Saúde Física

Ofurô, um banho de energia e saúde pra você

Ofurô, um banho de energia e saúde pra você.

Há milênios os orientais descobriram as propriedades para a saúde de um banho de ofurô.

Hoje a prática é disseminada por todo o mundo, criando um hábito saudável e relaxante que só traz benefícios para o corpo.

Ofurô: o banho em água quente que só tem benefícios

Em tradução livre, ofurô significa “banho de água quente!” em japonês.

A prática milenar atravessa os séculos ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, inclusive entre dermatologistas e fisioterapeutas.

Na tradição japonesa, o banho de ofurô é feito à noite e começa bem antes de entrar na água, com banhos e shampoos.

Isso porque, lá no Japão, toda a família se banha na mesma água, começando pelo pai, a mãe e só depois os filho, do mais velho para o menor.

A água, que costuma ficar em torno dos 40ºC, é trocada uma vez por dia e reaproveitada para lavar roupa, evitando o desperdício.

Vantagens do banho de ofurô para a saúde

No ocidente a tradição foi adaptada para o nosso dia a dia e o ofurô é muito usado para relaxar o corpo e a mente através do uso de alguns produtos que potencializam a ação dos banhos.

Os óleos essenciais são os produtos mais utilizados para gerar sensação de conforto e bem-estar, geralmente combinados a outros itens.

Veja como aproveitar ainda mais seu ofurô com esses tipos de banhos muito especiais:

Banho de ofurô para hidratar a pele

Esse banho de ofurô tem como principal objetivo promover uma hidratação profunda da pele, ao mesmo tempo em que é relaxante e deixa um aroma super gostoso no corpo.

Misture três colheres de aveia em pó, um copo e meio de leite integral, meia dúzia de pétalas de rosas vermelhas e seis gotas de óleo essencial de rosas misturadas a uma colher de sopa de mel.

A mistura deve ser acrescentada à água do ofurô, que deve estar entre 37ºC e 40ºC.

Para reduzir os efeitos da TPM

Inchaços e cólicas da TPM podem ser aliviados com o banho de ofurô com três colheres de sopa de erva doce, 5 gotas de óleo essencial de lavanda, duas gotas de óleo essencial de gerânio e uma colher de leite em pó de soja.

Banho modelador corporal

Se você costuma fazer um chazinho caseiro de mel e erva doce para aliviar o estresse, saiba que são ingredientes poderosos também no banho de ofurô.

De acordo com o Instituto de Dermatologia e Estética de São Paulo, os dois ingredientes misturados a óleo essencial de laranja na água quente do ofurô proporciona a dilatação dos vasos sanguíneos.

Uma massagem após o banho pode colaborar para a drenagem linfática, ajudando na modelação corporal.

Ofurô, um banho de energia e saúde pra você

Saiba sobre alguns mitos sobre o Ofurô.

Descubra um pouco mais sobre essa prática que vem ganhando espaço e adeptos no Brasil.

cada dia, mais pessoas apostam nela para a prevenção e tratamento de doenças.

Banho de ofurô é somente água 

Quem acredita que um banho de ofurô é somente uma banheira cheia de água e com algumas pétalas para ficar bonito e colorido se engana profundamente.

O banho de ofurô, além da água quente, ainda é enriquecido com ervas, óleos e essências com fins terapêuticos para que a pessoa possa, ao final do seu banho, sentir-se aliviada de sintomas de cansaço e estresse, assim como dores diversas e tensões no corpo.

Ou seja, mais do que um simples banho, o ofurô é um tratamento de saúde, beleza e bem estar.

Em casa ou num spa é a mesma coisa

Realmente é possível tomar um banho de ofurô em casa e conseguir obter benefícios, porém, o banho de ofurô em casa é diferente daqueles oferecidos pelos spas.

Em casa, além do fato de não mudar o seu ambiente e continuar na rotina costumeira, ainda há a chance de ser interrompido e acabar atrapalhando o seu relaxamento.

Além disso, no spa o banho de ofurô é preparado cuidadosamente segundo as suas necessidades, com produtos específicos para aliviar os sintomas e incômodos, e nem sempre temos todos esses produtos em nossa casa.

Além do fato de lá estarmos num ambiente tranquilo e sossegado, sem interrupções, e ainda acompanhados de profissionais aptos para cuidar de nosso bem estar.

Podemos ficar imersos o quanto desejarmos

Apesar de ser muito relaxante o banho de ofurô, há um tempo limite para que permaneçamos submersos.

O ideal é que esse tempo seja entre 20 e 30 minutos, para que o corpo possa sentir apenas os benefícios do banho de ofurô.

Permanecendo submerso mais do que o tempo indicado, é possível que aconteçam casos de hipotermia, chegando a ocasionar até mesmo desmaios.

Ofurô um banho de energia e saúde pra você

Banho de ofurô é para limpeza de pele 

O banho comum de todos os dias é somente para a limpeza da pele e higienização de todo o corpo, porém o banho de ofurô não é a mesma coisa.

É claro que as propriedades da água e dos produtos utilizados na mesma, vão contribuir para que a pele receba uma sessão de limpeza também, eliminando toxinas.

Porém, a finalidade do banho de ofurô não é a mesma do banho diário, ou seja, ele não é somente para limpar a pele, mas também para isso.

A limpeza a que nos referimos é mais profunda do que superficial, eliminando toxinas, combatendo a retenção de líquidos, hidratando e rejuvenescendo a pele.

Banho de ofurô atua somente como relaxante

Uma das principais funções do banho de ofurô é proporcionar relaxamento, porém, ele é indicado também para o tratamento ou alívio de sintomas e doenças, como dores de cabeça, TPM, retenção de líquidos, problemas de pressão arterial, problemas intestinais e renais, doenças das articulações e ainda para ativação da circulação sanguínea.

A água pode estar na temperatura que desejarmos

A água para o banho e ofurô não deve estar morna demais nem quente demais, para que sua temperatura esteja de acordo com a necessidade do corpo humano.

Essa temperatura gira em torno dos 36°C, nunca menos, e se mais quente jamais deve ultrapassar 42°C

Pode ser feito em qualquer banheira

um banho relaxante ou de imersão pode ser feito em qualquer tipo de banheira, mas o banho de ofurô deve ser feito apenas no ofurô, que se trata de uma tina ou banheira de madeira.

É importante que seja desse material para realçar as suas propriedades terapêuticas.

Ainda o formato da banheira e a maneira como ela acomoda o corpo são muito importantes para conseguir relaxar e aproveitar todos os benefícios do banho e ofurô.

Além disso, o volume de água utilizado, sua temperatura e demais componentes do banho são todos fundamentais.

fontes:  amadi Spa e Bushido brasil

Veja também no Portal AVôVó:

Importância do banho na terceira idade

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *