Saúde Física

Pé na areia e água salgada: combinação perfeita

mulher com areia

VôVó vá para a praia, mas não descuide de seu corpo: veja os benefícios que uma simples caminhada, acompanhada de um mergulho no mar, pode trazer.

Quem nunca sonhou em morar na praia, lugar calmo e sereno, para desfrutar do tempo livre como bem entender? No entanto, o que pode ser observado, analisando a rotina das pessoas que já vivem essa realidade, é que dificilmente os moradores desfrutam dos benefícios que a região litorânea pode proporcionar à saúde e ao corpo como um todo, não só para os banhos de mar e sol, como também no caso da areia.

mulher na praia

Veremos quais são as vantagens de dois momentos que só a praia pode lhe proporcionar e tentar incentiva-lo a realiza-las mais vezes: andar na areia e tomar um banho de mar. São duas atividades relaxantes e, quando realizadas com alguma frequência, causam melhoras para a saúde e para o corpo da pessoa em questão, como o fortalecimento da musculatura e a prevenção de doenças cardiovasculares. O Brasil possui 2.095 praias, distribuídas ao longo de 7,4 mil km de extensão, e apenas nove estados, entre os 26, não possuem região litorânea. São muitas opções de escolha e provavelmente você mora ou está próximo de uma delas.

mulher com areia

A maior preocupação dos esportistas amadores que realizam corridas é o impacto nas articulações. Correr ou caminhar na praia causa um desgaste menor, comparado a rua e a esteira de academia, nos joelhos, tornozelos, quadril e coluna. Isso não significa que você deve deixar a preocupação de lado e realizar tarefas muito além do seu limite. Na verdade, o desafio do autoconhecimento, ao caminhar na areia, é muito maior.  As condições de impacto são bastante flexíveis, variando entre os tipos de areia e condição do tempo. Consequentemente, o esforço pode aumentar ou diminuir.

No caso das caminhadas, as pessoas normalmente procuram por um momento relaxante. Algo que possa transformar o estresse em potencia de agir. Bom…encontramos outra vantagem de realizar essa atividade na praia. A areia fofa nos pés, em contato direto com a sola – sensação gostosa de liberdade e contato com a natureza- e a brisa do vento soprando no seu rosto.

conchas

A dúvida mais comum de quem deseja correr ou caminhar na areia da praia é se deve fazer isto descalço ou com um tênis. Quem ainda é novo na corrida e nunca tentou correr na praia, é melhor usar um tênis para evitar desgaste. No caso da terceira idade, sugerimos que você só deixe de usar o tênis após uma liberação médica. Não vale a pena arriscar suas férias e perder momentos de alegria por causa de uma contusão boba.

A melhor forma para começar a correr na areia da praia é aos poucos. Quem é sedentário ou está desacostumado com a rotina de atividades físicas, precisa começar mais devagar, cerca de 20 a 30 minutos por dia de caminhada ou corrida. Após um tempo de adaptação, o tempo pode ser aumentado para até 50 minutos.

coração na areia

– Dicas essenciais

  • Muito protetor solar
  • Preferir os horários antes das 10h e depois das 16h
  • Beber muita água

Benefícios da água do mar

  • Regula o metabolismo

A água do mar contém minerais como o iodo, que estimula a tireoide, uma glândula que regula o metabolismo.

  • Melhora o sistema imunológico e a circulação sanguínea

O número de glóbulos vermelhos – as células que servem para transportar oxigênio a todos os recantos do organismo – aumentam aproximadamente entre 5 a 20% depois de um banho no mar. Ainda em maior proporção aumentam a quantidade de glóbulos brancos, que são as células defensivas encarregadas de lutar contra os agentes infecciosos.

  • Bom para pele

Os sais minerais em parceria com o sol regeneram a pele

  • Bom para os pulmões

Mergulhar no mar proporciona a expiração do ar que temos em nossos pulmões. Esse movimento proporciona a limpeza dos brônquios

  • Neutraliza as cargas negativas

Não é só questão de crença popular. Os sais presentes na água ajudam a normalizar as reações bioquímicas do corpo, energizando o organismo

Para mover-se dentro de água é necessário mais esforço, o que faz com que pessoas com problemas de obesidade possam realizar um exercício físico mais intenso, mas com baixo impacto.

VôVó aproveite e descanse bastante!

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