovo.com.br/idosos-na-era-digital-e-da-tecnologia/

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *