Receitas Salgadas

Mini pizza de berinjela com ricota

mini pizza de berinjela

VôVó, uma receita que não dá para ficar calada, ou seja uma delícia dessas tem de ser preparada por você, pois além de nutritiva é de um sabor maravilhoso. E, veja só o aspecto de tão apetitoso, onde só no olhar já dá vontade de comer. Par aguçá-la mais ainda VôVó, vamos colocar algumas fotos adicionais de outras Vovós que a preparam e veja os resultados. Na sequência, depois de saber os benefícios da berinjela, estaremos repassando a receita para você.

Principais nutrientes da berinjela

Rica em antioxidantes: a berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.

Benefícios para o coração: devido a presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e consequentemente uma melhora do fluxo sanguíneo, prevenindo também o estresse oxidativo.

Perda de peso: 1 xícara de berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias.

Rica em vitaminas do complexo B: a berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.

Fonte de cálcio, magnésio e potássio: esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.

Pele saudável: a presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

mini pizza de berinjela

 

mini pizza de berinjela

 

mini pizza de berinjela

 

mini pizza de berinjela

Tempo de preparo:

1 hora e 20 minutos

10 porções

Ingredientes

  • 1 unidade de berinjela orgânica, cortada em rodelas médias
  • Sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
  • 1 cebola pequena orgânica, picada
  • 2 unidades de tomate italiano orgânico, sem sementes cortados em cubos
  • 1 xícara (chá) de ricota esfarelada
  • ¼ de xícara (chá) de queijo minas frescal ralado
  • 1 colher (sopa) de requeijão light com fibras
  • Pimenta do reino moída na hora
  • Folhas de manjericão orgânico

É hora do lanche? 

Que tal, para esse delicioso momento, uma saborosa mini pizza de berinjela com ricota? Essa maravilha, criação da nossa gastronomia saudável, traz em sua composição um série nutrientes fundamentais para o nosso organismo, além de ser extramente leve e agradável para o paladar. Veja como é fácil preparar e conquiste todos à sua volta com essa incrrível receita. Confira!

A base dessa mini pizza é a berinjela, um vegetal altamente nutritivo e versátil, possui um sabor levemente amargo e bem peculiar. Com poucas calorias, ela é rica em fibras, vitaminas C e K, além dos minerais como potássio, zinco, ferro e magnésio que, unidos, proporcionam uma boa saúde para o coração, prevenindo as doenças cardiovasculares e também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, combatendo o diabetes.

Fonte de vitaminas do complexo B, a berinjela também é favorável para o sistema neurológico, ajudam na produção de energia para as nosas atividades diárias, reduz o colesterol e proporciona equilíbrio hormonal para os que consomem.

Tomate, ricota, requeijão e queijo minas, uma explosão de sabores e nutrientes!

Regofados com azeite e cebola, os ingredientes potencializam seus sabores, além de trazer importantes nutrientes para a nossa mini pizza. A ricota, por si só, é um derivado de baixas calorias e é muito recomendada para quem segue uma alimentação saudável.

O tomate é um fruto conhecido pela sua quantidade de licopeno, uma substância antioxidante.

Também encontramos no fruto a vitamina A, C e E, que melhoram a saúde óssea, possui ação anti-inflamatória, beneficia os olhos e age em prol das nossas funções neurológicas, prevenindo a doença de Alzheimer. Além disso, estudos comprovam a eficácia do tomate na prevenção do câncer, como o de próstata e de pâncreas, por exemplo.

Viu quantos benefícios incríveis podem existir em uma só refeição? As mini pizzas são deliciosas alternativas na hora de um lanchinho prático, no meio da tarde ou à noite, antes de dormir. Feita a partir de ingredientes sem colesterol e glúten, essa receita é viável para alimentação de pessoas celíacas, além de quem deseja perder uns quilinhos de forma natural, sem abrir mão do sabor.

Confira a lista de ingredientes, acompanhe o modo de preparo e se delicie! Você vai se surpreender!

Modo de preparo:

Deixe as fatias de berinjela de molho na água com sal, durante 20 minutos. Escorra, esprema levemente para retirar o excesso da água. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e doure a berinjela dos dois lados. Acomode-as em uma assadeira e reserve. Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola. Acrescente o tomate e misture com a ricota, o queijo e o requeijão. Tempere com sal e a pimenta. Desligue o fogo. Sobre cada rodela de berinjela, coloque uma porção de recheio e leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno, coloque as folhas de manjericão e sirva em seguida.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 61 Kcal 3
Carboidrato 3,1 g 1
Proteína 2,7 g 4
Gorduras totais 4,2 g 8
Gorduras saturadas 1,3 g 6
Sódio 55 mg 2
Colesterol 6,6 mg 22
Fibra alimentar 0,8 g 3
Vitamina A 19 mcg 3
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 4,6 mg 10
Cálcio 32 mg 3
Ferro 0,3mg 2

fonte: Taeq

Veja também no Portal AVôVó:

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *