Comportamental

O segredo da juventude na terceira idade

Há pessoas que envelhecem mais rapidamente. Por outro lado, há aqueles para quem o tempo parece não pesar. Mas qual será a fonte da juventude?

Estudo realizado por especialistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, encontrou uma das respostas: o modo como o idoso se vê é fundamental para o rejuvenescimento. A pesquisa, feita com 516 homens e mulheres americanos, com mais de 70 anos de idade, durante seis anos, indicou que eles tendem a se sentir, em média, 13 anos mais novos do que realmente são.

De acordo com os pesquisadores, manter-se positivo quanto ao fato de envelhecer pode muito bem ser associado ao fato de que continuar ativo preserva a saúde quando estamos em idade avançada.

Para o geriatra do Hospital Badim e professor da Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia da UERJ, Luiz Eduardo Sampaio, apesar de a realidade sócio-econômica americana ser diferente da brasileira, a pesquisa é um importante indicador sobre a influência da idade psicológica na qualidade do envelhecimento. A idade cronológica ainda é imutável, mas se trabalharmos melhor nossa idade psicológica, ou a nossa auto-percepção do tempo de vida, poderemos rejuvenescer mais, afirma.

O segredo da juventude na terceira idade

A psicóloga Márcia Fraga Sampaio, que desenvolve um projeto para Terceira Idade no Hospital Memorial, acredita que se sentir mais jovem do que se é tem o seu lado positivo. Mas defende que o primeiro passo para uma idade avançada mais saudável é a aceitação da idade cronológica.

Essa é uma atitude positiva diante do futuro: manter a auto-estima aceitando a idade real. Sentir-se jovem é ter jovialidade e alegria de viver, enfatiza.

Esse é o caso de Iraci Casaes que, aos 77 anos, cursa a Universidade Aberta da Terceira Idade, na UERJ, e está sempre aberta a novos projetos, em especial os ligados ao teatro. Não escondo minha idade, tenho orgulho de estar atuando nesta fase. Sou vaidosa e procuro me arrumar sempre, destaca. Para ela, essa é a fórmula da juventude. Sempre antenada nas novidades da universidade, ela já garantiu participação no próximo Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, em outubro de 2009, em Recife.

Já os parceiros de dança de salão Claudionor Sanchas, 63, e Rosita Naidim, 75, garantem sentir-se 15 anos mais jovens com a dança. Minha mente é jovem e meu corpo acompanha. Ajudo na cozinha, nado e ainda arrumo tempo para os bailes. Você ainda duvida que eu tenho só 48?, brinca.

O segredo da juventude na terceira idade

Otimismo e exercícios leves

A expectativa de vida no País, que era de 67 anos em 1991, aumentou para 72,5 anos em 2007, segundo o IBGE uma diferença de 5 anos e meio. O médico Luiz Eduardo Sampaio acredita que os indicadores sociais estejam relacionados à evolução da medicina e à conquista do saneamento básico em algumas regiões do País.

Mas além disso, destaca o especialista, para muitos idosos a capacidade da mente de encarar melhor a idade também ajuda a curar doenças e promover a longevidade. Está comprovado que o aspecto psicológico pode ser decisivo para impedir evolução de doenças.

No livro “A Fonte da Juventude”, o autor mineiro João de Freitas Pereira destaca que o modo saudável de vida não significa fazer esforço excessivo nem se submeter a uma rotina cheia de sofrimento, mas sim se conhecer melhor, respeitar seu próprio corpo e seus limites. E, sobretudo, deixar o pessimismo de lado.

a juventude na terceira idade

Especialistas afirmam que não há apenas um segredo para se sentir mais jovem, mas num aspecto concordam: atividade física moderada, que inclua exercícios como alongamento ou hidroginástica, são fundamentais para melhorar a saúde nesta etapa da vida.

Veja também no Portal AVôVó:

O idoso como porto seguro do jovem

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *