Chás

O chá e as suas cores exóticas

O chá e as suas cores

Os chás são bebidas que provêm de partes da planta Camellia sinensis, originária da Ásia. Simples, não? Mas nem tanto. Tudo pode mudar, a depender da parte da planta que se infusiona, o tempo de infusão e o processo ao qual a planta foi submetida antes de chegar à sua xícara.

É conforme os processos que as plantas são submetidas que nascem as classificações por cor:  preto, vermelho, chá oolong, verde e branco. Confira:

o chá e as suas cores

– Preto: o energizante

Os chás pretos são considerados os chás estimulantes, pois são os mais ricos em teína de todos os chás. Isso se dá porque o processo de oxidação faz com que a teína, que existe na Camellia sinensis, seja mais presente neles do que em outros chás – que também a contém, mas em menores quantidades.

A teína é a substância que proporciona o valor energizante da bebida: fundamentalmente, é a mesma molécula da cafeína, porém com um efeito alongado e duradouro que energiza ao longo do dia, ao contrário dos picos imediatos da cafeína. Assim, os chás pretos consolidam-se como os energizantes e amigos de quem sofre de enxaquecas e problemas respiratórios.

Ainda assim, há os chás pretos decaf, que não incluem teína para quem evita o teor estimulante – como grávidas, pessoas com ansiedade ou idosos.

– Vermelho: o queimador de gorduras

O chá e as suas cores

Eles têm um sabor característico, intenso e terroso, e a coloração é puxada para o vermelho, cobre e alaranjado; além disso, são dotados de características nutricionais excepcionais. Nos Estados Unidos, são conhecidos como “queimadores de gorduras”, devido aos efeitos químicos que provocam no corpo, como a fermentação que leva à queima.

A recomendação é: três xícaras por dia para ajudar a controlar as gorduras do organismo e elimina-las melhor e de forma mais saudável, diminuindo os níveis de colesterol e gorduras no sangue – é claro, estas propriedades só tem o efeito completo acompanhadas de uma alimentação saudável.

– Chá Oolong: o digestivo

Os chás Oolong são aqueles submetidos a um processo de semi-oxidação. Suas propriedades nutricionais podem ajudar na remoção de radicais livres, na redução do estresse e no fortalecimento da estrutura óssea. Também são conferidas a eles propriedades digestivas, sendo recomendados para consumo após as refeições. Eles possuem sabor mais próximo ao verde do que ao chá preto, mas sem apresentar as notas vegetais marcantes típicas do chá verde.

– Verde: o detox

Os chás verdes são famosos por suas propriedades nutricionais: são antioxidantes e revigorantes; mas além dela, também levam a fama de ser adstringentes, principalmente os puros, e por isso muitas pessoas acham que não é atrativo ao paladar. Os chás verdes podem ser aromatizados e saborizados de diversas maneiras, resultando em mesclas deliciosas e cheias de sabor.

Seu valor nutricional se assemelha aos chás vermelhos ao auxiliar na digestão e no funcionamento do organismo, mas seu brilho jaz na riqueza em minerais, sódio, flúor e vitaminas A, B e C – que asseguram o poder de auxiliar o sistema imunológico e o tratamento de vírus e infecções.

o chá e as suas cores

– Chá branco: o chá da beleza

O branco é considerado o mais delicado, já que utiliza os brotos da planta, a parte mais jovem dela, onde se encontra a maior concentração de propriedades da Camellia sinensis. Os chás brancos são resultados de uma produção artesanal e esmerada – como, por exemplo, recolha manual das folhas e brotos -, o que pode conferir a eles os preços mais altos entre os chás.

Também são eles que levam a fama de “elixir da juventude”, devido a suas propriedades antioxidantes, que estão mais concentrados nas folhas mais jovens, principalmente nos brotos, combinadas às altas concentrações de vitaminas C e E. Além disso, são considerados os mais apropriados para rituais ecumênicos e para pessoas que valorizam o fator espiritual em seus momentos de tomá-lo.

fonte: teashop

Veja também no Portal AVôVó:

Chá branco na terceira idade e as suas propriedades

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *