Finanças

Organizar as finanças na terceira idade

Organizando as finanças
Na teoria, a terceira idade – conhecida também como “melhor idade” é um período de descanso e tranquilidade, excelente para a realização de grandes sonhos.

Mas deve-se frisar que a realidade pode ser um pouco diferente: muitos aposentados ainda são responsáveis pelo sustento da casa e da família e, por conta disso, acabam se descontrolando financeiramente.

Nestes casos, um bom aliado para organizar as finanças pode ser o uso do cartão de crédito, por exemplo, já que o mesmo detalha cada transação efetuada e permite um melhor controle dos gastos.

E para não “passar apertado” nessa que é a melhor fase da vida, o planejamento é essencial. Leia nosso artigo e entenda quais os principais fatores de risco, além de obter dicas valiosas de como manter a saúde financeira em dia.

Endividamento na terceira idade: fatores de risco

Ao longo dos anos, a saúde torna-se mais frágil e debilitada, fazendo-se necessários gastos com planos de saúde e medicamentos.

Tais itens podem comprometer o orçamento, principalmente quanto aos remédios: estima-se que a diferença de preços entre os remédios genéricos possa ultrapassar os 200%, portanto, é preciso pesquisar para não extrapolar e se endividar.

Cartões pré-pagos x Planejamento financeiro

Idosos que não utilizam o cartão de crédito regularmente podem encontrar nos cartões pré-pagos uma ferramenta de compra bem útil, que permite praticamente os mesmos benefícios, mas não cobra anuidade.

Dependendo do orçamento disponível, esta diferença pode contribuir bastante.

O grande diferencial do cartão pré-pago, comparando-se com o cartão de crédito comum, fica por conta da ausência de estouro de limites (aqueles cedidos pela operadora ou os definidos pelo próprio idoso), já que o valor é disponibilizado mediante depósito antecipado.

Dessa forma, é possível planejar o consumo, controlar os gastos e evitar surpresas no recebimento da fatura.

Organizar as finanças na terceira idade

Empréstimo consignado: mocinho ou vilão?

Muito se fala sobre os perigos do crédito consignado, aquele cujo valor das prestações é descontado diretamente na folha de pagamento do benefício.

Porém, segundo especialistas, a linha de crédito é uma das mais atrativas aos idosos, por conta dos baixos juros aplicados, bem como a facilidade no pagamento das parcelas.

O que deve ser analisado com cuidado é a condição de contratação: usualmente, financeiras e bancos oferecerem muitas regalias e vantagens aos idosos.

Antes de assinar o contrato, é preciso analisar cautelosamente todas as cláusulas e, em caso de dúvida, solicitar auxílio de um advogado ou de alguém da família ou amigo próximo e de confiança.

Como organizar as finanças? Dicas práticas

Organizando as finanças

Confira a seguir algumas dicas básicas, as quais visam à organização e planejamento das finanças na terceira idade:

1- Crie um planejamento financeiro, reunindo todas as informações acerca de seus créditos e débitos mensais.

Ter cada gasto na ponta do lápis é um dos primeiros passos para controlar o orçamento.

2- Sempre negocie descontos para compras à vista. Grande parte dos comércios e serviços está aberta à negociação quando esta é a modalidade de pagamento escolhida.

3- Antes de comprar, pesquise preços e condições de pagamento. Com os dados à mão, compare com seu planejamento financeiro e verifique se o caixa suporta um novo gasto.

4- Evite, a qualquer custo, parcelamentos com juros. Em muitos casos, o valor final do produto pode duplicar.

Se a compra não for urgente, analise se pode deixar pra um pouco mais pra frente.

Nada melhor que pagar a vista, ganhar um desconto e não se preocupar mais com este item.

Planejando e organizando as finanças com cautela, pode-se viver uma aposentadoria tranquila, segura e livre de preocupações.

Aposte nas dicas e mantenha a boa saúde do seu orçamento!

O Avôvó sempre pensando em você !

Veja também no Portal AVôVó a matéria:

Empréstimo consignado para idosos

 

 

 

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *