Internacional

Portugal, um dos melhores destinos do mundo

Portugal o melhor destino do mundo

Portugal tem 7 regiões, o que por si já indica que tem muito para visitar e conhecer, mas temos pelo menos 08 razões que justificam que seja uma boa escolha e que esteja na lista das viagens a fazer na vida.

Entre as principais atrações destacam-se a história e a cultura, a gastronomia e os vinhos, as praias, os festivais de música, o golfe, a variedade das paisagens e, sobretudo, o povo português, considerado afável, aberto e sincero.

Gen - 120x600

O recente prêmio dos World Travel Awards que considerou Portugal como o Melhor Destino do Mundo, veio confirmar a atual tendência, reconhecida igualmente por muitos guias, escritores de viagem, bloggers e órgãos de comunicação social de todo o mundo, especializados em viagens e turismo.

Portugal

1. As cidades, Lisboa e Porto

Se tem poucos dias, Lisboa e o Porto são duas cidades muito atrativas a poucas horas de voo das mais importantes cidades europeias.

Ambas banhadas por um rio que lhes concede um ambiente caraterístico e diferente, são locais acolhedores com os seus bairros históricos e ruas com fachadas de azulejo, para conhecer de dia ou sair à noite, a par dos exemplos de arquitetura moderna e arte urbana, para além de terem uma agenda cultural bastante diversificada e criativa.

Lisboa é uma cidade com uma luminosidade especial, que lhe vem do rio Tejo e da proximidade do mar.

O Porto, cidade antiga, com um centro histórico classificado Patrimônio Mundial, é o ponto de chegada do Rio Douro, em cujas encostas se cultiva o famoso vinho do Porto.

2. Sol, Praia, Mar

Portugal

A presença do Oceano Atlântico e o clima, de verões com muito sol e invernos suaves e amenos, faz de Portugal um destino reconhecido para fazer férias de sol e mar e passeios na praia ao longo de todo o ano.

Na verdade, a costa portuguesa é quase uma praia única com mais de 850 Km e com uma diversidade de paisagens que permite escolher entre o mar mais agitado e fresco do norte e as águas quentes e calmas do sul.

Existem grandes extensões de areia dourada, para quem aprecia um horizonte largo, e também pequenas enseadas com rochas e arribas cor de laranja.

Entre a grande diversidade de praias, mais de 300 têm condições de excelência e são galardoadas como praias Bandeira Azul e cerca de 200 são Praias Acessíveis.

3. Passeios, a pé e de bicicleta

Portugal

Os Parques e Reservas Naturais, os Geoparques e as Reservas da Biosfera reconhecidos pela UNESCO fazem de Portugal também um destino muito apreciado para a prática de atividades ao ar livre, sejam mais contemplativas, como a observação de aves, ou mais radicais como o canyoning.

Nos últimos anos. os trilhos na natureza, a pé ou de bicicleta, têm sido uma boa opção para quem gosta de combinar o exercício físico e o contacto com a cultura local.

4. Caminhos da Fé

Portugal

Mas os caminhos que se percorrem são também um encontro com a espiritualidade.

O Caminho Português de Santiago e os Caminhos de Fátima são cada vez mais procurados por quem gosta de caminhar com um propósito de conhecimento, natureza e cultura.

Portugal é também reconhecido como um importante centro do culto mariano.

O Santuário de Fátima, que celebrou em maio de 2017 o Centenário das Aparições de Nossa Senhora, é o seu expoente máximo, atraindo milhares de visitantes do mundo inteiro todos os anos.

5. Festivais de Música

Portugal

Os festivais de música podem ser um bom pretexto para vir a Portugal e fazer umas férias diferentes, aproveitando para conhecer os sítios de forma divertida num ambiente descontraído.

À escolha, consoante a preferência musical, realizam-se festivais internacionais perto das cidades, em Lisboa ou no Porto, num ambiente rural, junto ao rio, ou a combinar com uns bons dias de praia.

6. Patrimônio Mundial

Portugal

Nas 22 classificações existentes em Portugal está retratada a história e a cultura do país, do seu povo e dos povos que habitaram o território desde tempos imemoriais.

Mosteiros e conventos de importância histórica e artística, monumentos dignos de relevo, centros históricos, paisagens culturais, que oferecem alguns dos mais deslumbrantes cenários naturais em Portugal, foram considerados pela UNESCO como fazendo parte do Patrimônio de toda a Humanidade.

Completa-se a lista com ícones que definem um modo de ser e de estar de um povo nos seus momentos de celebração, o Fado, o Cante Alentejano e a Dieta Mediterrânica.

E ainda com artes e ofícios que integram o Património Cultural Imaterial, como o Fabrico de Chocalhos, a Manufatura da Olaria Preta de Bisalhães, a Arte da Falcoaria Real, e a manufatura dos Bonecos de Barro de Estremoz.

Estes contributos portugueses para a História mundial são de visita obrigatória e um bom pretexto para conhecer o país de norte a sul.

7. Gastronomia e Vinhos

Portugal

A gastronomia portuguesa é muito apreciada e costuma deixar boas recordações.

A localização e a proximidade atlântica justificam o lugar de destaque que é dado ao peixe e ao marisco, que sabem ainda melhor saboreados à beira-mar sob o agradável sol português, a que se junta uma enorme variedade de vinhos de mesa de qualidade.

A Dieta Mediterrânica é uma das suas caraterísticas mais marcantes, evidenciando-se a utilização do azeite, dos legumes e das ervas aromáticas.

O vinho do Porto é desde há séculos um grande embaixador de Portugal, hoje em dia acompanhado por outros produtos genuinamente portugueses, como o pastel de nata e a doçaria conventual.

A mestria de talentosos chefs tem igualmente elevado a nossa culinária à altura das melhores gastronomias do mundo.

Se porventura você quiser mudar para Portugal, veja o que é necessário, clicando aqui

08. As Pessoas…

Portugal

Um dos aspetos que os turistas evidenciam mais, quando nos visitam, é a hospitalidade e a amabilidade dos portugueses, sempre disponíveis para ajudar quando são interpelados na rua.

Talvez seja o sol que nos dá a boa disposição, para receber bem seja quem for, de onde quer que venha…

Assista ao o vídeo que mostra um pouco das belezas de Portugal:

Veja também no Portal AVôVó:

Locais maravilhosos pelo mundo que não parecem existir

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *