NETOS, Segurança

Os netos, você e os acidentes domésticos mais comuns

acidentes domésticos dos netos

Não importa o quanto nos esforçamos para tornar nosso ambiente doméstico o mais seguro possível, os acidentes em casa ainda podem acontecer, mesmo nas famílias mais conscientes.

Quando se trata da saúde de nossas famílias, especialmente com os netos pequenos, faz sentido saber exatamente o que fazer se esses cenários comuns ocorrerem.

Aqui estão 10 dos acidentes mais comuns que podem acontecer em casa e como lidar com eles:

1) Objetos em queda

Evite colocar objetos no alcance de crianças.

Quando as crianças começam a se mover por conta própria, há um risco maior de elas puxarem objetos para baixo em cima de si mesmas. Ser consciente da saúde de seus netos significa certificar-se de que todos os fios elétricos, bordas de mesa e toalhas de prato estão fora do alcance para evitar acidentes.

2) Escorregões e Quedas

Segure sempre no corrimão de escadas, verifique se os degraus estão em boas condições e use calçados adequados que se ajustam corretamente.

Uma queda pode afetar pessoas de todas as idades, mas são mais comuns entre os jovens e os idosos. Muitas vezes, a queda de um neto só prejudicará seu orgulho por causa das brincadeiras que outros fazem com o acontecido e, algumas palavras tranquilizadoras são tudo o que é necessário. No entanto, se a pessoa que caiu posteriormente se torna sonolenta, vomita ou perde a consciência, é importante procurar ajuda médica.

3) Contusões

Se persistir a dor, procure um médico.

Mesmo uma queda que não é séria pode levar a contusões desagradáveis ​​que podem ser bastante dolorosas. A aplicação de um saco com gelo – para a área afetada pode reduzir o inchaço. Às vezes, machucados graves podem ocultar problemas mais sérios, como ossos quebrados, então, se houver uma de dor alarmante, contínua, o movimento de um membro que fique muito endurecido ou impossível de se movimentar, mais uma vez, a ajuda profissional deve ser buscada.

4) Entorses

Aplique um saco com gelo na área lesionada para reduzir o inchaço.

Uma entorse é quando um ligamento, que liga partes de uma articulação, é esticado, torcido ou rasgado. Os joelhos, os tornozelos e os pulsos são as partes mais comuns do corpo afetado. Se isso ocorrer, aplique um pacote de gelo do seu kit de primeiros socorros, descanse a área afetada e dê tempo para curar.

5) Cortes

Ao manusear objetos cortantes e pontudos, preste muita atenção.

Qualquer corte significa que haverá algum sangue, e esta pode ser uma das coisas mais difíceis envolvidas em primeiros socorros para os netos. Aplique pressão para parar o sangramento e aplique um anti-séptico à área. Avaliar a situação é importante, mas (geralmente falando) se o sangue parar de seguir a pressão, é provável que seja um corte menor que não precisará de pontos.

6) Queimaduras

Mantenha os netos longe de líquidos quentes, fogões, ferro de passar roupa e qualquer situação que possa causar queimaduras.

As bebidas quentes causam mais queimaduras e escaldões para netos menores de cinco anos e, é claro, os netos devem ser mantidas a uma distância segura longe de incêndios abertos, fogões, ferros, alisadores de cabelo e fósforos, pois estes também podem ser perigosos.

Qualquer queimadura deve ser realizada sob água corrente fria por dez minutos e depois avaliada. Ter uma bolsa de plástico limpa ou uma película adesiva no seu kit de primeiros socorros pode ser uma maneira ideal de cobrir as queimadas para mantê-las limpas e ajudá-las a curar.

7) Engasgamento

Faça a Manobra de Heimlich em caso de engasgamento se não souber peça ajuda.

Veja o vídeo explicativo abaixo sobre a manobra de Heimlich:

Muitas vezes, os netos  têm um fascínio por colocar objetos na boca e engoli-los, o que significa que o engasgamento é um perigo comum. Se você não pode desalojar o objeto prontamente, então ligue para 192 imediatamente.

8) Envenenamento

Evite colocar produtos de limpeza em vasilhas de refrigerante e mantenha longe doas netos.

A maioria dos incidentes de envenenamento envolvem medicamentos, produtos domésticos e cosméticos em toda a casa. É importante, portanto, manter qualquer coisa que possa ser perigosa se ingerido bem fora do alcance dos netos como parte essencial dos primeiros socorros no lar.

9) Ferimentos relacionados ao vidro

acidentes domésticos com netos

Em caso de acidente com vidro, certifique-se se o corte é apenas superficial ou se precisará de pontos.

O vidro quebrado pode causar cortes sérios e, portanto, o uso do material ao redor da casa em móveis ou acessórios deve ser cuidadosamente considerado se você tiver uma família jovem. Certifique-se de que portas, mesas e prateleiras estejam bem fixados e longe do alcance de crianças.

10) Afogamento

Cuidado com baldes com água! Muitas crianças morrem afogadas por esse descuido.

As crianças pequenas podem se afogar em águas muito rasas, então devem ser supervisionadas em todos os momentos quando perto dela. Isso inclui piscinas, pequenos lagos em jardins ornamentais, baldes com água e até banhos.

Devemos sempre prezar pela a segurança em todos os setores de nossa vida, começando principalmente pelo nosso lar, aonde estar o nosso maior bem que é a nossa família.

fonte: canal da prevenção

Veja também no Portal AVôVó:

Como deve ser a casa do idoso

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *