Internacional

O Uruguai, um país multicultural

uruguai

Uruguai – Do Forte de Santa Teresa a Colônia de Sacramento

Cheio de cultura e riquezas históricas, o Uruguai mistura tudo isso com praias maravilhosas e pontos turísticos inesquecíveis.

Estava faltando um roteiro de viagem para o Uruguai por aqui. Como muitos outros, o país do presidente mais humilde do mundo é extremamente agradável. Nossos vizinhos têm algumas semelhanças, mas também existem diferenças. Eles legalizaram a maconha – por isso, caso você não goste, tome cuidado em evitar áreas que são conhecidas por reunir usuários da erva. Entre a s semelhanças, praias maravilhosas e um carnaval de cair o queixo.

Veja as características das 7 localidades selecionadas pelo Avôvó e não deixe de particularizar cada situação para suas necessidades. O Uruguai certamente estará de braços abertos para você, abra os braços também. É ir para o aeroporto pegar o avião e viajar!

uruguai

Fortaleza de Santa Teresa

A Fortaleza de Santa Teresa já foi ocupada por Portugal, Espanha e pelo Brasil. Desde 1928, todo esse povo deixou os uruguaios em paz e o lugar pertence a eles e a ninguém mais. Graças as mudanças repentinas, o passeio pela Fortaleza é quase uma aula de história – e vale ressaltar os belos monte de canhões para fotografar!

Ele está dentro do enorme Parque Nacional de Santa Teresa, com mais de 3.000 hectares de extensão. O acesso ao parque é grátis e é possível pagar uma quantia para se hospedar no local em camping ou cabanas – embora seja mais aconselhável seguir viagem para Punta del Diablo no mesmo dia. Dentro do parque há praias, como a Playa Grande e La Moza, e também muita natureza.

Punta del Diablo

Prepare-se para encontrar um trilhão e meio de gaúchos em Punta del Diablo. Como as praias do sul do Brasil não tem muita tradição turística, o povo gaúcho vai ao litoral uruguaio com muita frequência! Sendo a localização perto da fronteira, um verdadeiro facilitador. Com um ar de vila de pescadores e um toque turístico, a praia é mesmo o forte por lá. A dica é curtir um dia comendo algumas miniaturas de pescado de frente para o mar. Entre os meses de verão, o agito e as boas temperaturas são quase garantidas. Além disso, cuidado para aqueles que não gostam de marijuana, o cheiro peculiar é extremamente perceptível.

Não perca nenhum conteúdo do Portal Avôvó! Informe seus dados e receba atualizações por e-mail.



Valizas

Com um estilo mais hippie que Punta del Diablo, Valizas promete fazer você ficar com vontade de largar tudo e direcionar sua aposentadoria para lá. À noite, o céu ganha um destaque especial graças à pouca iluminação, que permite ver melhor as estrelas – e, com sorte, você ainda pode presenciar o fenômeno das noctilucas – uma espécie de alga que brilha no escuro. Por sinal, vale saber que muita gente escolhe Valizas como destino justamente para fazer a caminhada até Cabo Polonio, que é outra belezinha do litoral uruguaio – e também o próximo destino do nosso roteiro. No entanto, analise bem se vai aceitar esse desafio, pois será um desgaste físico considerável.

Uruguai

Cabo Polonio

Além do isolamento físico, Cabo Polonio ainda não possui água encanada nem energia elétrica e tem uma colônia super fofa de lobos-marinhos. Apesar de ter pouca estrutura, não espere um lugar parado no tempo: tem até wi-fi gratuito na praça central, oferecido pelo departamento de Rocha, onde Cabo Polonio fica localizado.

Punta del este

Não é possível ir ao Uruguai e não passar por Punta del Este. No verão, suas ruas e praias são pura badalação, com o Cassino e Resort Conrad sempre lotado. A cidade reúne desde viajantes endinheirados que buscam nela um refúgio mais sofisticado, até mesmo mochileiros que passam ali alguns poucos dias, usando a cidade como base para conhecer o litoral uruguaio.

uruguai

Casapueblo

Localizada em Punta Ballena, a casa é, na verdade, um museu, que abriga a obra do artista Carlos Páez Vilaró. Todos os dias, no fim da tarde, o espaço realiza uma cerimônia em que um poema do artista é reproduzido em sintonia com o pôr-do-sol. Neste horário, a Casapueblo se enche de gente e de poesia para saudar o astro.

Colônia

Para finalizar o roteiro de viagem pelo Uruguai, é interessante conhecer a cidade histórica de Colônia do Sacramento – sim, aquela mesma das aulas de história. A parte antiga da cidade, construída pelos portugueses e considerada patrimônio pela Unesco, é uma gracinha. Repleta de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e todos os atrativos turísticos. Tudo tão perfeito que parece que foi colocado ali para turista ver. Por isso mesmo, para conhecer Colônia basta caminhar por suas ruelas e apreciar as belezas que for encontrando pelo caminho.

Veja também no Portal AVôVó:

Chile: um país maravilhoso e belíssimo

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *