Dicas de Alimentação

Os diversos tipos de iogurte e os seus benefícios

iogurte

O Avôvó sempre aborda a temática da alimentação nos seus posts. Já falamos de muitos alimentos 100% essenciais para obter uma qualidade de vida melhor, sem abandonar os prazeres da mesa. No entanto, faltava falar de um dos alimentos mais versáteis e nutritivos, o iogurte.  Além de ser um dos derivados do leite mais consumidos do mundo, o iogurte, seja na forma líquida, de bebida, ou mais sólida, comestível, é rico em diversos nutrientes essenciais para o nosso organismo e pode trazer muitos benefícios para o dia a dia alimentar das pessoas. Veja as vantagens de adicioná-lo na sua rotina.

O iogurte nada mais é que o leite fermentado e possui quase todos os benefícios. Ele pode ser acrescido em saladas, sobremesas ou misturado com frutas, proporcionando um sabor delicioso aos pratos. Entretanto, mais que sabor, o iogurte apresenta propriedades muito benéficas para a nossa saúde e bem-estar.

Veja mais benefícios do iogurte para a nossa saúde:

  • Melhora imunidade:

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas de pro bióticos (são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias “ruins”); Esses micro-organismos contribuem para fortalecer o sistema imunológico.

  • Fortalece os ossos:

“Por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Quanto antes você iniciar a ingestão de cálcio para prevenir a perda de massa óssea, melhor”, reitera a nutricionista.

  • Fonte de vitaminas do Complexo B:

Essas vitaminas ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. Elas também atuam no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos e têm importante papel na produção de energia para o organismo, na oxigenação das células e na produção de neurotransmissores. Alguns estudos também apontam que as vitaminas do complexo B podem ajudar a combater a depressão e a ansiedade.

  • Protege o sistema nervoso:

O cálcio é um mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso. Com isso, há uma melhora da função dos neurônios, que são células do sistema nervoso que dão estímulos (impulsos nervosos) para realizar as mais diversas atividades do corpo.

  • Melhora do funcionamento intestinal:

Como os pro bióticos encontrados no iogurte melhoram a saúde do intestino, ele tende a deixar de ser “preguiçoso” e passa a funcionar melhor. “Se você consumir iogurte regularmente, poderá ter menos chances de sofrer de prisão de ventre e outras complicações decorrentes da digestão”, destaca a Dra. Karen.

  • Fonte de proteína:

As proteínas são fundamentais por formarem os músculos e as vísceras. Além disso, também constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo e alguns tipos de proteínas ainda servem de anticorpos, ou seja, defendem o organismo de agentes agressores.

iogurte é saúde

Os tipos de iogurte:

Integral:

Produzido a partir do leite integral. No Brasil, a quantidade de gordura é padronizada, por isso contém 3,5 g de gordura.

Natural:

Não tem adição de qualquer substância além das culturas microbianas e do leite integral, ou desnatado.

Parcialmente integral:

Feito com conteúdo de gordura parcialmente reduzido, em média de 2 g de gordura.

Light:

Alimento que tem 25% a menos de qualquer composto da sua receita original, como sódio, gordura ou açúcar.
Geralmente é produzido com leite desnatado ou semidesnatado.

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Saborizados:

São aqueles que recebem sabor ou aroma, que podem ser naturais ou artificiais. Os industrializados são preparados de frutas acrescidos no processo de fabricação.

Batido:

Nada mais é que o iogurte batido puro, com leite, açúcar ou frutas apenas para mudar a textura dele para líquido. Quem tem diabetes deve evitá-lo, já que leva açúcar.

Desnatado:

Não tem gordura em sua composição. Por ser feito com o leite desnatado, seu valor calórico é menor. Recomendado para quem deseja manter o peso e está controlando os níveis do colesterol.

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Grego:

Com uma textura mais consistente, é considerado, ao lado do integral, o iogurte mais gorduroso que existe, mesmo na versão light.

VôVó é muito importante a sua alimentação. Não só coloque o iogurte como também  outros alimentos ideais cotidianamente.

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Fazendo iogurte grego em casa: economia e saudável

 

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