Saúde Física

O que causa a rinite que tanto nos incomoda?

O que causa a rinite que tanto incomoda

O que causa a rinite que tanto incomoda?

A asma e a rinite são doenças comuns em crianças e em adultos.

A realização de estudos epidemiológicos a nível populacional tem sido fundamental para a avaliação das necessidades das populações no que diz respeito às doenças respiratórias crônicas.

Nas últimas décadas tem-se assistido a um aumento significativo da população idosa, em todos os continentes do planeta – com referências no Europeu e no Americano.

Estudos sobre doenças alérgicas e respiratórias em idosos demonstraram que infeções, irritantes e alergênicos são potenciais desencadeantes de inflamação permanente, independentemente das alterações fisiológicas no sistema imune, no tecido conjuntivo e nos vasos, relacionadas com a idade, que podem contribuir para a ocorrência de sintomas respiratórios.

A asma e a rinite são doenças com considerável morbilidade e impacto socioeconômico, sendo as reflexões sociais ligadas a rinite são enormes e precisam de atenção.

Contudo, estudos epidemiológicos internacionais sobre asma e rinite nos idosos são escassos, sendo inexistentes ao nível nacional.

O que causa a rinite que tanto incomoda?

rinite nos idosos

O Avôvó, pensando nessa condição, convidou o Doutor Giuliano Bongiovanni para nos explicar e ampliar os horizontes nessa área.

Um estudo publicado pela revista Portuguesa de Imunoalergologia descobriu que o buraco é muito maior do que pensávamos.

“Apenas 38,6% dos idosos com rinite tinham o diagnóstico médico de rinite e 38,7% tinham tratamento para esta patologia.

Entre os indivíduos com diagnóstico médico de asma, 81,1% tinham queixas de rinite, 68,3% de Rino conjuntivite e 40,9% tinham diagnóstico médico de rinite.

Por outro lado, o diagnóstico médico de asma foi referido por 29,6% dos indivíduos com rinite atual, 36,4% com Rino conjuntivite e 34,1% com diagnóstico médico de rinite”.

Traduzindo: uma confusão completa, gerando desgaste e perda de tempo na hora de solucionar o problema.

Dito isso, veja o que a caracteriza no idoso e o desenvolvimento do assunto.

Assista o vídeo!

Dê um play e veja o que o Dr. Giuliano Bongiovanni tem a nos dizer sobre esta patologia:

Veja também no Portal AVôVó:

A doença que atinge 2 milhões de brasileiros por ano: a labirintite

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *