Receitas Salgadas

O ovo e a sua importância na saúde dos idosos

ovos para a terceira idade

No Brasil, os cuidados com a alimentação que a terceira idade necessita, ganha mais importância, já que de acordo do IBGE, em 2025, 64 milhões de pessoas terão 60 anos de idade ou mais – isto representará cerca de 30% da população prevista.

Se por um lado, a melhoria dos índices que garantem mais longevidade à sociedade brasileira é motivo de comemoração, em contrapartida, é preciso ficar atento à outra face da moeda: os cuidados com a saúde. Com o passar dos anos, naturalmente ocorrem alterações fisiológicas no corpo, como diminuição da absorção de cálcio, da biodisponibilidade de produção de vitamina D pela pele e, consequentemente, redução da massa óssea e magra.

Para amenizar problemas de saúde relacionados à idade – e em alguns casos, evitá-los -, é indispensável atentar à alimentação, ponto chave para garantir um estado nutricional adequado. “É extremamente importante incentivar o consumo de proteínas ao idoso, ainda que alterações no paladar e no sistema digestivo sejam comuns nesta fase da vida”, aponta Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

ovos na alimentação dos idosos

Também é importante ressaltar que, segundo estudos, a necessidade diária de ingestão proteica dos idosos é equivalente à dos mais jovens. “O ovo é um alimento fonte de proteína e pode perfeitamente contribuir com uma alimentação nutritiva, evitando a perda de massa magra e o surgimento de doenças ósseas, por exemplo”, afirma a nutricionista.

Além de proteínas, o ovo é composto de zinco, potássio, ferro, ácido fólico e um dos poucos alimentos que possui vitamina D – substância responsável pelo equilíbrio do organismo – e vitamina K, que auxilia no processo de coagulação do sangue. A colina, nutriente essencial do complexo B, também está presente em grande quantidade no ovo e auxilia a produção de acetilcolina. Esta é responsável pela condução do impulso nervoso nos neurônios relacionados à memória, que declinam com a idade.

“O ovo é saboroso, prático, saudável e, o melhor de tudo, tem um valor que o torna acessível à grande parte da população”, conclui a especialista.

5 Receitas saudáveis com ovos que não vai querer perder

5 Receitas saudáveis com ovos que não vai querer perder

Se gosta de ovos, vai adorar estas receitas saudáveis com ovos. Apesar de ser um alimento cheio de benefícios nutricionais, ainda existem diversos mitos associados ao seu consumo.

O maior e talvez o mais disseminado de todos é o que diz que, por semana, só se deveria comer dois a três ovos por semana, porque os ovos fazem mal e fazem disparar os níveis de colesterol.

Na verdade, estas afirmações não passam de mitos. Sim, os ovos fazem mal, mas apenas – e tal como qualquer alimento – se forem consumidos em excesso.

A verdade é que os ovos são aliados da saúde, principalmente para quem pratica desporto.

Além de ser uma ótima fonte de proteína, o ovo ainda contém vários nutrientes (como é o caso da colina, que desempenha um papel fundamental no bom funcionamento cardiovascular e cerebral) e vitaminas (A, D, E e do Complexo B) essenciais para o bom funcionamento do organismo. Mais, o ovo ainda contém um elevado teor proteico, contribuindo para o desenvolvimento e recuperação muscular.

O ovo inteiro tem benefícios para a nossa saúde. Se a gema é rica em micronutrientes, nomeadamente em minerais como sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco, a clara é rica em proteína.

Agora que conhece os benefícios, pode aproveitar as sugestões de receitas saudáveis com ovos que lhe vamos deixar. Têm uma boa dose de criatividade e sabor.

1. Ovos mexidos com espargos e cogumelos

ovos

Ovos cozidos, escalfados ou mexidos são das primeiras possibilidades que surgem quando se fala em cozinhar ovos.

E já que estes são as “estrelas” do momento, aqui fica uma possibilidade de ovos mexidos do site Quintal Saudável.

– Ingredientes –

  • 2 ovos grandes
  • Espargos verdes q.b.
  • Cogumelos frescos q.b.
  • Mistura de alfaces q.b.
  • Cebola q.b.
  • 2 c. de chá de azeite
  • Sal e pimenta q.b.

– Modo de preparação-

  1. Comece por remover a parte rija aos espargos e coloque a ferver durante alguns minutos. Depois, escorra-os e corte-os em pedaços.
  2. De seguida, coloque uma colher de chá de azeite numa frigideira antiaderente e junte os espargos e os cogumelos laminados e deixe saltear um pouco.
  3. À parte, bata os ovos com um pouco de sal e pimenta e junte à frigideira, mexendo até estarem cozinhados (a gosto).
  4. Enquanto isso, prepare uma salada com a mistura de alfaces e a cebola cortada em rodelas. Tempere com sal, azeite e orégãos a gosto.
  5. Por fim, sirva os ovos mexidos e acompanhe com a salada.

2. Nuvens de quark e ovo

https://www.avovo.com.br/3-receitas-de-bolinhos-de-arroz/

Aqui está uma sugestão de snack que pode levar consigo para qualquer lugar para petiscar. A receita é do blog Desafio Saudável da Maria.

– Ingredientes –

  • 6 c. de queijo quark ou queijo fresco batido
  • 3 ovos
  • Sal q.b.
  • Orégãos (opcional)

– Modo de preparação-

  1. Comece por bater as claras em castelo com uma pitada de sal.
  2. Depois, à parte, envolva as gemas com o queijo Quark.
  3. De seguida, misture as claras com o preparado de Quark e polvilhe com orégãos (opcional).
  4. Coloque a massa num tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 160° C, durante 30 minutos.

3. Ovos no forno com base de queijo e batata-doce

https://www.avovo.com.br/3-receitas-de-bolinhos-de-arroz/

Se quer surpreender com uma entrada diferente ou está a pensar no brunch do próxima fim-de-semana, esta receita do blog Fit Foodie Finds é ideal para si… e melhor: é saudável e vem com vídeo a acompanhar.

– Ingredientes –

  • ½ chávena de batata-doce ralada (cerca de 1 batata-doce média)
  • ¼ chávena de queijo cheddar
  • ½ c. de sopa de alho em pó
  • 8 ovos (grandes)
  • Sal e pimenta q.b.
  • Óleo de coco ou spray de cozinha q.b.

– Modo de preparação-

  1. Comece por pré-aquecer o forno a 190º C e unte as formas de queque com óleo de coco ou spray de cozinha ou forre as formas com papel (vegetal ou forminhas de papel).
  2. Depois, descasque uma batata-doce média e rale-a com um ralador de queijo.
  3. Misture meia chávena de batata-doce ralada com o queijo cheddar e o alho em pó numa taça e mexa bem até ficar tudo bem envolvido.
  4. De seguida, distribua esta mistura pelas formas de queque, para encher o fundo. coloque colher de sopa bem cheia no fundo de cada forma.
  5. Depois abra um ovo em cada uma das forminhas, por cima do preparado da batata-doce e tempere com sal e pimenta, a gosto.
  6. Leve ao forno, durante 13 a 15 minutos ou até os ovos ficarem com a consistência desejada. Pode decorar com cebolinho picado.

4. Omelete de fiambre com salada de espinafre e laranja

omelete de fiambre com salada de espinafres

Mais uma opção do Quintal Saudável. Uma boa sugestão para os dias em que precisa de algo rápido e saudável.

– Ingredientes –

  • 2 ovos (grandes)
  • 1 fatia de fiambre de aves
  • Espinafres baby q.b.
  • ¼ de laranja
  • 2 c. de chá azeite
  • Sal e pimenta q.b.

– Modo de preparação-

  1. Bata os ovos com de sal e pimenta a gosto.
  2. Depois, coloque 1 colher de chá de azeite numa frigideira antiaderente a aquecer.
  3. Junte os ovos e a fatia de fiambre partida em pedaços pequenos e coloque a cozinhar.
  4. À parte prepare a salada. Junte os espinafres baby e a laranja cortada em fatias numa saladeira e tempere com azeite.
  5. Quando a omelete estiver cozinhada dos dois lados, retire do lume e sirva acompanhada da salada.

5. Abacate recheado com salmão e ovo

abacate recheado com salmao e ovo

Acabate, salmão e ovo. Mais nutritivo é quase impossível. Delicie-se com esta combinação.

– Ingredientes –

  • 4 abacates
  • 8 fatias de salmão fumado (aproximadamente 110g)
  • 8 ovos
  • Sal, pimenta do reino moída na hora, flocos de chili e endro fresco

– Modo de preparação-

  1. Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180º C.
  2. De seguida, corte os abacates ao meio e remova o caroço. Se necessário, remova um pouco da polpa para ter espaço para colocar o ovo. Coloque as metades do abacate numa assadeira.
  3. Em cada metade de abacate coloque uma fatia de salmão fumado.
  4. À parte, numa taça, abra um ovo e retire a gema com um pouco de clara e coloque por cima do salmão fumado. Repita o processo para cada metade de abacate.
  5. Tempere com sal e pimenta, a gosto, e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, ou até os ovos estarem cozinhados (com a consistência desejada).
  6. Retire do forno e polvilhe com os flocos de chili e o endro fresco. E sirva quente.

Fonte: vidaativa

Bom apetite!

Veja também no Portal AVôVó:

3 receitas de bolinhos de arroz. Com ou sem fritura

 

 

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *