Nutrição

Ovo de codorna, o melhor entre os melhores?

ovo de codorna faz bem aos idosos

A população brasileira consome muito ovo, o mais famoso é o ovo de galinha e algumas pessoas já comeram ou ouviram falar do ovo de codorna, mas será que elas conhecem as características positivas que ele pode trazer?

Oi vovó, vamos falar de um alimento muito conhecido?


O ovo é um dos alimentos mais completos da alimentação humana.

É barato, nutritivo, composto por proteína de alto valor biológico e está presente na alimentação da população brasileira de todos os níveis sociais.

O período da postura, comercialização e preparo do ovo pode levar algum tempo, portanto é importante que o ovo seja preservado durante o período de comercialização, para que seu valor nutricional seja bem aproveitado, pois quanto maior for esse período pior será a qualidade interna dos ovos.

O mesmo acontece com os ovos de codorna que são ricos em vitaminas e minerais, com ênfase nas vitaminas do complexo B, vitaminas A, D, ferro e poderosos antioxidantes.

O ovo de codorna possui mais nutrientes do que o ovo de galinha, sendo aproximadamente quatro vezes mais nutritivo que este último.

ovo de codorna faz bem aos idosos

É rico em uma proteína conhecida como ovomucoid, capaz de aumentar a resistência do corpo humano contra alergias.

Falando em resistência, é um alimento essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.

Por ser rico em vitaminas do complexo B, atua no fortalecimento do sistema nervoso, equilibrando as funções cerebrais, aumentando até mesmo a capacidade de memorização.

Quando consumido cru, prática incomum, é capaz de aumentar o nível de hemoglobina no sangue, que torna o sistema imunológico mais resistente a agentes externos (vírus, bactérias, infecções etc.).

O ovo de codorna é um importante alimento inclusive na dieta das crianças, pois previne o surgimento de infecções e por ser mais rico em ferro do que o ovo de galinha, previne o surgimento da anemia.

Para cabelos e pele mais bonitos e saudáveis é um alimento importante.

É recomendável que o consumo de ovos de codorna seja mais frequente, as maneiras de apresentação do alimento são múltiplas.

Em saladas, os molhos podem variar tornando essa iguaria ainda mais irresistível.

ovo de codorna faz bem aos idosos

Ovo de galinha X Ovo de codorna (comparação feita pela Veja)

Peso-pena

No ringue da nutrição, tai um título perfeito para o ovo de codorna.

Ele é leve, leve cozido, chega a pesar 10 gramas, ou cinco vezes menos do que seu primo, o ovo de galinha, um pouco mais calórico.

  • Galinha: 82,1 calorias
  • Codorna: 80,5 calorias

O ovo de codorna tem quase o dobro dessa gordura em relação ao de galinha.

A substância é importante para as células, mas, em excesso, contribui para entupir as artérias.

  • Codorna: 422 miligramas
  • Galinha: 260 miligramas

As proteínas garantem a saúde e a renovação dos tecidos do corpo.

Nesse campeonato proteico, o ovo de codorna é o vencedor.

  • Codorna: 6,5 miligramas
  • Galinha: 5,8 miligramas

Trata-se do fósforo, mineral presente até no nosso código genético.

Recarregue as baterias com esse nutriente se deliciando com o ovo de codorna.

  • Codorna: 112 miligramas
  • Galinha: 86,97 miligramas

Desânimo também é sinônimo de anemia, aquela doença provocada pela escassez de ferro no organismo.

Comer ovo de codorna é um modo eficaz de obter esse nutriente.

  • Codorna: 1,85 miligrama
  • Galinha: 0,99 miligrama

Ovo também é fonte de cálcio, minha gente.

Esse mineral deixa o esqueleto duro de roer e regula a divisão celular.

O de codorna é riquíssimo na substância.

  • Codorna: 31 miligramas
  • Galinha: 28,63 miligramas

ovo de codorna faz bem aos idosos 

Outros tipos de ovos:

Ovo de Pata

Um pouco maior que o ovo de galinha.

O ovo de pata pesa em média 100 g e tem aproximadamente 185 calorias.

Seu teor de gordura é mais alto quando comparado ao de galinha, porém o sabor também é bem parecido.

Tem uma consistência mais gelatinosa, portanto é bastante indicado para a culinária.

Ovo de avestruz

Esse é o maior de todos que consumimos no Brasil.

Pode chegar até 1,5kg e tem em média 2000 calorias.

1 ovo de avestruz equivale a aproximadamente 10 ovos de galinha.

Seu valor é mais caro por ser difícil de encontrar, já que a demanda é pequena por ser pouco consumido.

Normalmente é utilizado no preparo de omeletes tamanho família.

Ovo de Galinha

Ovos de granja:

As galinhas de granja são galinhas criadas em gaiolas, sob temperatura e luz controlada e comem sem parar para não cessar a produção.

Tem seus bicos cortados para que seus ovos não sejam bicados e não haja canibalismo entre elas.

Seus ovos tem a gema menos amarela pelo fato da criação da galinha, consequentemente seu valor nutricional é mais inferior.

Ovos caipiras:

As galinhas caipiras são criadas em locais abertos, fora da gaiola, ciscam livremente e normalmente botam em ninhos cobertos.

Não podem tomar remédios que estimulem a produção do ovo e sua alimentação é na grande maioria de origem vegetal e sem pigmentação.

Estudos mostram que ovos de galinhas criadas assim tem até 4 vezes mais vitamina A do que os ovos de galinhas de granja.

Ovos orgânicos:

A criação das galinhas que produzem os ovos orgânicos é bem parecida com das galinhas caipiras, a diferença é que a galinha que produz ovos orgânicos só come alimentos de origem orgânica, ou seja, sem agrotóxico e fertilizantes.

Ovos brancos ou vermelhos:

essa é uma outra opção de ovos encontrada nas gôndolas.

Assim como alguns ovos azuis, a diferença entre eles é a raça da galinha que põe o ovo.

Normalmente não tem diferença de valor nutricional.

Receita: Salada de ovos de codorna

ovo de codorna faz bem aos idosos

Essa salada é um charme total: essa é a melhor definição para um prato leve e saboroso.

Um jeito esperto de transformar os ovinhos de codorna em uma salada que enche os olhos.

Ingredientes:

  • 30 ovos de codorna;
  • ½ maço de salsinha;
  • 2 colheres (sopa) de azeite.
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo:

  • Numa panela média, coloque os ovos, cubra com água fria e leve ao fogo alto.
  • Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  • Com uma escumadeira, transfira para uma tigela com água e gelo – a água gelada interrompe o cozimento e os ovos esfriam mais rápido.
  • Enquanto os ovos esfriam, lave e seque bem a salsinha.
  • Delicadamente, role os ovos na bancada e descasque sob água corrente – assim as cascas saem mais facilmente.
  • Corte cada ovo ao meio, no sentido do comprimento e transfira para uma tigela.
  • Destaque as folhas de salsinha e junte aos ovos, tempere com o azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
  • Misture delicadamente e sirva a seguir.

fonte: revista veja

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O ovo e a sua importância na saúde dos idosos

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