Suplementos

Óleo de cártamo para terceira idade: ideal na musculação

óleo de cártamo para terceira idade

O óleo de cártamo é um dos suplementos que possuem grandes benefícios para os praticantes de musculação.

Este produto é constituído por lipídeos, as famosas gorduras que têm funções importantes em nosso organismo.

Caso você tenha dúvidas sobre para que serve óleo de cártamo, quando e como tomar, entre outras coisas, confira as nossas dicas.

Se está em busca de melhorar a sua composição corporal e aumentar a massa muscular, você precisa saber mais sobre esse produto para que ele não falte mais em sua dieta.

O que é óleo de cártamo?

Imagem relacionada

O óleo de cártamo é produzido através da extração das sementes oleaginosas da planta Carthamus Tinctorius L, que tem origem nas regiões áridas da Índia.

O óleo de cártamo é encontrado na forma de cápsulas e de extrato do óleo comestível, podendo ser utilizado para temperar saladas, por exemplo.

Contém gordura poli-insaturada, sendo aproximadamente 80% de ômega-6 (ácido linoleico) e 12% de gordura monoinsaturada ômega-9 (ácido oleico).

Os lipídeos, que constituem o óleo de cártamo, são parte da estrutura das membranas celulares, participam do transporte de elétrons, atuam como cofatores enzimáticos, hormônios e mensageiros intracelulares.

Esse produto é formado por três fontes de óleo, vitamina e mineral.

Para que serve o óleo de cártamo?

O óleo de cártamo apresenta uma série de benefícios para indivíduos praticantes de atividade física que buscam modificar a composição corporal por meio do aumento de massa muscular e da redução de massa gorda.

Este suplemento auxilia nos processos de produção e utilização de energia, potencializando o desempenho nas sessões de treino mais intensas e combatendo o catabolismo após os exercícios pesados.

Além disso, a composição do produto ainda estimula a recuperação dos tecidos musculares após o exercício.

Por que consumir óleo de cártamo?

Resultado de imagem para óleo de cártamo

O óleo de cártamo é ideal para quem busca por um aliado no emagrecimento.

Além de fornecer esse auxílio, o produto conta com ingredientes que beneficiam o metabolismo e apresenta propriedade que colabora para a redução da gordura abdominal e proporciona impacto na recuperação pós treino.

Além disso, o óleo de cártamo é um excelente antioxidante natural.

Por isso, esse suplemento vem se tornando popular entre praticantes de atividades físicas que desejam potencializar os resultados dos treinos.

Óleo de Cártamo é bom para quais objetivos?

  • Aumento da saciedade;
  • Oxidação de gorduras livres;
  • Liberação de insulina;
  • Prevenção de doenças;
  • Redução de risco cardíaco;
  • Redução da lipogênese.

Opinião do Nutricionista

“As pessoas que devem tomar o óleo de cártamo são aquelas que desejam reduzir a massa gorda do composição corporal.

Além disso, esse produto irá facilitar a produção e a utilização de energia pelo corpo, o que faz o indivíduo melhorar a performance durante os treinos.”

Dr. Diogo CíricoNutricionista especialista em alimentação de atletas

Óleo de cártamo: benefícios

Imagem relacionada

Controle do colesterol

O óleo de cártamo usado como suplemento apresenta capacidade de redução do colesterol ruim de 12 a 20%.

Além disso, o uso do produto também resulta na queda de 21 a 24% dos níveis de apolipoproteína B-100, lipoproteína que tem função de carregar o colesterol do sangue para as células.

Esses benefícios estão relacionados com a presença de fitoesteróis e ômega 9 no alimento.

Controle de triglicérides

Estudos também apontam a participação do óleo de cártamo na redução dos níveis de triglicérides.

Esse efeito está associado ao ômega 9, que atua nesse processo e auxilia nosso corpo de diversas maneiras.

O resultado é uma redução significativa na quantidade dessa gordura no sangue.

Resultado de imagem para musculação idosos

Saciedade

Esse é um benefício interessante para quem deseja diminuir a quantidade de calorias ingeridas durante o dia, pois desta forma fica mais fácil cortar as besteiras consumidas.

O efeito de saciedade está relacionado ao mecanismo do óleo de cártamo que ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, diminuindo a fome frequente e garantindo que você se sinta satisfeito por um tempo mais longo.

Efeito na pele

Resultado de imagem para musculação idosos

O óleo de cártamo também pode apresentar resultados na aparência, proporcionando melhores aspectos para o cabelo e para a pele, ajudando a reduzir a acne e evitando as linhas de expressão e rugas.

