Saúde Física

Má circulação sanguínea. Saiba mais !

circulação sanguínea nos idosos

A má circulação sanguínea, é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

Quando isso acontece, elas ficam endurecidas e estreitas, tornando a circulação do sangue bem mais lenta.

A recomendação é que as pessoas com esse tipo de problema jamais fumem e tenham um acompanhamento constante com o cirurgião vascular, pois, às vezes, a evolução dos sintomas se agrava, provocando a gangrena das pontas dos dedos – alerta o angiologista Ary Elwing.

Segundo o especialista, obesidade, tabagismo, colesterol alto, hipertensão, sedentarismo, diabetes e estres são alguns fatores que podem causar a má circulação.

Além disso, maus hábitos como usar meias ou sapatos apertados, dormir muito encolhido, ficar sentado ou cruzar as pernas por bastante tempo, ter alimentação inadequada, pouca ingestão de água e consumo frequente ou exagerado de bebidas alcoólicas também são prejudiciais.

Saiba mais sobre a hipertensão, clicando aqui

Confira oito dicas para prevenir e tratar a má circulação sanguínea:

Não perca nenhum conteúdo do Portal Avôvó! Informe seus dados e receba atualizações por e-mail.



 

Use roupas confortáveis:

Evite as peças que apertem os músculos das pernas, comprimam a cintura ou mesmo os sapatos ou tênis apertados, já que dificultam a circulação do sangue.

Coma alimentos ricos em fibras:

Eles ajudam a fazer uma boa digestão, o que evita o aumento de pressão abdominal, a debilitação das paredes das veias e assim reduzem o risco de sofrer de prisão de ventre, varizes e hemorroidas.

Levante as pernas:

Levantar um pouco as pernas enquanto se está sentado, ou mantê-las elevadas por alguns minutos quando se deita na cama, ajuda a dar um bom retorno do sangue às veias.

Faça exercício regularmente:

Fazer exercício físico é muito benéfico para prevenir a má circulação do sangue, uma vez que os músculos, ao serem exercitados, atuam como corações secundários que comprimem as veias e empurram o sangue para a parte superior do corpo.

Prefira alimentos com gorduras poli-insaturadas:

Ao contrário das gorduras saturadas, presentes nos lacticínios e nas carnes bobinas, estes lipídeos reduzem a viscosidade do sangue, aumentando a fluidez da corrente sanguínea. Também ajudam a regular a pressão arterial, a vasodilatação e a coagulação.

Mantenha-se bem hidratado:

Beber entre 2 e 3 litros de água por dia ajuda a aumentar a eliminação de toxinas e melhorar a circulação.

 Massagens relaxantes:

A técnica favorece a circulação sanguínea e também melhora a irrigação dos tecidos.

 Não fume:

Fumar provoca má circulação do sangue, porque a nicotina contida no cigarro danifica as artérias e favorece o aparecimento de varizes.

Fonte: ZH

Veja também no Portal AVôVó:

Meias de compressão. Por que usá-las ?

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *