Dicas de Alimentação, Saúde Física

Ovos e a perda muscular dos idosos

Ovos e a perda muscular dos idosos.

Estudos mostram que o consumo de ovos ajuda a atrasar perda de massa muscular em idosos


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Nutricionista do Instituto Ovos Brasil lembra: Sarcopenia, síndrome em que ocorre a perda gradual de força, está relacionada também à nutrição.

No Brasil, os cuidados com a alimentação na terceira idade têm ganhado mais importância, já que de acordo do IBGE, estima-se que até 2025 haverá algo em torno de 33 milhões de idosos e o País será o 6º com o maior número de idosos no mundo.

Como lembra a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, no processo de envelhecimento natural ocorre a perda gradual de massa muscular e força, que também está ligada, além de alterações hormonais, a condições nutricionais.

Esta enfermidade é chamada de sarcopenia e atinge também a coordenação de movimentos, causando ainda um maior risco de quedas.

Saiba mais sobre o que é sarcopenia, clicando aqui

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“Entre os diversos fatores associados à sarcopenia, a nutrição tem um papel relevante, pois nem sempre o idoso possui uma alimentação equilibrada”, afirma a nutricionista, que lembra:

“O ovo é um alimento fonte de proteína, cerca de 6 g por unidade e pode contribuir para a manutenção da massa magra dos idosos.

Ovos e a perda muscular dos idosos

O alimento tem uma fácil digestibilidade e pode se transformar em diversas preparações”.

Lúcia explica que o idoso precisa ingerir uma maior quantidade de proteínas, cerca de 1,2g / kg de peso, porque existe um declínio da resposta anabólica e condições catabólicas associadas a doenças agudas e crônicas que ocorrem com a idade.

O ovo é um alimento fonte de proteína, cerca de 6 g por unidade e pode contribuir para a manutenção da massa magra dos idosos.

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O Instituto Ovos Brasil, entidade sem fins lucrativos que trabalha para divulgar os benefícios dos ovos, ressalta que este alimento é rico em nutrientes, apresentando as vitaminas lipossolúveis A, E, K e é um dos poucos que apresentam vitamina D na sua composição.

Além disso, o ovo contém as vitaminas do complexo B e entre elas a colina, fundamental para a transmissão do impulso nervoso e cognição.

A adição do ovo na alimentação pode colaborar com selênio, zinco, magnésio, ferro – nutrientes fundamentais para o organismo.

Luteína e zeaxantina são outros dois nutrientes presentes na gema do ovo e são fundamentais para a proteção dos olhos.

Lúcia Endriukaite afirma:

“O ovo é um alimento muito nutritivo, saboroso, de fácil preparo e pode colaborar com nutrientes importantes para a vida do idoso”.

fonte: Instituto Ovo Brasil

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