Devido a esse efeito, relacionado à vitamina E que compõe o produto, o óleo de cártamo está presente em algumas fórmulas de cosméticos.

Ação antioxidante

O óleo de cártamo possui efeito termogênico, ou seja, ele estimula a oxidação dos ácidos graxos.

Além disso, a vitamina E, que também faz parte da constituição do óleo de cártamo, ajuda a combater os radicais livres, substâncias prejudiciais para o nosso organismo que são produzidas

quando ocorre um excesso de exercício.

Essa atuação ajuda a retardar o envelhecimento e otimiza a recuperação muscular depois dos treinos mais intensos, combatendo alguns fatores decorrentes da oxidação.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Resultado de imagem para musculação idosos

O ômega 9, presente na composição do óleo de cártamo, possui capacidade de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares e derrame, diminuindo significativamente os riscos de desenvolvimento desses quadros.

Ação anti-inflamatória

A ação anti-inflamatória do óleo de cártamo também relaciona-se com as propriedades do ômega 9, ácido graxo altamente anti-inflamatório por fornecer uma carga considerável de antioxidantes ao organismo, o que pode reduzir a oxidação através da inibição da peroxidação dos lipídios.

Prevenção do mal de Alzheimer

Resultado de imagem para musculação idosos

O óleo de cártamo é excelente para o combate de doenças.

Isso porque a vitamina E, quando associada à vitamina C, pode colaborar para diminuir a ocorrência do mal de Alzheimer, visto que essas duas vitaminas são antioxidantes eficazes e, quando consumidas em conjunto, intensificam a atuação no organismo.

Prevenção do câncer de próstata

Imagem relacionada

Além disso, outra das diversas propriedades da vitamina E é a sua capacidade de prevenir ou até mesmo diminuir o crescimento de tumores relacionados ao hormônio testosterona, como o câncer de próstata, por exemplo.

Estudos indicam que a prevenção desse tipo de câncer é mais eficaz em quem realiza a suplementação do óleo de cártamo do que em pessoas que não utilizam nenhum tipo de suplemento.

Impacto na diabetes

Um outro fator importante é que o Picolinato de Cromo, presente no óleo de cártamo, eleva a sensibilidade à insulina e amplia a sinalização celular.

Em outras palavras, ele utiliza a glicose com muito mais eficiência, o que resulta em uma melhora significativa em seu desempenho atlético.

Um outro benefício desse nutriente, o que pode ser uma salvação para muitos, é que ele inibe a vontade de comer doces.

Esses fatores são interessantes para o controle da diabetes.

Saiba mais sobre a diabetes, clicando aqui

Óleo de cártamo emagrece?

Resultado de imagem para musculação idosos

Sim, o óleo de cártamo é um aliado no emagrecimento.

Isso porque o resultado da combinação dos ingredientes que formam o óleo de cártamo gera o “perfil lipídico”.

Essa característica faz com que a concentração plasmática de ácidos graxos livres aumente, favorecendo ainda mais o aumento do gasto energético, o que resulta na tão sonhada queima de gordura.

Além disso, há a presença do ômega 6, um ácido graxo poli-insaturado que atua como um catalisador da queima da gordura marrom (gordura responsável por gerar calor para os órgãos vitais)

, bem como do Picolinato de Cromo, nutriente chamado de inibidor natural de apetite, que também favorece ainda mais o emagrecimento de forma saudável.

Em razão desses fatores, o óleo de cártamo é um produto recomendado para as pessoas que buscam cuidar da estética e da saúde.

Óleo de cártamo: quando tomar

Resultado de imagem para musculação idosos

Recomenda-se o consumo de três cápsulas ao dia do suplemento de óleo de cártamo.

Duas delas podem ser ingeridas antes das principais refeições, como almoço e jantar, e a outra deve ser consumida preferencialmente uma hora antes do treino.

Como tomar?

O óleo de cártamo pode ser consumido juntamente com algum carboidrato para que os resultados do produto se tornem mais eficazes.

Uma opção é combinar a ingestão com um sanduíche de peito de peru com alguma fruta cítrica rica em vitamina C (como goiaba, acerola ou laranja).

Quais seus efeitos colaterais?

O óleo de cártamo é um suplemento natural que não apresenta efeitos colaterais e nem traz danos à saúde, quando ingerido de modo adequado e na quantidade indicada.

No entanto, evite o consumo excessivo, pois a alta dosagem pode trazer efeitos reversos indesejados.

Para um consumo correto, consulte um nutricionista.

fonte: growt suplements]

Veja também no Portal AVôVó:

Triptofano, o aminoácido do bem estar

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *