Dicas de Alimentação

Nutrir o corpo é diferente de alimentá-lo

alimentação é a mesma coisa que nutrição?

A alimentação é necessária. Indispensável na existência humana, mas cada pessoa – exceto as crianças, idosos não autônomos e deficientes não autônomos – é responsável pela qualidade. Não se esqueçam, o corpo saudável deve estar bem nutrido.

A alimentação não é a mesma coisa que nutrição, mas, como todos sabem, a alimentação anda ao lado da nutrição. Uma parcela significativa das respostas que o organismo gera é espelho dos alimentos que escolhemos ingerir. A pessoa pode pensar que não há diferença entre se alimentar – sem nenhuma disciplina – ou calcular uma alimentação bem nutrida – respeitando a opinião de especialistas e nutricionistas -, mas mais cedo ou mais tarde as consequências aparecem.

A alimentação não é a mesma coisa que nutrição, mas, como todos sabem, a alimentação anda ao lado da nutrição.

Em 1998, especialistas determinaram a existência da diferença entre os termos alimentação e nutrição. Portanto, a alimentação é definida como um ato voluntário e consciente pelo qual o indivíduo obtém seus produtos para o consumo; nutrição é a ciência que estuda as diversas etapas que o alimento sofre ao ser introduzido no organismo onde ocorrem os processos de digestão, absorção, metabolismo e eliminação de nutrientes.

Desta forma a alimentação pode ser educada, mas a nutrição não, visto que as pessoas podem estar “bem” alimentadas, porém malnutridas.

Não é possível possuir saúde e qualidade de vida sem hábitos saudáveis. A ciência da nutrição deve ser ensinada, possibilitando que as pessoas coloquem em pratica as tendências mais assertivas. Existem opções saudáveis e nutritivas que acolhem os mais diversos tipos de gosto.

Neste sentido, os seres humanos ingerem alimentos com a finalidade de introduzir no organismo as substâncias necessárias para o desenvolvimento físico, que inclui o crescimento, a produção de energia, reparação dos tecidos da pele e equilíbrios das várias e diversas funções orgânicas e digestivas.

Os alimentos podem ser de origem mineral, vegetal e animal. Todos os alimentos possuem características singulares, estabelecendo um tipo de ligação com o organismo humano.

A alimentação não é a mesma coisa que nutrição, mas, como todos sabem, a alimentação anda ao lado da nutrição.

Os nutrientes

Os nutrientes desempenham suas funções e todos são necessários, essa talvez seja a principal razão pela qual a alimentação deve ser bem variada, para que o organismo receba os nutrientes necessários para a manutenção da vida. Todos os alimentos contêm nutrientes em quantidades variadas.

 

Não perca nenhum conteúdo do Portal Avôvó! Informe seus dados e receba atualizações por e-mail.



 

Alguns alimentos possuem grande quantidade de proteínas, como a soja e a carne. Em outros há grande quantidade de carboidratos, como arroz e a batata entre outros. O indivíduo garante o material necessário às suas atividades físicas, biológicas e mentais, para que com saúde possa normalmente nascer, viver e reproduzir-se. A alimentação normal que favorece a perpetuação dos caracteres biológicos do indivíduo e da espécie através das gerações.

A alimentação não é a mesma coisa que nutrição, mas, como todos sabem, a alimentação anda ao lado da nutrição.

No entanto, a alimentação não é apenas  uma questão de sobrevivência e manutenção da saúde, não se restringe só a isso representa também um fator importante de prazer e convivência social de modo que certos hábitos e padrões alimentares passaram a representar “status” socioeconômico que só podem ser mantidos por camadas das populações que possuem um elevado nível de renda.

Veja também no Portal AVôVó:

O que não pode faltar na alimentação dos idosos

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *