Utilidades

O direito de conviver com os netos – Entrevista exclusiva

O direito dos avós de conviverem com os netos

A convivência familiar é um direito de todos e apresentar um ambiente sadio faz muita diferença para as crianças que, por exemplo, tem os pais separados. Os pais não são as únicas pessoas que tem o direito de ver o filho, os avós são parte importante dessa equação e devem ser atendidos quando o assunto são as visitas (o convívio).

A advogada e especialista em difuso coletivo, Roberta Densa conversou com o repórter Vinicius Elia sobre essa questão crucial. Explicou com clareza a relação de direitos do avó em conviver com os netos. Pode parecer estranho, mas existem muitos casos em que os pais proíbem o contato dos avós com os netos. Isso geralmente ocorre quando há desentendimentos entre os sogros e as noras ou genros, pelos mais variados motivos ou até mesmo quando os filhos se desentendem com os próprios pais – normalmente são desentendimentos ligados a criação da criança, por exemplo rigidez na alimentação.

“O convívio com o avó é essencial para o desenvolvimento da criança e, caso não seja possível naturalmente – através de conversas e acordos -, o avó deve procurar a justiça para garantir o direito”, explica Roberta.

O direito dos avós de conviver com os netos

Sabemos que até pouco tempo, somente os pais tinham o direito expresso em lei de conviver com os filhos e quando o avô ingressava em juízo pedindo a regulamentação das visitas ao neto, a regulamentação dos contatos dependia única e exclusivamente do entendimento pessoal do Juiz em questão. “Só queremos lembrar que vale sempre a pena tentar a conciliação fora da justiça. A lei deve ser o ultimo tentativa”, alerta a especialista para o estresse de decidir uma situação familiar em juízo.

Vejam o vídeo – está muito esclarecedor – e entendam quais são os direitos que você possui. Além disso, alertamos bastante para o fato dos avós valorizarem o dialogo e tentarem resolver os conflitos com conversas, evitando o uso da lei. Aproveitem!

Curriculum da Drª. Profª Roberta Densa

Roberta Densa é Doutora em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie . Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Direito das Obrigações, Contratos e Responsabilidade Civil pela Escola Superior de Advocacia.

Atualmente é Professora da Universidade São Judas Tadeu e de cursos preparatórios para concursos e autora do livro “Direito do Consumidor” publicado pela Editora Atlas.

Assista o vídeo da entrevista exclusiva da Profª Dra. Roberta Densa:

Veja também no Portal AVôVó:

Deveres legais e responsabilidades que os avós tem sobre o neto

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *