Lazer & Entretenimento

Dar risadas só trás benefícios para sua saúde

idosos sorrindo

Os estudos acadêmicos são frequentemente dedicados aos aspectos patológicos e dificuldades do ser humano, como depressão, estresse e ansiedade, menosprezando, na maioria dos casos, as qualidades de conviver em sociedade e possuir capacidade mental elevada. O Prof. Martin Seligman, Universidade da Pennsylvania, é o maior responsável por iniciar os estudos na psicologia positiva, como criatividade, inteligência emocional, resiliência e bom humor.
Qual é o caminho para a felicidade? Como encontrar a felicidade em meio às dificuldades do dia a dia e deixar o mau humor de lado. Essa pergunta simples e extremamente complexa é o ponto de partida para um estudo sobre a felicidade em oposição às doenças.
Bom humor e risada são fundamentais para atingir o bem estar e a qualidade de vida tão desejada. O ser humano é a única espécie do planeta terra que tem o dom de rir, dar risada. Sem duvidas as risadas são responsáveis por gerar uma das sensações mais prazerosas que podemos experimentar na existência terrena.

idosos sorrindo

O cientista da universidade estadunidense definiu o bom humor como um estado de ânimo, tratando-se da capacidade de proporcionar experiências e reações muito específicas. Ter bom humor é sinônimo de melhor qualidade de vida. O poder das risadas ainda passa por estudos, mas já é possível dizer que são muitos os seus benefícios para quem leva ela no cotidiano.

“Rir aumenta a circulação sanguínea, aprimorando também as funções do sistema vascular. A redução do estresse é especialmente benéfica para os hipertensos”, diz a médica Vivienne Halpern, em um boletim da Sociedade Americana de Cirurgia Vascular.

“Rir diminui as taxas de hormônios relacionados ao estresse (cortisol, epinefrina, dopamina e hormônio do crescimento), aumentando os níveis de endorfina e de neurotransmissores. O resultado disso é um sistema imunológico mais forte e uma redução dos efeitos físicos do estresse”, ela explicou.

Além de reduzir o estresse e proteger o coração a especialista afirma que rir também ajuda a relaxar os músculos e criar uma sensação de bem-estar.  A hipertensão está relacionada ao AVC, acidente vascular cerebral, uma das principais causas de mortalidade nos Estados Unidos e no Brasil.

Sorrio e me sinto bem, faço alguém sorrir e isso me deixa feliz. Quando sorrio, eu me sinto menos estressada. Quando eu sorrio, também sinto que consigo suportar melhor a situação se estou com alguma dor. Um sorriso faz eu me sentir mais relaxada e distraída.

idosos sorrindo

Então, será que é verdade que rir alegra a vida?

Sim, existe um pouco de verdade nisso…

E você sabe por quê? Porque se o meu cérebro ri, ele libera endorfina. A liberação de endorfina está presente em todos os estados emocionais positivos e é uma das principais responsáveis pela sensação de prazer ou de fazer com que o cérebro nos anestesie com rapidez quando sofremos reveses na vida.

Além disso, quando rimos, reduzimos a liberação de cortisol, o hormônio do estresse. Para compensar, o cérebro libera dopamina, uma substância associada a emoções positivas.

Com o riso também conseguimos liberar energias negativas do corpo, assim como nos contou Freud.

Quero conseguir convencer você para que não deixe esse sorriso ir embora, assim vou contar que quando você ativa os músculos faciais encarregados do sorriso, seu cérebro começa a liberar imediatamente dopamina e endorfina, mesmo que o sorriso não seja espontâneo. Esse último ponto é muito importante, já que implica que mudando os nossos gestos de maneira consciente, também podemos mudar o nosso estado emocional.

Por outro lado, então o que acontece quando alguém me faz rir? O seu cérebro vai receber oxigênio e o seu sistema límbico vai se ativar e, com isso, vai tornar mais fáceis os funcionamentos de fixação da memória. Assim, não se esqueça de fazer uma pessoa rir antes de contar algo do qual você quer que ela se lembre. Seu cérebro vai estar mais preparado para codificar, fixar e recuperar essa informação.

idosos sorrindo

“Um sorriso custa pouco, mas vale muito. Quem sorri é feliz e quem o recebe agradece. Dura apenas um instante, mas sua lembrança, às vezes, dura a vida inteira.”
-Mariano Aguirre-

Então, vamos sorrir !!!!!!

fonte: a menteémaravilhosa

Veja também no Portal Avôvó:

A sua versão mais feliz.

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *