Lazer & Entretenimento

A mesa de natal e os modos de organizá-la

mesa de ceia de natal

Os símbolos natalinos devem trilhar as ideias de planejamento para as mesas de natal, comidas típicas, os famosos pinheirinhos e – o mais icônico de todos – o Papai Noel. Muitos podem não acreditar, mas a montagem da mesa de natal é extremamente importante para acrescentar elementos, gerando uma ceia mais atrativa e saborosa para todos.

O Avôvó chega no final do ano com a missão de informar que são muitas as opções de decoração e aumentar nível de satisfação das pessoas que vão passar a noite de natal na sua casa.

Sendo mais especifico, na sua mesa! Existem dezenas de itens que podem ser usados para enfeitar a mesa de natal, como é o caso das bolas coloridas, das velas, das pinhas, das flores e até mesmo das frutas. Vamos pontuar alguns elementos que são referência na hora de elaborar essa decoração.

Sem esquecer as cores que simbolizam as datas festivas, como vermelho, verde e dourado.

Vejamos três dos mais importantes:

O Presépio:

Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países católicos é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.

O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica, do conteúdo, do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza, na simplicidade. São Francisco, então, celebrou uma missa em frente deste presépio, inspirando devoção a todos que o assistiam.

A Estrela:

A estrela na sociedade humana esteve sempre ligada como “bússolas naturais” das pessoas. Hoje os aparelhos de navegação evoluíram de tal forma que as estrelas se tornaram apenas ornamentos no céu, objeto de estudo.

Contudo durante milhares de anos eram elas as responsáveis em guiar os navegadores pelos mares e os viajantes pelos desertos. Eram elas que indicavam a direção, o sentido, o porto seguro.

A estrela guiou os três reis magros Baltazar, Gaspar, Melchíor – desde o oriente até local onde nasceu Jesus para que pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra, é lembrada hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal.

E Jesus Cristo é a Estrela Guia da humanidade. Ele é o caminho, o Sentido, a Verdade e a Vida.

A Vela:

Por milhares de anos, até a descoberta da energia elétrica há 100 anos, a vela, a lamparina ou lampião a óleo, as tochas foram as fontes de luz nas trevas noturnas. A minúscula chama afugentava as trevas, a escuridão dando segurança e calor.

Por isso na antiguidade alguns povos chegaram a cultuar o fogo como divindade. Jesus Cristo é a luz que ilumina nosso caminho: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).

E “vós sois a luz do mundo … não se acende uma candeia para se pôr debaixo de uma vasilha, mas num candelabro para que ilumine todos os da casa. É assim que deve brilha vossa luz” (MT 5,14-16).

Dicas do Portal AVôVó:

VôVó, sua mesa vai ficar linda neste Natal.

Capriche a seu modo e veja o quanto você ficará feliz.

Veja essas mesas inspiradoras, através de fotos do Pinterest:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esperamos que você tenha gostado das sugestões!

Veja também no Portal AVôVó:

Como preparar e decorar a casa para o Natal

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *